Perfil de metabólitos do sangue de juvenis de piapara (Leporinus elongatus) alimentados com ingredientes proteicos e energeticos

Renata Akemi Tanaka1, Carolina Vasconcelos Tavares de Farias2, Luana Camargo Sousa3, Viviane do Nascimento de Almeida4, Basia Schlichting Moromizato5, Leticia Ribeiro dos Santos6, Jaqueline Dalbello Biller Takahashi7, Leonardo Susumu Takahashi8
1 - CAUNESP - Jaboticabal
2 - CAUNESP - Jaboticabal
3 - CAUNESP - Jaboticabal
4 - FCAT - UNESP - Dracena
5 - FCAT - UNESP - Dracena
6 - FCAT - UNESP - Dracena
7 - FCAT - UNESP - Dracena
8 - FCAT - UNESP - Dracena

RESUMO -

A dificuldade para formulação de dietas de qualidade e baixo custo tem contribuído para o estudo do potencial de utilização de vários ingredientes. O objetivo do trabalho foi identificar alterações nos metabólitos no sangue de juvenis de piapara alimentados com diferentes alimentos. O experimento foi dividido em dois ensaios (proteicos e energéticos). No primeiro, foram avaliados: far. de peixe; far. de penas e sangue; far. de vísceras; far. de carne e ossos; farelo de algodão; glúten de milho e farelo de soja. E no segundo: milho; amido de milho; gérmen de milho; farelo de arroz; quirera de arroz; farelo de trigo e sorgo. Os metabólitos avaliados foram glicose, proteína, triglicerídeos e colesterol. Os resultados foram submetidos a ANOVA e teste de Tukey (5%). Foram observadas diferenças (P<0,05) no colesterol entre far. de penas e sangue (59,0±10,7mg/dL) e far. de visceras (43,6±4,3 mg/dL). Para os demais não foram observadas diferenças demonstrando o potencial de utilização destes.

Palavras-chave: metabolitos, sangue, piapara, ingredientes, nutrição

Metabolites profile of blood in piapara juvenile (Leporinus elongatus) feed with proteic and energetic ingredients.

ABSTRACT - The challenge to formulating high-quality and low-cost diets have stimulated the study about the potential of feedstuffs. The objective of this study was to identify alterations on blood metabolites of juvenile piapara fed with some ingredient. The work was divided into two trials (protein and energetic feedstuffs). In the first: fish meal; feather and blood meal; poultry viscera meal; meat and bone meal; cottonseed meal; corn gluten and soybean meal. On the second: corn; corn starch; corn germ; rice bran; broken rice; wheat bran; sorghum. The blood metabolites evaluated were glucose, protein, triglycerides and cholesterol. The results were submitted to ANOVA and the means were compared by Tukey's test (5%). Differences were observed in total cholesterol between FPS (59.0±10.7 mg/dL) and FV (43.6±4.3 mg/dL). Differences were not observed demonstrating the potential of utilization of this.
Keywords: metabolites, blood, piapara, feedstuffs, nutrition


Introdução

A aquicultura tem crescido nos últimos anos, mas uma das limitações dessa expansão esta na dificuldade para a formulação de rações de qualidade e baixo custo (SILVA et al, 2007). A substituição de alimentos tradicionais por ingredientes vegetal ou subprodutos da industria animal pode ser uma forma de reduzir gastos, para isto o conhecimento dos valores nutricionais de um ingrediente são fundamentais para aperfeiçoar estratégias e formulações eficazes (GLENCROSS, 2016). A farinha de peixe por exemplo, é o ingrediente proteico mais utilizado, mas de disponibilidade limitada, tornando-se um dos ingredientes mais dispendiosos (CUMMINS JR et al., 2016). Já o milho, constitui a base energética de rações de vários animais, principalmente pela disponibilidade e alto valor nutritivo. Dessa forma, estudos para uso de alimentos substitutos estão sendo desenvolvidos para otimização de formulações de dietas. Espécies como a piapara, são consideradas de grande potencial, pois podem atingir até 60 cm e mais de um quilo de peso vivo em um ano (REYNALTE-TATAJE e ZANIBONI-FILHO, 2010). Apesar de seu potencial produtivo, trabalhos disponíveis são escassos e valores nutricionais de alimentos específicos para a espécie são desconhecidos. Portanto, o objetivo do trabalho foi avaliar o efeito de diferentes ingredientes nos metabólitos no sangue de juvenis de piapara.

