Parâmetros sanguíneos de cabras Saanen em lactação alimentadas com silagem de capim elefante acrescida de coproduto de uva
Elenice Andrade Moraes1, Regiane Nascimento Santos2, Mariana Antônia Vieira Gomes3, Marcela Almeida Formiga4, Sandra Mari Yamamoto, Hugo Colom5, Hugo Colombarolli Bonfá6
1 - Univasf
2 - Univasf
3 - Univasf
4 - Univasf
5 - Univasf
6 - Univasf
RESUMO -
Objetivou-se avaliar os parâmetros sanguíneos de cabras lactantes recebendo dietas contendo silagem de capim elefante acrescido de coproduto de uva. Foram utilizadas oito cabras da raça Saanen em delineamento quadrado latino duplo 4×4, com peso médio de 40,5 kg e 45 dias de lactação ao início do experimento. Os tratamentos consistiam em um grupo controle (sem adição de coproduto de uva) e adição de 10, 20 e 30% de coproduto de uva na ensilagem de capim elefante utilizado como volumoso, com relação volumoso:concentrado de 60:40. Ao final de cada período experimental, foram realizadas as coletas de sangue por punção da veia jugular, sendo a primeira coleta duas horas antes do fornecimento das rações e a segunda, quatro horas pós-prandial. Não houve diferenças (P>0,05) nos parâmetros sanguíneos de glicose (63,52 mg/dL), uréia (21,59 mg/dL), colesterol (104,71 mg/dL) e triglicerídeos (43,51 mg/dL) encontradas após a alimentação das cabras recebendo as diferentes silagens.
Palavras-chave: caprino, leite, perfil metabólico, vinícola
Blood parameters of lactating Saanen goats fed elephantgrass silage with grape co-product
ABSTRACT - The objective was to evaluate the blood parameters of lactating goats receiving diets containing elephant grass silage plus grape co-product. Eight goats of the Saanen breed were used in a double 4x4 Latin square design, with a mean weight of 40.5 kg and 45 days of lactation at the beginning of the experiment. The treatments consisted of a control group (without addition of grape co-product) and addition of 10, 20 and 30% of grape co-product in the ensilage of elephantgrass used as bulk, with bulky: concentrate ratio of 60:40. At the end of each experimental period, the blood samples were collected by puncture of the jugular vein, with the first collection two hours before the feed and the second, four hours postprandial. There were no differences (P>0.05) in blood parameters of glucose (63.52 mg/dL), urea (21.59 mg/dL), cholesterol (104.71 mg/dL) and triglycerides (43.51 mg/dL) found after feeding the goats receiving the different silages.
Keywords: goat, milk, metabolic profile, winery
Introdução
A produção e a qualidade do leite caprino estão diretamente relacionadas ao tipo e a qualidade da dieta fornecida aos animais (FONSECA et al., 2016). Para um bom desempenho dos animais ruminantes, sua nutrição deve ter como base, volumosos de boa qualidade (OLIVEIRA, et al. 2011). O capim elefante (
Pennisetum purpureum Schum) é uma forrageira com alto potencial produtivo, sendo considerado um dos volumosos mais importantes na região Nordeste (AQUINO et al., 2016).
A região do Vale do São Francisco, inserida no semiárido brasileiro, apresenta grande potencial produtivo na fruticultura irrigada, sendo a uva umas das culturas de destaque. A região é responsável por 95% das exportações nacionais de uvas finas de mesa (MAPA, 2012). Além disso, o processamento da uva para produção de vinhos e sucos gera grande volume de resíduos, podendo ser aproveitada principalmente como aditivo em silagens de gramíneas, aumentando seus teores de matéria seca e de proteína bruta e reduzindo os custos de alimentação animal.
A avaliação dos perfis metabólicos por meio de análises sanguíneas é utilizada no diagnóstico e estudo da avaliação de alimentos na nutrição animal. Variações dos metabólicos sanguíneos em cabras leiteiras permitem estimar o processo de adaptação metabólica a novas situações fisiológicas ou de alimentação.
Objetivou-se avaliar os parâmetros sanguíneos de cabras lactantes da raça Saanen recebendo dietas contendo silagem de capim elefante acrescido de coproduto de uva.
Revisão Bibliográfica
Durante a lactação, as necessidades nutricionais das fêmeas caprinas mudam (OLIVEIRA et al., 2011). No inicio da lactação, a demanda energética é maior (BARBOSA et al., 2009), entretanto, nesse período a fêmea não consegue ter um consumo alimentar que atenda suas exigências nutricionais, levando-a a um balanço energético negativo (OLIVEIRA et al., 2011; ZAMBOM et al., 2013). Por isso, é fundamental o fornecimento de dietas com alta qualidade para reduzir as alterações no seu metabolismo (BARBOSA et al., 2009).
