Perfil de cães participantes do “encontro de Cães e Criadores” na cidade de Palmas-TO

Angélica Pedrico1, Cleyton de Souza Batista2, Kedma Nayra da Silva Marinho3, Mirian das Mercês Pereira4
1 - Faculdade Católica do Tocantins
2 - Faculdade Católica do Tocantins
3 - Faculdade Católica do Tocantins
4 - Faculdade Católica do Tocantins

RESUMO -

O perfil canino na cidade de Palmas – TO, foi realizado através de entrevista aleatória realizada durante o 5° Encontro de Cães e Criadores, realizado pela Faculdade Católica do Tocantins em Palmas – TO, no mês de setembro de 2016. Foram coletados dados sobre a resenha do animal, manejo (sanitário, nutricional e reprodutivo), custo mensal destinado aos pets, acompanhamento profissional, presença de patologias e forma de aquisição do animal. O estudo resultou na entrevista de 40 criadores e o levantamento do perfil em 40 animais, destes observou-se que 62,5% machos e a raça predominante foi com 17,5% foi a raça Shih-tzu. Dados da entrevista revelam que 77,5% do manejo nutricional corresponde a alimentação exclusiva de ração comercial; 65% dos animai nunca foram colocados para reprodução; 80% dos animais realizam visitas ao médico veterinário com frequência e 80% deles não apresentaram doença. Os gastos mensais de R$ 100,01 a R$ 200,00 foram apontados por 50% dos entrevistados.

Palavras-chave: bem-estar, cão, pets, manejo animal

Profile of dogs participated of the "Meeting the Dogs and Breeders" in the Palmas-TO

ABSTRACT - The dogs profile in the city of Palmas - TO was conducted through a random interview conducted during the 5th Meeting of Dogs and Breeders, conducted by the University Catholic of Tocantins in Palmas - TO, in September 2016. The data were collected on the about the animal health, management (sanitary, nutritional and reproductive), how many times in the health clinical, how much cost for pets, presence of pathologies and how way of acquisition of the animal. The study resulted in the interview of 40 breeders and of the profile in 40 animals. It was observed that 62.5% males and the predominant race was with 17.5% was the Shih-tzu. Data from the interview reveal that 77.5% of the nutritional management corresponds to the exclusive feeding of commercial diets; 65% of animals were never placed for breeding; 80% of the animals visit the veterinarian frequently and 80% of them didn’t disease. The monthly cost with the pet of R$ 100.01 to R$ 200.00 were indicated by 50% of the intervieweds.
Keywords: animal management, dog, good behavior, pet


Introdução

De acordo com os dados do IBGE (2013) a população de cães no Brasil corresponde a aproximadamente 52,2 milhões de animais, o que supera o número de crianças de até 14 anos no país, que registra um número aproximado de 44,9 milhões. A inclusão social do canino como integrante da família, aumentou os cuidados e a preocupação com o bem-estar, alimentação e cuidados com a saúde. Segundo dados da ABINPET (2014) a comercialização mundial de produtos pet tem crescido de forma acentuada, só no Brasil o setor faturou cerca de R$ 16,7 bilhões em 2014, representado 0,38% do PIB (produto interno bruto) nacional. O crescimento do mercado tem sido bastante expressivo e o mesmo precisa ser acompanhado por avanços científicos e tecnológicos, e no aprimoramento do conhecimento pesquisas exploratórias que visam caracterizar o perfil de cães, constituem importante ferramenta. Objetivou-se com esse estudo identificar o perfil dos cães da cidade de Palmas – TO, avaliando-se por meio de questionário, o manejo alimentar, reprodutivo e sanitário, além de verificar a real participação dos cães na família.