Revisão Bibliográfica

A demanda mundial do pescado cresceu significativamente nas últimas décadas devido ao crescimento populacional e procura por alimentos mais saudáveis (FAO, 2014), contribuindo assim, para o crescimento na piscicultura, resultando em maior dependência de dietas nutricionalmente completas. Entretanto, a alimentação apresenta grandes entraves, pois pode representar até 70% do custo total da produção, principalmente pelos ingredientes inclusos nas rações. As fontes proteicas de origem animal tradicionais, como a farinha de peixe, são considerados um dos mais onerosos. Existem diversos potenciais ingredientes que podem ser utilizados como alimentos substitutos. Anderson et al (2016), avaliaram em robalo negro (Centropristis striata) a substituição da farinha de peixe por dietas com diferentes níveis de farelo de caroço de algodão (50, 75 e 100%), e observou que a substituição máxima é de 75%, sem efeitos adversos nos parâmetros de desempenho. Outros trabalhos com substituição por fontes de origem vegetal, não apresentaram efeitos negativos no desempenho. Glencross et al (2006) avaliaram em trutas arco-íris (Oncorhyncus mykiss) o valor nutricional da proteína de tremoço. Drew et al (2007) e Thiessen et al (2004) verificaram que a substituição do farinha de peixe por concentrado proteico de canola em tilápias e trutas arco-iris respectivamente, não afetaram o crescimento dos peixes. Dessa forma, é fundamental avaliar o valor nutricional de diversos ingredientes, para obtenção de melhores resultados tanto no desempenho animal quanto economicamente. Entretanto, estudos fisiológicos de uma espécie são fundamentais para compreensão do funcionamento do organismo vivo. O perfil de metabólitos no sangue, por exemplo, são indicadores de fácil obtenção e que podem sugerir algum distúrbio metabólico decorrente da alimentação. Existem poucos trabalhos sobre os efeitos de diferentes alimentos no perfil de metabólitos no sangue.

Materiais e Métodos

O presente trabalho foi desenvolvido na FCAT-Unesp, campus de Dracena. Os animais foram distribuídos aleatoriamente em 24 tanques (30 peixes/tanque) de 100-L com renovação contínua. Todos foram submetidos a um período de adaptação com dieta comercial. Foram feitas 14 dietas com inclusão de ingredientes proteicos: farinha de peixe(FP), farinha de penas e sangue(FPS), farinha de vísceras(FV), farinha de carne e ossos(FC), farelo de algodão(FA), glúten de milho(GM) e farelo de soja(FS); e energéticos: milho(M), amido de milho(AM), gérmen desengordurado de milho(GD), farelo de arroz(FAR), quirera de arroz(QA), farelo de trigo(FT) e sorgo(S). Como este trabalho integra um projeto maior de determinação dos valores nutricionais destes alimentos, as dietas experimentais foram compostas de 69,5% de uma dieta referencia (22% PB, 3900 e kcal EB/kg), 0,5% indicador de oxido de cromo e 30% do ingrediente-teste. Primeiramente foram fornecidas as dietas com ingredientes proteicos e, em seguida, as dietas com energéticos. Os peixes foram alimentados duas vezes ao dia (8:00 e 17:00) até a saciedade aparente. Para as análises dos metabólitos, 9 peixes/tanque foram anestesiados (eugenol; 1 g 10 L-1) e o sangue foi coletado por punção caudal. Duas alíquotas foram separadas para separação do soro e para separação do plasma (15 µL de glistab, EDTA e fluoreto de potássio). Ambas alíquotas foram centrifugadas a 3000 rpm, à 10°C, durante 10 minutos. Os metabólitos analisados foram: glicose plasmática pelo método de GOD-Trinder (kit Bioclin), proteína total pelo método do biureto (CAIN e SKILLETER, 1987), colesterol total e triglicerídeos pelo método enzimático colorimétrico (kit Analisa e Bioclin, respectivamente). Os experimentos foram conduzidos em delineamento inteiramente casualizado com sete tratamentos e seis repetições cada. Os resultados foram submetidos à análise de variância (ANOVA), sendo as médias comparadas pelo Teste de Tukey (5%), pelo software SAS, v.9.0. (2002).

