Participação de estudantes do Curso de Zootecnia em extensão universitária voltada ao controle populacional de cães de rua no município de São João Del-Rei

Fernanda Alves Reis da Silva1, Leila de Genova Gaya2, Arícia Chaves Zanetti Reis3, Julia Maia de Oliveira4, Rita de Cássia Geralda Silva5, Eula Regina Carrara6
1 - Universidade Federal de São João del-Rei
2 - Universidade Federal de São João del-Rei
3 - Universidade Federal de São João del-Rei
4 - Universidade Federal de São João del-Rei
5 - Universidade Federal de São João del-Rei
6 - Universidade de São Paulo

RESUMO -

Este trabalho se refere ao detalhamento das atividades desempenhadas por estudantes de Zootecnia no programa de extensão “Controle populacional de cães de rua do município de São João Del-Rei, MG” durante seus iniciais cinco anos, o qual foi realizado pela UFSJ. Os objetivos foram promover a diminuição da população de cães de rua por meio de eventos e campanhas educativas quanto à adoção e guarda responsável e da esterilização, integrando os cursos de Zootecnia, Comunicação Social e Psicologia. Foram realizadas mais de 280 adoções e milhares de pessoas foram atingidas pelas ações do programa, contribuindo assim para a melhoria da saúde pública local. Os resultados mostram a importância da união de conhecimentos na busca de resoluções para um objetivo comum e como se tem conseguido de forma direta e indireta disseminar o conhecimento e gerar discussão sobre o assunto, afetando a formação de opinião e o modo de agir da população.

Palavras-chave: Adoção, Bem-Estar, Conscientização, Extensão Universitária, Saúde Pública

Participation of Students of theAnimal Science in University Extension for the Population Control of Street Dogs in the Municipality of São João del-Rei

ABSTRACT - This work refers to the detail of the activities performed by students of Animal Science in the extension program "Population control of street dogs of the municipality of São João del-Rei, MG" during its initial five years, which was carried out by the UFSJ. The objectives were to promote the reduction of the street dog population through events and educational campaigns regarding adoption and responsible custody and sterilization, integrating the courses of Animal Science, Social Communication and Psychology. More than 280 adoptions were carried out and thousands of people were affected by the actions of the program, thus contributing to the improvement of local public health. The results show the importance of the union of knowledge in the search for resolutions for a common goal and how it has managed directly and indirectly to disseminate knowledge and generate discussion on the subject, affecting the formation of opinion and the way of acting of the population.
Keywords: Adoption, Welfare, Awareness, University Extension, Public health


Introdução

Em São João Del-Rei, Minas Gerais, segundo dados não publicados da Secretaria Municipal de Saúde, estima-se que existam cerca de três mil animais abandonados. O crescimento excessivo do número de cães passou a constituir um cenário preocupante. Ainda de acordo com essa Secretaria, a leishmaniose é a principal zoonose presente no município. O controle de natalidade de cães juntamente com campanhas de adoção e conscientização podem afetar indiretamente a propagação da leishmaniose reduzindo o número de cães que podem transmiti-la e serem acometidos por ela. Além disso, a redução de cães abandonados implica em uma maior qualidade de vida e bem-estar animal, uma vez que se reduzem os maus tratos, a competição por alimento e até mesmo acidentes causados por animais abandonados. O programa de extensão universitária Controle Populacional de Cães de Rua do Município de São João Del-Rei, com a participação de alunos do curso de Zootecnia realizou feiras de adoção de cães, executou atividades de conscientização sobre a guarda responsável e adoção e esterilizou cães que viviam nas ruas do município, na intenção de contribuir com a melhoria do bem-estar de animais abandonados melhorando sua qualidade de vida, melhorar a saúde pública municipal e a sustentabilidade ambiental do município. O objetivo deste trabalho foi descrever e discutir a inserção de estudantes do curso de Zootecnia em um programa de extensão universitária voltado ao controle populacional de cães de não-domiciliados.

Revisão Bibliográfica

Cães são considerados animais sencientes, ou seja, são capazes de sofrer, sentir prazer ou felicidade e estar conscientes de si próprios ou do ambiente que os cercam (SINGER, 2002). Animais abandonados sofrem maus tratos, competem por alimento e, quando submetidos a condições precárias, podem transmitir zoonoses, que são doenças naturalmente transmissíveis entre os animais e os seres humanos (HELITO e KAUFFAN, 2006). Um programa de controle de natalidade e populacional de cães domésticos se justifica pelo risco que esses animais representam para a saúde pública, como também o prejuízo ocasionado pelo aumento descontrolado do numero de animais soltos pelas cidades, o que configura grave agressão aos direitos destes (DUTRA, 2013). Aliadas às atividades de esterilização, atividades educativas e de conscientização quanto à guarda responsável e adoção de cães podem contribuir de forma a desenvolver um pensamento crítico na população com relação aos direitos e deveres da guarda responsável de animais (BÜRGER et al., 2013). Desta forma, a inserção de estudantes do curso de Zootecnia pode ser uma mola propulsora para a inserção no que tange aos estudos e à atuação em animais de companhia, acrescendo-se a isso o fato de que o Zootecnista detém formação e conhecimentos em higiene, ética e bem-estar animal, além de ser de fundamental importância sua inserção em extensão universitária como complemento à sua graduação, reforçando seu papel social e como forma de engrandecimento pessoal.