Revisão Bibliográfica

Os cães, como os lobos, surgiram pré-historicamente do Tomarctus, predador carnívoro. A aptidão à caça (ataque) aliada a característica sociabilidade dos cães foram responsáveis pela domesticação da espécie. À princípio utilizados para caça ou guarda de rebanhos, ao longo dos séculos, o cão foi se adaptando ao estilo de vida do homem para hoje ocupar um lugar como integrante da família. Os hábitos de predador foram abandonados na maioria das raças e sua domesticação foi completada com a adaptação aos novos hábitos alimentares e inclusão, de forma única e/ou principal, de rações secas dos mais variados tipos, inclusive vegetarianas (MILTON et al., 1983). Peres Netto (2014) destaca que a humanização dos animais pode ocasionar problemas comportamentais, pois a vida caseira contraria a natureza animal e quando tratados como gente passam a ser mais dependentes de seus donos, podendo ocorrer distúrbios como ansiedade, agressividade, transtornos compulsivos, consumo exagerado de alimentos. Destaca-se ainda, que em muitos animais são acondicionados em locais que não auxiliam no condicionamento, visto serem pequenos quintais ou apartamentos com pouca área de lazer. A valorização da espécie ocorreu a partir do momento que se entendeu a sua importância como animal dócil, sendo colocado como membro da família, guarda do lar, ganho econômico, um companheiro inseparável do homem. A cada dia, os animais de estimação ganharam mais espaço dentro dos lares, no Brasil e no mundo. Cães e gatos deixaram de ser apenas animais de estimação há um bom tempo e passaram a ocupar um lugar de destaque na família (BUSS et al., 2006).

Materiais e Métodos

Para a pesquisa, alunos do curso de graduação em Zootecnia e Medicina Veterinária, devidamente identificados e treinados, aplicaram um questionário aos criadores/tutores dos cães que participaram do evento anual da Faculdade Católica do Tocantins, o 5º Encontro de Cães e Criadores na cidade de Palmas – TO. Foi sorteado entre os participantes do evento 40 criadores/tutores. O evento não incluiu taxa de inscrição, o que permitiu ampla participação da comunidade, no entanto o mesmo foi realizado em localização central de Palmas – TO, o que pode ter selecionado alguns participantes. Utilizou-se um questionário padrão, com os dados sobre a identificação do animal (resenha), manejo sanitário, alimentar e reprodutivo, gastos mensais, acompanhamento de médico veterinário (histórico de doenças) e forma de aquisição do animal. Sobre a identificação do animal, os dados coletados foram: sexo, idade e raça. Para caracterização do manejo sanitário investigou-se o tipo de cuidados sanitários (vacinação/vermifugação, tosa e limpeza com banhos regulares), já sobre o manejo reprodutivo questionou-se sobre o número de partos e cópulas. E o manejo nutricional foi averiguado quanto ao tipo de dieta que o animal era submetido, ou seja dieta exclusiva de ração, dieta composta por ração e petiscos diversos, dieta composta de ração e comida caseira. Dados sobre o acompanhamento profissional e o registro de doenças foram questionados. A forma de aquisição do animal e a posição do cão dentro da família também foram incluídos na entrevista. Após a realização dos questionários os dados foram tabulados e analisados de maneira exploratória sendo analisado a frequência de cada item abordado na pesquisa, a análise desses parâmetros, através da pesquisa pessoal e anônima, permitirá novos conhecimentos técnicos e poderá ser um norteador de práticas no setor de pet.

