Neofish Pesca e Aquicultura: uma startup da Unesp para soluções em aquanegócios

Renan de Miranda Marcello1, Petr Zahotei Neto2, Cleber Mikio Imanobu3, Maicon da Rocha Brande4, Guilherme Wolff Bueno5
1 - Universidade Estadual Paulista “Júlio Mesquita Filho” – Unesp, Campus Experimental de Registro, 2 Startup Neofish: Pesca e Aquicultura
2 - Universidade Estadual Paulista “Júlio Mesquita Filho” – Unesp, Campus Experimental de Registro
3 - Universidade Estadual Paulista “Júlio Mesquita Filho” – Unesp, Campus Experimental de Registro
4 - Universidade Estadual Paulista “Júlio Mesquita Filho” – Unesp, Campus Experimental de Registro
5 - Agência Unesp de Inovação – AUIN

RESUMO -

As necessidades e oportunidades do setor da pesca e aquicultura incentivou e inspirou o surgimento da primeira startup universitária em aquanegócios criada por alunos da Universidade Estadual Paulista – Unesp junto a mentores e investidores. Neste contexto, o objetivo deste trabalho consiste em demonstrar um processo de desenvolvimento da startup universitária da área do agronegócios. Para tanto, demonstram-se algumas ferramentas que foram utilizadas para a criação e estruturação do Business Model Canvas (CANVAS) o qual auxiliou na definição do modelo de negócios e proposta de valor da startup Neofish: Pesca e Aquicultura

Palavras-chave: Startup, aquicultura, empreendedorismo, Modelo Canvas.

Neofish Fishing and Aquaculture: the startup of Unesp for solutions in aquabussines

ABSTRACT - The needs and opportunities of the fishing and aquaculture sector stimulated and inspired the emergence of the first university startup in aquabussines created by students of the Paulista State University - Unesp together with mentors and investors. In this context, the objective of this work is to demonstrate a process of development of the university startup in the agribusiness area. Therefore, we demonstrate some tools that were used for the creation and structuring of the Business Model Canvas (CANVAS), which helped in defining the business model and value proposition of the startup Neofish: Fisheries and Aquaculture.
Keywords: Startup, aquaculture, entrepreneurship and Canvas Model


Introdução

A aquicultura é a atividade de produção de organismos com habitat predominante aquático em cativeiro. De acordo com a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, trata-se da principal fonte para suprir a demanda por alimentos de alto valor biológico (proteínas) possibilitando a garantia da segurança alimentar para diversas regiões do planeta (FAO/SOFIA, 2016). Recentemente, a produção mundial oriunda da aquicultura atingiu 73,8 milhões de toneladas, e um valor estimado de venda de US$ 160,2 bilhões com crescimento superior a 15% em relação as demais cadeias de produção de carnes do mundo (FAO/SOFIA, 2016). No Brasil, o valor total da produção foi de R$ 3,87 bilhões, sendo a maior parte (70,2%) oriunda da criação de peixes, seguida com 20,5% pela criação de camarões (IBGE, 2014). Destas áreas utilizadas para produção aquícola, o país utiliza apenas 5% de lâmina de água disponível em seus reservatórios, rios, lagos, fazendas, litoral entre outros ambientes aquáticos. Neste contexto, o grande desafio para o setor se desenvolver e se consolidar frente aos entraves da cadeia produtiva do pescado consistem na adequação dos processos de licenciamento ambiental, aquisição de crédito e financiamentos, gestão e assistência técnica especializada (Bueno et al., 2014). Contudo, existe uma demanda que as empresas tradicionais não conseguem suprir devido a estrutura organizacional utilizada ou por estarem atuando em uma cadeia produtiva relativamente nova que ainda está definindo seus modelos de negócios e propostas de valores de acordo com cada fragmento e necessidades deste mercado. Diante deste cenário, a demanda por negócios, produtos e serviços aquícolas e pesqueiros proporcionam um ecossistema favorável ao empreendedorismo e a formação de startup’s que podem identificar tais demandas e atuar diretamente próximo ao mercado local com rapidez e flexibilidade de “pivotar” de acordo com as necessidades do mercado (Blank, 2006). Neste ambiente, surgiu a Neofish: Pesca e Aquicultura, uma Startup universitária com objetivo de proporcionar soluções aos problemas existentes na cadeia produtiva local, alavancando a Pesca & Aquicultura na região do Vale do Ribeira, afim de proporcionar qualidade de vida, soluções inovadoras e tecnológicas aos produtores e empresários do setor aquícola e pesqueiro.