Diversos fatores podem ser responsáveis pelas variações no perfil bioquímico sanguíneo dos animais, como a alimentação e o estado fisiológico em que o animal se encontra, principalmente durantes as fases da lactação (ARAÚJO, SILVA, 2008; EL-TARABANY, EL-TARABANY, ROUSHDY, 2016). A avaliação dos perfis metabólicos sanguíneos podem ser utilizados para diagnosticar problemas no metabolismo e/ou alimentar em cabras lactantes (ARAÚJO, SILVA, 2008).
A glicose, o colesterol, os triglicerídeos e o beta-hidroxibutirato estão entre os principais metabólitos relacionados ao balanço energético nos animais (SILVA et al., 2016) e a uréia, albumina e proteínas totais estão relacionadas ao metabolismo protéico (FREITAS JÚNIOR et al. 2010).
Os custos gerados pela alimentação animal apresentam grande variação (CAMPOS et al., 2017). O reaproveitamento dos coprodutos do processamento agroindustrial como suplemento alimentar propicia uma diminuição dos custos de produção (OLIVEIRA et al., 2011), além de ser um método ambientalmente favorável. Outra vantagem observada em estudo realizado por BELÉM et al. (2016) é que a confecção de ensilagem com a adição do bagaço da uva não requer o uso de aditivos, pois, o bagaço modifica as características da fermentação. DANTAS et al. (2008) observaram que a o inclusão de 24% de coproduto de vitivinícola na silagem de maniçoba melhorou a composição do alimento, aumentando os teores de matéria seca, matéria mineral e extrato etéreo.
Materiais e Métodos
O experimento foi conduzido no Setor de Caprinocultura, Campus Ciências Agrárias da Universidade Federal do Vale do São Francisco, em Petrolina, PE.
Foram utilizadas oito cabras Saanen, com peso médio de 40,5 kg, aos 45 dias de lactação ao início do experimento. O delineamento experimental foi o quadrado latino duplo 4x4, com quatro períodos de 21 dias cada e quatro dietas (volumoso com níveis de coproduto desidratado de uva (CDU) adicionado na ensilagem de capim elefante).
O coproduto de uva (casca, semente e polpa prensada) das variedades Violeta e Isabel, adquirido de uma indústria de sucos, foi desidratado por exposição ao ar e sol. A confecção das silagens foi realizada misturando-se o CDU nas proporções de 0, 10, 20 e 30% com base na matéria natural ao capim elefante triturado e ensilado em tambores plásticos.
O balanceamento das rações foi feito seguindo-se as exigências nutricionais para cabras em lactação (NRC, 2007), com relação volumoso:concentrado de 60:40 (Tabela 1).
As cabras foram alojadas em baias individuais com piso ripado suspenso, providas de comedouro e bebedouro e área de solário. A ração foi ofertada duas vezes ao dia, às 8h e às 16h, sendo as cabras ordenhadas antes do arraçoamento.
Ao final de cada período experimental, coletas de sangue foram feitas por punção da veia jugular em tubos vacuolizados de 10 mL sem anticoagulante, sendo a primeira coleta duas horas antes da alimentação e a segunda, quatro horas após. Posteriormente, os tubos foram centrifugados a 870 G por 10 min em centrifuga refrigerada a 10°C e o soro foi pipetado e condicionado em tubetes plásticos.
Os metabólicos sanguíneos (glicose, ureia, triglicerídeos e colesterol) foram analisados utilizando-se kits comerciais, no CPSENS/Univasf, adotando-se as metodologias enzimáticas conforme recomendação dos fabricantes.
Os resultados foram submetidos à análise de variância e regressão utilizando o programa estatístico R (R CORE TEAM, 2016), adotando-se nível de significância de 5%.
Resultados e Discussão
Observou-se que os parâmetros sanguíneos avaliados antes e após a alimentação das cabras não foram influenciadas (P<0,05) pelas dietas contendo silagens de capim elefante com níveis de inclusão de CDU (Tabela 2).
As concentrações de glicose plasmática nas cabras que receberam as diferentes silagens foram superiores aos valores de referência. De acordo com BARBOSA et al. (2009), o valor normal da concentração de glicose em cabras no período de lactação é de 52 mg/dL. No entanto, os valores de 63,52 mg/dL encontrados nas cabras quatro horas pós-prandial, pode ter ocorrido pelo fato de que durante a síntese de lactose há uma elevada demanda por glicose, o que promove aumento da gliconeogênese hepática, fator responsável pela hiperglicemia no período da lactação (BARBOSA et al., 2009).