Resultados e Discussão

Os resultados dos parâmetros do sangue avaliados estão apresentados na Tabela 1 e 2. Dentre os ingredientes proteicos (Tabela 1) foram observadas diferenças (P<0,05) no colesterol total entre peixes alimentados com farinha de penas e sangue e farinha de vísceras de aves. Não foram observadas diferenças (P>0,05) nos metabolitos do sangue dos peixes alimentados com ingredientes energéticos (Tabela 2). Apesar do alto teor proteico (85-90%), a proteína da farinha de penas é considerada de baixo valor biológico, pois, grande parte está na forma de queratina. Essa proteína apresenta baixa solubilidade e resistência a ações enzimáticas (ROCHA e SILVA, 2004), limitando assim, o uso desse ingrediente. Além da alta porcentagem de proteína bruta, apresenta de 4-7% de extrato etéreo. Já a farinha de vísceras é um ingrediente proteico resultante da cocção, moagem e prensagem de vísceras de aves, cabeças e pés (Compêndio Brasileiro de Alimentação Animal, 2013), que apresenta também alto teor proteico (56-60%), entretanto, com maior valor biológico em comparação a farinha de penas e com alto teor lipídico (13-20%). As diferenças observadas no colesterol total entre FPS e FV, possivelmente estão relacionadas as diferenças na composição de proteínas e lipidios destes dois ingredientes.

Conclusões

Os ingredientes proteicos e energéticos avaliados não causaram alterações nos metabólitos no sangue, com exceção da farinha de vísceras de aves e farinha de penas e sangue na concentração de colesterol. Logo, trabalhos sobre a relação dos metabólitos sanguíneos com diferentes alimentos também são escassos e necessitam de mais estudos.

Gráficos e Tabelas




Referências

ANDERSON, A.D.; ALAM, M.S.; WATANABE, W.O.; CARROLL, P.M.; WEDEGAERTNER, T.C.; DOWD, M.K. Full replacement of menhaden fish meal protein by low-gossypol cottonseed flour protein in the diet of juvenile black sea bass Centropristis striata. Aquaculture, v.464, p.618-628, 2016. CUMMINS JR, V. C.; RAWLES, S. D.; THOMPSON, K. R.; VELASQUEZ, A.; KOBAYASHI, A.; KOBAYASHI, Y.; HAGER, J.; WEBSTER, C. D. Evaluation of black soldier fly (Hermetia illucens) larvae meal as partial or total replacement of marine fish meal in practical diets for Pacific white shrimp (Litopenaeus vannamei). Aquaculture, v. 473, p.337-344, 2017. DREW, M.D.; OGUNKOYA, A.E.; JANZ, D.M.; VAN KESSEL, A.G. Dietary influence of replacing fish meal and oil with canola protein concentrate and vegetable oils on growth performance, fatty acid composition and organochlorine residues in rainbow trout (Oncorhynchus mykiss). Aquaculture, v.267, p.260-268, 2007. FAO - Food and Agriculture Organization of the United Nations. El estado mundial de la pesca y la acuicultura. 2016. Contribución a la seguridad alimentaria y la nutrición para todos, p. 224, Roma, Itália, 2016. FAO - Food and Agriculture Organization of the United Nations. (2014a). The state of world fisheries and aquaculture: opportunities and challenges, Itália, Roma, 2014. GLENCROSS, W.; HAWKINS, D. E., RUTHERFORD, N.; DODS, K.; MAAS, R.; MCCAFFERTY, P.; SIPSAS, S. Evaluation of the nutritional value of prototype lupin protein concentrates when fed to rainbow trout (Oncorhynchus mykiss). Aquaculture, v.251, p.66-77, 2006. GLENCROSS, B. Understanding the nutritional and biological constraints of ingredients to optimize their application in aquaculture feeds. Aquafeed Formulation. Australia, p.33-73, 2016. REYNALTE-TATAJE, D.; ZANIBONI-FILHO, E. Cultivo de piapara, piauçu, piava e piau – gênero Leporinus. In: BALDISSEROTTO, B.; CARVALHO-GOMES, L. Espécies nativas para piscicultura no Brasil. 2 ed. Santa Maria: UFSM, p.73-99, 2010. ROCHA, T.C.; SILVA, B.A.N. Utilização da farinha de pena na alimentação de animais monogástricos. Revista Eletrônica Nutritime, v.1, n.1, p-35-43, 2004. SILVA, J.A.M.; PEREIRA-FILHO, M.; CAVERO, B.A.S.; OLIVEIRA-PEREIRA, M.I. Digestibilidade aparente dos nutrientes e energia de ração suplementada com enzimas digestivas exógenas para juvenis de tambaqui (Colosssoma macropomum Cuvier, 1818) Acta Amazonica, v.37, n.1, p.157-163, 2007. SINDIRAÇÕES. Compêndio Brasileiro de Alimentação Animal, 2013. THIESSEN, D.L.; MAENZ, D.D.; NEWKIRK, R.W.; CLASSEN, H.L.; DREW, M.D. Replacement of fishmeal by canola protein concentrate in diets fed to rainbow trout (Oncorhynchus mykiss). Aquaculture, v.10, p.379-388, 2004.