Revisão Bibliográfica

A startup é definida como uma instituição humana projetada para empreender um novo produto ou serviço vivenciando sob variações extremas de incerteza, para obtenção de um negócio escalável no mercado (Reis 2011). Para que se alcance essa meta a startup necessita realizar uma estratégia de elaboração de um modelo de negócio, assim gerando um produto com perspectivas de apoiadores e clientes, onde espera-se um bom produto como resultado final. Já Blank e Dorf (2012) definem uma startup com uma diferenciação: startup é uma organização temporária, à procura de uma solução escalável, rentável e repetível de um modelo de negócio que após estruturado opera em ambientes de possíveis aceitações. Tendências apontam que a inovação nos modelos de negócio é indispensável em startups e novos entrantes (MARKIDES, 2008). Já Schumpeter afirmou que, para uma inovação resultar em sucesso é preciso a união dos processos da descoberta de um novo produto ou serviço e sua possível pesquisa no mercado para transformar uma oportunidade de mercado desde que economicamente viável. Para a sobrevivência das startups no mercado Chaya (2005) afirma que existem três módulos básicos a serem seguidos: a gestão, a tecnologia e o capital de financiamento, onde encontram-se interligados para formação de um produto final aceitável.

Materiais e Métodos

A criação e desenvolvimento da startup seguiu a proposta metodológica de “Customer Development” apresentada por Blank (2006) a qual serviu como base para estruturação do negócio. Desta forma, iniciou-se a identificação do ambiente externo “get out the building” por meio de visitas em campo e entrevistas em eventos de aquicultura junto aos produtores rurais, piscicultores, vendedores de ração, vendedores de insumos, compradores de peixes, extensionistas rurais e pesquisadores da área. Realizaram-se 208 entrevistas por meio da abordagem proposta por Constable (2014) o qual auxiliou no processo de construção da matriz SWOT (Tabela 1). Em seguida, utilizou-se a ferramenta de gerenciamento estratégico Business Model Canvas (CANVAS) para desenvolver e esboçar modelos de negócio novos ou existentes. A partir do Canvas, elaborou-se um mapa visual pré-formatado contendo nove blocos do modelo de negócios seguindo o proposto por Osterwalder e Yves (2010). A elaboração do CANVAS foi alterada constantemente de acordo com os resultados obtidos nas entrevistas, nas discussões junto aos sócios e com o mentor da startup, permitindo o aprimorando do modelo de negócio e da proposta de valor da Neofish.

