Parâmetros genéticos para características de carcaça avaliadas por ultrassonografia na raça nelore
ARTHUR GRANADO GOMES1, LEONARDO MARTIN NIETO2, LUIZ OTAVIO CAMPOS SILVA3, PAULA EMANUELLE ROMANI4, LUIZ CLAUDIO DE MELO MEDINA5
1 - UNIVERSIDADE CATÓLICA DOM BOSCO
2 - UNIVERSIDADE CATÓLICA DOM BOSCO
3 - EMBRAPA GADO DE CORTE
4 - UNIVERSIDADE CATÓLICA DOM BOSCO
5 - UNIVERSIDADE CATÓLICA DOM BOSCO
RESUMO -
Com objetivo de estimar os parâmetros genéticos para características de carcaça em bovinos da raça Nelore, foram utilizados neste trabalho informações de ultrassonografia para características de carcaça, de animais machos e fêmeas entre 14 e 18 meses de idade. Os componentes de (co)variância foram obtidos utilizando-se o software REMLF90. Os coeficientes de herdabilidade foram estimados utilizando-se o modelo unicaracterística e, para as correlações genéticas e fenotípicas entre as características um modelo multicaracterística. O coeficiente de herdabilidade para área de olho de lombo foi estimado em 0,30, para espessura de gordura subcutânea de 0,13 e, o marmoreio de 0,19. As correlações genéticas entre as características avaliadas no presente foram de média a baixa magnitude, sugerindo resposta positiva á seleção. Os resultados mostram que é possível a obtenção de progresso genético, em rebanhos de bovinos da raça Nelore, para características associadas à qualidade da carne
Palavras-chave: bovinos, herdabilidade, qualidade de carne
Genetic parameters for real-time ultra sound carcass traits of nellore cattle
ABSTRACT - The objective of this study was to estimate genetic parameters for carcass traits in Nellore cattle. Real-time ultra-sound information of male and female animals, between 14 and 18 months of age, were used to estimate the genetic parameters. Single trait animal models were used to estimate heritability for the traits. Multiple traits animal models were used to estimate genetic correlations among the traits. The heritability for loin eye area was 0.30. The estimated heritability for subcutaneous fat thickness was moderate (0.13), while marbling presented a heritability estimate of 0.19, suggesting a response to selection. Genetic correlations among the characteristics were of medium to low magnitude. The results show that it is possible to obtain genetic progress in Nellore herds for characteristics associated with meat quality
Keywords: bovines, heritability, meat quality
Introdução
A ultrassonografia de carcaça vem sendo empregada na bovinocultura de corte brasileira, para a detecção de animais que apresentem características de carcaça e acabamento adequados para o abate, além de ferramenta auxiliar no processo de seleção de reprodutores melhoradores. As avaliações de carcaça por ultrassonografias permitem o conhecimento mais preciso do nível de musculosidade (AOL), da espessura de gordura subcutânea (EGS) e, do grau de marmorização (MAR) da carne no animal ainda vivo, por um processo não invasivo, rápido e de baixo custo. Essas características mensuradas por ultrassonografia estão relacionadas ao ganho de peso diário, rendimento de carcaça, precocidade de acabamento, sabor e suculência da carne. Dados da literatura demonstram que as AOL, EGS e MAR, mensuradas por ultrassonografia e da produção de carne tem variabilidade genética e, são moderadamente herdáveis (Williams, 2002). Todavia, o processo de seleção genética atualmente utilizada para se provar um reprodutor especializado em produção de carne pode levar até cinco anos. No entanto, esse processo pode ser antecipado para menos de dois anos com a técnica de coleta de informações por meio da ultrassonografia (Williams, 2002). Diante do exposto, realizou-se esse trabalho com objetivo de estimar os componentes de (co) variâncias destas características de forma a auxiliar no processo de seleção de bovinos de corte.
