POPULAÇÃO DE PROTOZOÁRIOS CILIADOS EM BOVINOS DE CORTE ALIMENTADOS COM RAÇÕES CONTENDO TORTA DE GIRASSOL EM SUBSTITUIÇÃO AO FARELO DE ALGODÃO

Maria Carolina Gonçalves de Arruda1, Angelita Xavier dos Santos2, Leandro das Dores Ferreira da Silva3, Éderson Luis Henz4, Bruno Henrique Boralli Barboza5, Verena Pereira Dinalli6, Lucas Camargo Ramos7, Vitor Hugo Pereira8
1 - Universidade Estadual de Londrina
2 - Universidade Estadual de Londrina
3 - Universidade Estadual de Londrina
4 - Universidade Estadual de Londrina
5 - Universidade Estadual de Londrina
6 - Universidade Estadual de Londrina
7 - Universidade Estadual de Londrina
8 - Universidade Estadual de Londrina

RESUMO -

Objetivou-se, com este estudo, avaliar a população de protozoários ciliados em bovinos alimentados com rações contendo torta de girassol em substituição ao farelo de algodão. O trabalho foi realizado na Unidade de Estudo de Ruminantes, da Universidade Estadual de Londrina. Foramutilizados novilhos da raça Girolando, castrados, com peso vivo médio de 554 kg, canulados no rúmen e mantidos em baias individuais. As identificações e avaliações quantitativas foram realizadas em câmara de contagem Sedgewick-Rafter, utilizando o corante lugol. Foram consideradas as médias das contagens feitas em 100 campos independentes, realizadas em triplicata. A densidade média total e genérica dos protozoários foi avaliada quanto à normalidade dos dados. Não houve diferença significativa no número e no gênero de protozoários ciliados no fluido ruminal entre os tratamentos e no tempo pós prandial. Inserie conclusão.

Palavras-chave: Dasytricha, Entodinium, Isotricha, Microorganismos, Rúmen

POPULATION OF CILINATED PROTOZOARS IN CUTTING CATTLE FEEDS WITH SUNFLOWER CAKE IN SUBSTITUTION TO THE COTTONSEED MEAL

ABSTRACT - This study aimed to evaluate changes in the population of ciliated protozoa in cattle fed diets containing sunflower cake replacing cottonseed meal. The study was conducted at Ruminants Study Unit, in the State University of Londrina, where they were used bullocks Girolando, castrated, with average live weight of 554 kg, provided with cannula in the rumen and kept in individual pens. The identification and quantitative evaluations were performed in Sedgewick-Rafter counting chamber, using lugol dye. They considered the average of counts made from 100 independent fields performed in triplicate. Total general and average density of protozoa was assessed for normality of the data. There was no significant difference in the number and ciliated protozoa gender in rumen fluid between treatments and postprandial time.
Keywords: Dasytricha, Entodinium, Isotricha, Microorganisms, Rumen


Introdução

A relação simbiótica entre hospedeiro e microbiota ruminal tem sido considerada como precursora do sucesso dos ruminantes no processo evolutivo. Kozloski (2002) afirmou que o animal, através da ingestão do alimento, fornece ao rúmen os nutrientes necessários para o crescimento dos microrganismos que suprem o animal com ácidos graxos voláteis e proteínas resultantes da fermentação microbiana. O objetivo foi avaliar possíveis alterações na população de protozoários ciliados em bovinos alimentados com rações compostas de torta de girassol em substituição ao farelo de algodão.



Revisão Bibliográfica

A população de protozoários ciliados é dependente, principalmente, do pH do líquido ruminal, da interação estabelecida entre protozoários e a população bacteriana e da dieta ingerida, sendo os componentes nitrogenados e energéticos os principais determinantes (COALHO et al., 2003).

            Salvio e D’Agosto (2001) observaram que bovinos alimentados somente a pasto apresentavam maior quantidade de protozoários ciliados no rúmen, sendo encontrados principalmente os do gênero Entodinium, seguido de Isotricha e Dasytricha. Os autores ressaltam a importância de estudar mais afundo a relação entre protozoários e ruminantes, pois ainda faltam maiores informações sobre essa interação.

            Martinele, Siqueira-Castro e D’Agosto (2008) ao avaliar concentração e composição de protozoários ciliados em bovinos alimentados com capim elefante, com inclusão de 20% e 40% de concentrado, observaram que o gênero Entodinium prevaleceu em todos os tratamentos testados. Os autores atribuem esse resultado ao fato desse gênero apresentar várias espécies de ampla distribuição em ruminantes. Também não foram encontradas diferenças significativas sobre o número total de protozoários entre os tratamentos.