Materiais e Métodos

Na montagem, aplicação do jogo de trilha e visitas em escolas, a interdisciplinaridade entre os cursos de Zootecnia, Comunicação Social e Psicologia permitiu a troca de experiências e mostrou que é possível unir conhecimentos e experiências de cursos distintos na busca de resoluções para um objetivo em comum. Além disto, o desenvolvimento do jogo foi também um importante instrumento para a formação dos alunos envolvidos. Nos workshops anualmente organizados por alunos do curso de Zootecnia, houve palestras com temas comuns ao programa. Milhares de pessoas participaram dessas ações e podem ter se tornado multiplicadores, quanto a questões éticas de guarda responsável, não abandono e esterilização para a população. Em sua fanpage em rede social na internet mantiveram-se mais de 3 mil seguidores e por meio das postagens diárias o programa conseguiu interagir de maneira direta com seu público-alvo. Cerca de 200 pessoas participaram das duas edições da “Cãominhada” organizadas pelo programa com o intuito de mobilizar os cidadãos e  centenas de transeuntes puderam interagir com este participantes. No período, o programa teve também participação em jornais impressos, blogs e televisão. Tendo uma maior visibilidade, o programa ganhou mais confiança da população sanjoanense, melhorando assim, o alcance da conscientização e ganhando, consequentemente, maior apoio para sua continuidade.

Resultados e Discussão

Os estudantes de Zootecnia ao darem apoio às atividades de esterilização puderam colocar em prática seus conhecimentos adquiridos quanto à desinfecção e esterilização, visando o controle higiênico profilático de ambientes. Nos cinco anos iniciais de programa foram esterilizados 293 cães, sendo 190 fêmeas. Uma fêmea pode gerar até 12 filhotes por parto, sendo, estatisticamente provável que 50% destes sejam fêmeas, que logo poderão reproduzir (CÁCERES, 2004). Dessa maneira, a esterilização de apenas uma fêmea pode evitar o nascimento de milhares de outros. Por intermédio dos alunos do curso de Zootecnia, 281 cães foram adotados. Esta é uma forma direta de retirar esses cães das ruas, podendo assim, melhorar o bem-estar e a qualidade de vida desses animais. Os alunos do curso de Zootecnia puderam aprofundar e colocar em prática os conhecimentos adquiridos sobre bem-estar animal, visto que animais adotados responsavelmente podem ter suas necessidades, liberdades, saúde e sentimentos preservados e estar livres de sofrimento e dor (HAMMERSCHMIDT, 2012). Os acadêmicos de Zootecnia vinculados ao programa puderam aplicar a teoria adquirida nas disciplinas a uma necessidade da população, proporcionando contato com sua futura profissão e aprofundando seus conhecimentos principalmente quanto à higiene, ética, bem-estar animal e meio ambiente. A interação Comunicação Social, Psicologia e Zootecnia formou um importante elo interdisciplinar, uma vez que a soma dos conhecimentos dessas áreas permitiram ações mais consistentes, com resultados promissores e um enriquecimento profissional.

Conclusões

Durante os cinco anos iniciais, o programa alcançou milhares de pessoas pelas campanhas realizadas, as quais provocaram a mudança de pensamento e a formação de opinião da sociedade. A interdisciplinaridade do programa mostrou que é possível unir conhecimento de diferentes áreas em busca de resoluções para um objetivo em comum. Os alunos do curso de Zootecnia envolvidos no programa puderam aprimorar seus conhecimentos quanto à ética e bem-estar animal, higiene sustentabilidade ambiental durante a graduação. Com o avanço do programa ao longo dos anos, os seus integrantes puderam aprimorar suas habilidades de relacionamento interpessoal, fazendo-os crescer profissionalmente e como cidadãos. A participação de estudantes do curso de Zootecnia nesse tipo de ação em programas de extensão universitária pode contribuir expressivamente para a difusão de conhecimentos e a mudança de conduta dos cidadãos, como preconizado pela extensão universitária.


Referências

BÜRGER, K. P. et al.Projeto de esterilização de cães e gatos no município de Descalvado-SP: “Esterilize seu animal: um ato de responsabilidade e amor”. Em Extensão, v. 12, n. 2, p. 93-99, 2013. CÁCERES, L. P. N.Estudo do programa de esterilizações das populações canina e felina no município de São Paulo, período 2001 a 2003. 2004. 83 f. Dissertação (Mestrado em Medicina Veterinária) – Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, Universidade de São Paulo, São Paulo. 2004. DUTRA, C. A. S. Se me deixarem falar: Crônicas daqui e além mais. Brasilândia, MS: Edição do Autor/ Clube de Autores, pag. 412, 2013. HAMMERSCHMIDT, Janaína. Desenvolvimento e aplicação de perícia em bem-estar animal. 2012. HELITO, A.S; KAUFFAN, P. Saúde: entendendo as doenças, a enciclopédia da família. São Paulo: Nobel, pag. 444, 2006. SINGER, P.Vida Ética. Rio de Janeiro: Ediouro, 2002. 420p.





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