Revisão Bibliográfica
As medidas obtidas pelo uso de ultrassonografia de carcaça para EGS e AOL e MAR podem ser incluídas em programas de seleção de bovinos que visam à produção de animais com grandes rendimentos cárneos para atender à demanda crescente da necessidade do melhoramento do rebanho nacional. Com alto grau de exatidão na estimativa do mérito individual de carcaça dos animais, auxiliando o produtor e a indústria em decisões acerca da seleção e do manejo para características de composição corporal no animal vivo sem a necessidade de abate (Tarouco et al.,2005). Estas medidas apresentarem valores de herdabilidade estimada de média a alta, sugerindo que possam ser modificadas por seleção (Boggs et al. 1998; Devitt e Wilton, 2001; Soria e Corva, 2004; Crews et al, 2004; Dikeman et al., 2005; Lima Neto et al., 2009). Apesar destas informações serem ainda pouco conhecidas no Brasil, sua inclusão nos programas de seleção que visem a produção de bovinos com maiores rendimentos cárneos, poderá afetar a taxa de mudança genética, influenciando o intervalo de gerações, a exatidão e também a intensidade de seleção (Devitt e Wilton, 2001).
Materiais e Métodos
Para a execução deste trabalho, foram utilizadas informações de ultrassonografia para características de carcaça, de animais da raça Nelore, machos e fêmeas ente 14 a 18 meses de idade, de rebanhos participantes do Programa Embrapa de Melhoramento de Gado de Corte – GENEPLUS, coordenado pela Embrapa, em Campo Grande, MS. As imagens foram obtidas pelo equipamento de ultrassonografia Aloka 500V, com transdutor de 17 cm e frequência de 3,5 MHz, e uma guia acústica necessária para o perfeito acoplamento do transdutor ao animal. Antes da captação das imagens procedeu-se a tricotomia da região entre a 12
a e 13
a vértebra torácica do lado esquerdo do animal. A consistência dos dados, a análise descritiva das características e a significância dos diferentes fatores não genéticos foram realizadas utilizando-se o software Statistical Analysis System (SAS Institute). A partir desse estudo inicial, foram definidos os grupos contemporâneos e, as covariáveis incluídas nos modelos para as análises genéticas. Para obtenção das estimativas de herdabilidade foi utilizado um modelo unicaracterística. Para obtenção das estimativas de correlações genéticas entre as características foi utilizado um modelo multicaracterística. Os parâmetros genéticos e as (co)variâncias genéticas, para área de olho de lombo, espessura de gordura subcutânea e marmoreio foram obtidos pelo software REMLF90.
Resultados e Discussão
O conjunto de animais utilizados no presente estudo apresentou valores médios para as características de AOL e EGS (Tabela 1) coerentes com os reportados na literatura Yokoo et al. (2008), Yokoo et al. (2010) e Faria et al. (2015). O marmoreio presente na carne está intimamente relacionado com as características sensoriais percebidas e apreciadas pelo consumidor, foram de média magnitude, semelhante aos valores observados por Rubiano et al. (2009).
As estimativas de herdabilidade para as características estudadas foram moderadas a baixas, o que sugere as mesmas devem responder á seleção (Tabela 2). Relatos na literatura apontam ampla faixa de valores de herdabilidade para as características avaliadas. Ao avaliarem animais da raça Nelore Yokoo et al. (2010) e Faria et al (2015) observaram herdabilidade de 0,35 e 0,25 para AOL respectivamente.
A estimativa de herdabilidade encontrada para EGS no presente estudo foi de baixa magnitude. Todavia, essa característica varia amplamente nos estudos, tanto para a raça Nelore quanto as taurinas, indo de 0,19 a 0,52 como relatado nos estudos de Yokoo et al. (2008), Faria et al (2015). O marmoreio apresentou estimativa de herdabilidade de 0,19, o que sugere que esta característica apresenta resposta positiva á seleção. As correlações genéticas entre as características avaliadas no presente trabalho foram de modera a baixa magnitude. A correlação genética estimada entre AOL e EGS foi de 0,23, mostrando que animais selecionados para aumentar a musculosidade podem apresentar acabamento de carcaça desejado. De acordo com Luchiari Filho (2000) à medida que aumenta a cobertura de gordura, diminui a quantidade de porção comestível, existindo assim, uma correlação negativa entre elas. A correlação genética de baixa magnitude 0,08 entre AOL e MAR pode tornar a seleção para estas características em forma conjunta mas difícil, e consequentemente ter uma resposta à seleção e progresso genético menor ao desejado. A correlação entre EGS e MAR foi a de maior magnitude obtida no presente estudo 0,54, estimativa que permite inferir que a seleção genética pode ser utilizada para aumentar o marmoreio da carne e a espessura da gordura de cobertura simultaneamente.