Os níveis de ureia plasmática mostraram-se semelhantes aos encontrados por FERREIRA et al. (2012) que ao avaliarem cabras lactantes, obtiveram valores entre 15,36 e 25,18 mg/dL. Conforme FERREIRA et al. (2012), os níveis de ureia no plasma sanguíneo está relacionada a concentração de proteína bruta presente na dieta fornecida e provavelmente os níveis não diferiram entre as cabras que receberam as diferentes dietas pelo fato de terem consumido dietas isoprotéicas.
O valor de colesterol foi de 104,71 mg/dL quatro horas após a alimentação. Os resultados não são compatíveis aos observados por ARAÚJO e SILVA (2008), que observaram valores de 82,4 – 101,1 mg/dL de colesterol plasmático em cabras adultas em bom estado nutricional. Já BARBOSA et al. (2009) encontraram em cabras em lactação, valor médio de colesterol de 110,84 mg/dL até a oitava semana de lactação Os valores mais altos de colesterol durante a lactação pode estar relacionado ao aumento na síntese e alterações entre diferentes tipos de lipoproteínas, utilizadas para transportar lipídeos e por ser percursor de alguns hormônios responsáveis pela síntese láctea (BARBOSA et al., 2009).
Os níveis de triglicerídeos apresentaram-se superiores aos valores encontrados por ARAÚJO e SILVA (2008), que foi de 23,1 – 33,5 mg/dL. Assim, como os obtidos por MUDIM et al., (2007) que obtiveram valores de 6,0 – 32,0 mg/dL para triglicerídeos em cabras Saanen em lactação. Durante a lactação, principalmente nos primeiros meses, as fêmeas entram em balanço energético negativo, ocorrendo mobilização das reservas corporais e promovendo o aumento nas concentrações de triglicerídeos (FONSECA et al., 2016). No entanto, os triglicerídeos podem apresentar também aumento na fase tardia da lactação, devido a um aumento na demanda de mecanismos regulatórios, responsáveis por todos os aspectos envolvidos no preparo para próxima lactação (EL-TARABANY, EL-TARABANY, ROUSHDY, 2016).
Conclusões
Os parâmetros metabólicos de cabras em lactação não foram influenciadas pela alimentação contendo silagem de capim elefante com inclusão de até 30% de coproduto desidratado de uva, podendo ser indicada na alimentação de cabras até os quatro meses de lactação.
Gráficos e Tabelas
Referências
ARAÚJO, D. F.; SILVA, I. P. Valores de amilase, glicose, colesterol e triglicérides em soro de cabras de Mossoró, RN.
Acta Veterinária Brasilica, v. 2, n. 3, p. 97-100, 2008.
AQUINO, R. S. et al. A realidade da caprinocultura e ovinocultura no semiárido brasileiro: um retrato do Sertão do Araripe, Pernambuco.
PUBVET, v. 10, n.4, p. 271-281. 2016.
BARBOSA, L. P. et al. Condição corporal ao parto e perfil metabólico de cabras Alpinas no início da lactação.
Revista Brasileira de Zootecnia, v. 38, n. 10, p. 2007-2014, 2009.
BELÉM, C. S. et al. Digestibility, fermentation and microbiological characteristics of Calotropis procera silage with different quantities of grape pomace.
Ciência e Agrotecnologia, v. 40, n. 6, p. 698-705, 2016.
CAMPOS, F. S. et al. Alternativa de forragem para caprinos e ovinos criados no semiárido.
Nutritime, v. 14, n. 2, p. 5004 - 5013, 2017.
EL-TARABANY, M. S.; EL-TARABANY, A. A.; ROUSHDY, E. M. Impact of lactation stage on milk composition and blood biochemical and hematological parameters of dairy Baladi goats.
Saudi Journal of Biological Sciences, 2016.
FERREIRA, et al. Excreção de ureia em cabras lactantes alimentadas com dietas contendo níveis de proteína bruta em concentrados peletizados.
Revista Científica de Produção Animal, v. 14, n. 2, p. 192-195, 2014.
FONSECA, W.J.L. et al. Effect of heat stress on milk production of goats from alpine and saanen breeds in Brazil.
Archivos de Zootecnia, v. 65, p. 615-621, 2016.
FREITAS JÚNIOR, J. E. et al. Parâmetros sanguíneos de vacas leiteiras suplementadas com diferentes fontes de gordura.
Ciência Rural, v. 40, n. 4, p. 950-956, 2010.
MUNDIM, A. V. et al. Influence of parity and stage of lactation on the blood biochemical profile of Saanen goats.
Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia, v. 59, n. 2, p. 306-312, 2007.
OLIVEIRA, R. V. et al.
Manual de criação de caprinos e ovinos. Brasília: Codevasf, 2011. 142 p.
ZAMBOM, M. A. et al. Produção, composição do leite e variação do custo e da receita de produção de leite de cabras Saanen recebendo rações com casca de soja em substituição ao milho.
Semina: Ciências Agrárias, v. 34, n. 3, p. 1313-1326, 2013.