Resultados e Discussão

Verifica-se na Figura 01 a matriz SWOT utilizada como ferramenta inicial de organização das informações e definição dos possíveis cenários e influências do ambiente que a startup estará inserida. Estas informações foram divididas em pontos fortes e fracos, ameaças e oportunidades de uma maneira mais clara e objetiva. Diante desta análise, observa-se que as principais forças estão nos valores e recursos humanos disponíveis e os fatores externos ressaltam a carência do setor para assistência técnica e apoio para reativar as pisciculturas desativadas na região visando um retorno econômico com o foco em um modelo de negócios escalável e repetitivo. Quanto as fraquezas, evidenciam-se a falta de experiência da startup em pontos focais que deverão ser aprimorados, além de capital de giro e necessidade de sensibilização dos consumidores quanto fidelização dos consumidores. No entanto, Ries (2012) ressalta que uma startup enxuta propõe um novo modo de pensar de construir produtos e serviços inovadores que levam a um negócio sustentável, este fato torna-se a principal peculiaridade em relação as empresas tradicionais. Segundo Blank (2006) a velocidade em percorrer o ciclo: construir, medir, e aprender, além de realizar testes fundamentais de valor e crescimento utilizando produtos minimamente viáveis é a principal estratégia de sucesso da maioria das startups, exemplo seguido pela Neofish na construção da proposta de valor e produto mínimo viável. Após a estruturação da matriz SWOT, iniciou-se a análise de cada fator para estruturação do Canvas da Neofish, a partir de cinco revisões e validações com o público alvo definiu-se as ações e objetivos com indicadores, metas e iniciativas (Tabela 02). Deste modo, iniciou-se a estruturação da estratégia em relação aos diferentes setores que a startup atua. Dentre as áreas de atuação, definiram-se a estratégia competitiva a qual consiste na diferenciação do produto. Verificaram-se que todos os aspetos ligados à imagem do Startup Neofish e dos seus eventos são pensados de forma à serem valorizados pelos participantes de modo que a nova empresa vá se distanciando dos seus possíveis concorrentes. Ao serem consistentes na imagem que estão a criar, acredita-se que será possível ganhos na confiança e adesão de clientes. Além desta estratégia competitiva, definiu-se que a proposta de valor será baseada no oferecimento de pacotes de serviços com preços escaláveis para cada tipo de atividade executada (consultoria, elaboração e execução de projetos, auditoria para auxílio na melhoria dos processos produtivos). Neste contexto, priorizou o oferecimento de garantia recorrentes dos serviços prestados para todos os clientes de maneira eficiente e prestativa, além do trabalho com a fidelização dos clientes por meio de pacotes que permitem maior segurança e satisfação. Estes pacotes incluem visitas semanais ou mensais e serviços de atendimento ao consumidor via ferramentas online e telefone para o atendimento das necessidades urgentes e dúvidas.

Conclusões

Os processos de estruturação desta startup universitária demonstram que a utilização da metodologia Customer Development é eficiente para o desenvolvimento e criação de startups’s no ecossistema da universidade e espera-se que o caso da Neofish possa inspirar novos alunos e empreendedores.

Gráficos e Tabelas




Referências

Blank, S.. (2006) The Four Steps to the Epiphany. 3 ed. Lulu.com. Disponível em: http://www.repository.utl.pt/bitstream/10400.5/10406/1/DM-PJS-2012.pdf   acesso: 22 mar. 2017 Chaya, D., 2005. Survival Strategies for Start-ups. Journal of Commercial Biotechnology 11(2), 130-133. Disponivel: http://www.repository.utl.pt/bitstream/10400.5/10406/1/DM-PJS-2012.pdf , acesso: 25 mar 2017 Constable, G., Rimalovski, F., & Fishburne, T. (2014). Talking to humans: Success starts with understanding your customers. 93p. FAO – Food and Aquaculture Organization of the United Nations. (2016). The State of Word Fisheries and Aquaculture: Contributing to Food Security and Nutrition for All. ONU. 05p. IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. 2014. Anuário da Pecuária Nacional. Disponível em: <http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/periodicos/84/ppm_2014_v42_br.pdf>. Acesso em 24/03/2017. Markides, C.C., 2008. Game-Changing Strategies. San Francisco: Jossey-Bass, Disponível em: http://www.repository.utl.pt/bitstream/10400.5/10406/1/DM-PJS-2012.pdf acesso em 25 mar 2017 Osterwalder, A.; Yves P. Business model generation: inovação em modelos de negócios. Alta Books Editora, 2013 RIES, E. A Startup Enxuta: como os empreendedores atuais utilizam a inovação contínua para criar empresas extremamente bem-sucedidas. 1ª. São Paulo: Leya, 2012. 274p.