Resultados e Discussão

Dos 40 tutores/criadores entrevistados, resultou-se uma pesquisa em 40 cães, sendo a maioria machos (62,5%). Das 20 raças presentes, a maior prevalência foi Shis-tzu (17,5%). Cerca de 45% (18/40) era de porte pequeno; 37,5% (15/40) médio porte e 17,5% (7/40) grande porte. Em relação ao manejo sanitário, reprodutivo e nutricional, os dados encontram-se apresentados na Tabela 1. Verifica-se que a maioria dos animais recebem cuidados com a vacinação e vermifugação, além de idas frequentes para banho e tosa (67,5%); a ração comercial de forma exclusiva foi o tipo de alimento mais oferecido (77,5%) e a maioria dos animais eram de animais que nunca copularam o que representou (65%), efeito esperado visto a idade dos animais. Identificou-se que apenas 2,5% dos animais eram castrados o que pode ser justificado por ser um encontro de criadores em que a reprodução dos animais é esperada. Quanto ao acompanhamento profissional, 80% (32/40) realizavam consultas periódicas com médico veterinário e 80% (32/40) dos entrevistados relataram ausência de doenças. Em relação aos gastos com o animal, 2,5% dos entrevistados relataram que os gastos mensais eram inferiores a R$50,00; 12,5% (5/40) relataram gastos de R$50,00 a R$ 100,00; no entanto gastos de R$ 100,01 a R$ 200,00 foram relatados por 50% dos entrevistados 50% (20/40); gastos de R$200,01 a 400,00 foram relatados por (11/40) e acima de R$ 600,00 (3/4) 7,5% dos entrevistados. A relação do dono/animal foi considerada como bastante afetiva e carinhosa, visto que 55% dos entrevistados (22/40) consideravam o animal como membro da família. A forma de aquisição mais comum foi a compra, relatado por 26 dos 40 entrevistados (65%); 30% (12/40) ganharam e 5% (2/40) adotaram. Pesquisas sobre a caracterização do perfil dos cães, constituem uma ferramenta importante para avaliar se existe um padrão racial prioritário, essas análises quando realizadas ao longo de vários anos podem demonstrar a popularização de determinadas raças. Quando analisado o perfil dos criadores/tutores observa-se que os cães tem ocupado um espaço cada vez maior na rotina do homem, sendo considerado muitas vezes como amigo fiel, companheiro, carinhoso e protetor, pode-se perceber que muitos cães ocupam a posição de companheiro no ambiente doméstico e social, com participação ativa e declarada (Versignasse et al. 2009). Essas relações favorecem e aquecem o mercado pet, com crescente valorização e expansão, dessa forma pesquisas e estudos científicos sobre a nutrição associada ao bem-estar animal são cada vez mais fomentadas. No mercado pet existem diversos tipos de produtos, estes são oferecidos com intuito de favorecer a saúde, beleza e até o entretenimento animal, como destaca Marichalar (2006) esses produtos contribuem e para o fortalecimento do setor apresentando um futuro promissor para inúmeros profissionais do setor.

Conclusões

O presente estudo possibilitou identificar parte do perfil canino e de seus criadores, na cidade de Palmas - TO, por meio da avaliação de resenha, manejo, posição social ocupada, além dos custos gerais dispensados. Conclui-se que atualmente, a raça mais popular foi Shih-tzu, os gastos mensais relatados majoritariamente corresponde em média a 16% do salário mínimo brasileiro em vigor, o que denota a relação do dono/animal tem sido bastante afetiva e carinhosa, visto que majoritariamente os entrevistados consideravam o animal como membro da família. A caracterização do perfil dos cães, constituem uma ferramenta importante para avaliar para identificar os principais aspectos no mercado pet.

Gráficos e Tabelas




Referências

ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS FABRICANTES DE ALIMENTOS PARA ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO. Dados de mercado. 2009. Disponível em: www.anfalpet.or.br. Acesso em: 15 out. 2016. BUSS, A. et al. Estrutura de consumo de produtos e serviços para animais de estimação em Porto Alegre. 2006, 124 f. Trabalho de conclusão de disciplina (disciplina em pesquisa em marketing do curso graduação em administração) – escola de administração, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA - IBGE. 2013. MARICHALAR, X. G. El mercado de la alimentación y accesorios para mascotas em Brasil. São Paulo: ICEX, 2006. MILTON, J. et al. Nutrição animal. São Paulo: Nobel, 1983. VENTUROLI, T. Dez mil anos de amizade. Revista Veja, n. 1881, novembro 2004. VERSIGNASSI, A. et al. Humano. Revista Superinteressante, v. 263, p. 54-63, março 2009.





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