Materiais e Métodos

O experimento foi conduzido na Unidade de Estudos de Ruminantes da Universidade Estadual de Londrina. Foram utilizados quatro novilhos da raça Girolanda, castrados, com peso corporal médio 554±27,8 kg, providos de cânula permanente no rúmen, mantidos em baias individuais. As dietas experimentais apresentaram relação volumoso:concentrado de 65:35 contendo silagem de sorgo, farelo de soja, milho moído, e quatro diferentes teores de torta de girassol (TG) em substituição PB do farelo de algodão com base na matéria (Tabela 1), para atender as exigências de mantença de bovinos NRC (1989).

O delineamento utilizado foi o quadrado latino 4x4. Cada período experimental teve duração de 21 dias, sendo 20 dias de adaptação e um dia destinado a coleta das amostras. Foram realizadas a identificação e a contagem dos protozoários ciliados no conteúdo ruminal conforme citado por Dehority (1984), com modificações de D’Agosto e Carneiro (1999).

As identificações e as avaliações quantitativas foram realizadas em câmara de contagem Sedgewick-Rafter, de acordo com metodologia prescrita por D’Agosto e Carneiro (1999), a qual utiliza o corante lugol em substituição ao verde brilhante, tradicionalmente utilizado. Foram consideradas as médias das contagens feitas em 100 campos independentes, realizadas em triplicata. O procedimento para identificação foi baseado no atlas de Ogimoto e Imai (1981). A densidade média total e genérica dos protozoários foi avaliada quanto à normalidade dos dados.



Resultados e Discussão

Não houve diferença significativa no número e no gênero de protozoários ciliados no fluido ruminal entre os tratamentos e nem no tempo pós prandial (horas) estudados, como demonstrados nas Tabelas 2 e 3, respectivamente. O gênero Entodinium é o principal representante (80%) dos protozoários no ambiente ruminal, são sensíveis a alterações no pH e utilizam principalmente nutrientes insolúveis como aqueles presentes nas paredes celulares vegetais (JESUS et al. 2012). Ainda, à medida que se aumenta a proporção de volumoso na dieta, aumenta o número de protozoários do gênero Entodinium. De acordo com Ogimoto e Imai (1981), este fato pode ser explicado porque o gênero Entodinium compõe mais de 70% da população de protozoários ruminais que prolifera em dietas a base de volumoso.

 



Conclusões

O número e gênero de protozoários ciliados no líquido ruminal não foram influenciados pela substituição do farelo de algodão pela torta de girassol.



Gráficos e Tabelas




Referências

COALHO, M. R.; NOGUEIRA FILHO, J. C. M.; CUNHA, J. A.; LIMA, C. G. Estudo dos protozoários ciliados em bovinos consumindo dietas com diferentes níveis de proteína não degradável no rumen. Acta Scientiarum. Animal Sciences, v.25, no.1, p.193-199, 2003.

D’AGOSTO, M.; CARNEIRO, M.E. Evaluation of lugol solution used for counting rumen ciliates, Revista Brasileira de Zoologia, Curitiba, v. 16, n. 3, p. 725-729, 1999.

DEHORITY, B.A. Evaluation of subsampling and fixation procedures used for counting rumen protozoa. Applied and Environmental Microbiology, Washington, v.48, n.1, p. 182-185, 1984.

JESUS, L. P.; CABRAL, L. S.; ESPINOSA, M.; ABREU, J. G.; ZERVOUDAKIS, J. T.; MORENZ, M. J. F. Modelagem estatística para estimação de protozoários ruminais em função da relação volumoso: concentrado na dieta e na presença de aditivos. Revista Brasileira de Saúde e Produção Animal, v.13, n. 1, p. 97-109, 2012.

KOZLOSKI, G.V. Bioquímica dos ruminantes. 1 ed. Santa Maria: UFSM. 2002, 140p.

MARTINELE, I; SIQUEIRA-CASTRO, I. C. V.; D’AGOSTO, M. Porotozoários ciliados no rúmen de bovinos alimentados com dietas de capim elefante com dois níveis de concentrado. Revista Brasileira de Saúde e Produção Animal, v.9, n.1, p.74-81, 2008.

NATIONAL RESEARCH COUNCIL. Nutrients requirement of beef cattle. Washington D.C.: National Academic Press, 1984, 90p.

OGIMOTO, K., IMAI, S. Atlhas of rumen microbiology. Tokyo: Japan Scientific Societies Press, 1981. 231p.

SALVIO, G. M. M.; D’AGOSTO, M. Ciliados nas cavidades do estômago de bovinos. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia, vol.53, n.6, 2001.