Conclusões
As estimativas de herdabilidade para as características de carcaça analisadas sugerem que se pode obter progresso genético com a seleção direta para as mesmas. A magnitude e direção das correlações genéticas indicam ausência de antagonismo entre as características de carcaça o que pode ser útil no processo de seleção.
Gráficos e Tabelas
Referências
FARIA, C.U.; ANDRADE, W.B.F.; PEREIRA, C.F. et al . Análise bayesiana para características de carcaça avaliadas por ultrassonografia de bovinos da raça Nelore Mocho, criados em bioma Cerrado. Ciência Rural, v. 45, n. 2, p. 317-322, 2015.
RUBIANO, G. A. G. et al. Desempenho, características de carcaça e qualidade da carne
de bovinos superprecoces das raças Canchim, Nelore e seus mestiços. Revista Brasileira
de Zootecnia, Viçosa, v. 38, n. 12, p. 2490-2498, 2009.
YOKOO, M.J.I. et al. Genetic and environmental factors affecting ultrasound measures of longissimus muscle area and backfat thickness in Nelore cattle. Livestock Science, v.117, p.147-154, 2008.
YOKOO, M.J.I. et al. Genetic associations between carcass traits measured by real-time ultrasound and scrotal circumference and growth traits in Nelore Cattle. Journal of Animal Science, v.88, p.52-58, 2010.
LUCHIARI FILHO, A. Pecuária da Carne Bovina. 1ª. Ed., São Paulo: A. Luchiari Filho, 134p., 2000.
WILLIAMS, R. A. Ultrasound applications in beef cattle carcass research and management. Journal of Animal Science, v.80(2), p. 183-188, 2002.
BERGEN, R.D.; McKINNON, J.J.; CHRISTENSEN, D.A. et al. Prediction of lean yield in yearling bulls using real-time ultra-sound. Canadian Journal of Animal Science, v.76, p.305-311, 1996.
BONIFÁCIO, A.S.; FIGUEIREDO, L.G.; LEITE, J.L.; ARAÚJO, F.R.C.; SAINZ, R.S.; LÔBO, R.B. Características de Marmoreio e Composição de Carcaça do Programa Nelore Brasil. 2013. Disponível em: <http://www.ancp.org.br/producao-cientifica/19/caractera-sticas-marmoreio-e-composia-a-o-carcaa-a-programa-nelore-brasil#.U2a9PvldXCk> Acesso em: 20 abr. 2014.
DEVITT, C. J.; WILTON, J.W. Genetic correlation estimates between ultrasound measurements on yearling bulls and carcass measurements on finished steers Journal of Animal Science, v. 79, p. 2790-2797, 2001.
KING, D.; MORGAN, W.W.; MILLER, R.K.; SANDERS, J.O.; LUNT, D.K.; TAYLOR, J.F.; GILL, C.A.; SAVELL, J.W. Carcass merit between and among family groups of Bos indicus crossbred steers and heifers. Meat Science, v.72, p.496-502, 2006.
LIMA NETO, H.R.; BERGMANN, J.A.G.; GONÇALVES, T.M. et al. Estimativa de parâmetros genéticos para características de carcaça avaliadas por ultra-sonografia em bovinos da raça guzerá. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia, v.61, n.1, p.251-258, 2009.
LÔBO, R.B.; MARCONDES, C.R.; TIVERON, G.C. et al. Perfil genético dos principais touros fundadores da raça Nelore na base de dados do PMGRN-USP. In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 40., 2003, Santa Maria. Anais... Santa Maria: SBZ, 2003.
SUGUISAWA, L. Ultrassonografia para predição das características de carcaça e composição da carcaça de bovinos. Piracicaba, 2002. 70 p. Dissertação (Mestre em agronomia) Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz – USP, Piracicaba, 2002.