Preferências da demanda por ovos no município de Paragominas, Pará

Albert Araújo Silva1, Alaire Franco Tavares2, David Deivson de Sousa Castro3, Jamilly Gomes Damasceno4, Marcelo Chaves Morais5, Rafael Aquino de Oliveira6, Vitor de Oliveira Araújo7, Paula Cristiane Trindade8
1 - Universidade Federal Rural da Amazônia - Campus Paragominas
2 - Universidade Federal Rural da Amazônia - Campus Paragominas
3 - Universidade Federal Rural da Amazônia - Campus Paragominas
4 - Universidade Federal Rural da Amazônia - Campus Paragominas
5 - Universidade Federal Rural da Amazônia - Campus Paragominas
6 - Universidade Federal Rural da Amazônia - Campus Paragominas
7 - Universidade Federal Rural da Amazônia - Campus Paragominas
8 - Universidade Federal Rural da Amazônia - Campus Paragominas

RESUMO -

Objetivou-se com este trabalho, caracterizar as preferências de demanda de ovos no município de Paragominas, Sudeste paraense. Para a realização do presente estudo, adotou-se o método survey de coleta de dados, com perguntas estruturadas com a finalidade de obter informação sobre o consumo de ovos no município. Foram abordados, aleatoriamente, 256 participantes em estabelecimentos comerciais e espaços públicos, os quais responderam às perguntas relevantes ao tema proposto durante os meses de janeiro e fevereiro de 2017. Sobre o consumo de ovos no município de Paragominas, 93% dos participantes consomem ovos de galinha, destes 70% não possuem preferência de tamanho, e em relação à coloração 46% dos entrevistados não possuem preferência, 39% preferem ovos de galinha de granja. O ovo possui uma ótima aceitação da população, contudo, o mercado de ovos caipiras precisa de maiores investimentos para aumentar a produção e publicidade.

Palavras-chave: consumo, alimento, mercado

Egg demand preferences in the municipality of Paragominas, Pará

ABSTRACT - The objective of the study was to characterize egg demand preferences in the municipality of Paragominas, Southeast of Pará state. For the accomplishment of the present study, the data collection was realized by the survey method using structured questions with the purpose of obtaining information about the consumption of eggs in the municipality. A total of 256 participants were randomly interviewed in commercial establishments and public spaces during the months of January and February, 2017. Ninety three percent of the participants consume eggs, of these 70% do not have preference of size, and considering the color 46% have no preference and 39% prefer eggs from commercial farms. The egg has a good acceptance of the population, however, the egg market needs more investments to increase production and advertising.
Keywords: consumption, food, market


Introdução

Devido seu alto valor nutricional e seu baixo custo, o ovo tornou-se um importante constituinte na mesa das famílias de todas as classes sociais, além de ser um ingrediente de muita importância na culinária brasileira (PASCOAL et al., 2008). Em cinco anos o Brasil apresentou grande crescimento na produção de ovos, saindo de 28,8 bilhões em 2010, para 39,5 bilhões de unidades produzidas em 2015, sendo que 99% são destinados ao mercado interno, sendo média do consumo anual per capita brasileira de 191 unidades de ovos (ABPA, 2016). Embora o Estado do Pará seja considerado o segundo maior produtor de ovos da região Norte, sua contribuição nacional de oferta ainda é bastante baixa, com apenas 341 mil unidades de ovos produzidos no ano de 2014 (FAPESPA, 2015). Contudo, o município de Paragominas possui um ótimo potencial para aumentar a demanda e consequentemente a produção de ovos, desde que haja maior acessibilidade, preço baixo e qualidade do produto, e que as empresas fornecedoras atendam a preferência do consumidor, neste sentido objetivou-se com este trabalho analisar o perfil dos consumidores de ovos do município de Paragominas-PA, de forma a contribuir com informações ao mercado ofertante.

Revisão Bibliográfica

O ovo é considerado um alimento de alto valor proteico, com várias vitaminas e minerais relevantes à saúde do ser humano (AGUIAR et al., 2009). Dessa forma, percebe-se que o consumo desse produto nos últimos anos vem aumentando significativamente, em 2007 o consumo per capta de ovos era de aproximadamente 131 unidades por pessoa (UBA, 2008). A composição do ovo depende de vários fatores tais como: idade, tamanho, alimentação, estado sanitário das aves, sendo importante ressaltar que a idade influencia apenas no tamanho do ovo e não na composição dele. A alimentação das aves influencia na composição da proteína, ácidos graxos e no colesterol da gema. A gema é constituída de quase 50% de água sendo também muito rica em gorduras e proteínas e pobre em carboidratos. (SARCINELLI et al., 2007). A gordura da gema é composta por colesterol, 5% do total gorduroso, e, sobretudo, por triacilgliceróis e fosfolipídios. A composição pode variar bastante, dependendo do tipo de alimentação. Existem alguns tipos diferentes de ovos no mercado, como o vermelho, caipira e o branco (SARCINELLI et al., 2007). É importante ressaltar que do ponto de vista nutricional, não há diferença entre os ovos brancos e os vermelhos e sim em características como tamanho, peso e cor. Ambos são igualmente ricos em proteínas, vitaminas e sais minerais e contêm por volta de 220 miligramas de colesterol (SARCINELLI et al., 2007). No sistema convencional onde se tem a produção de ovos brancos e vermelhos, é voltado somente para obter uma maior produtividade em menor tempo. Dessa forma, a nutrição, sanidade, ambiente e manejo devem estar adequados para propiciar a expressão de todo o potencial das poedeiras comerciais (PASIAN, 2006). Já no sistema caipira ou colonial as aves são criadas em cercados por volta de mês em confinamento, posteriormente a esse período passam a ter acesso a um piquete para poderem caminhar e se alimentarem com alguns tipos diferentes de forragens (MAPA, 1999). Sendo assim com essas informações é possível desmistificar o pensamento, onde há alguma diferença entre os ovos brancos e vermelhos. Mas sim em sua forma de criação das aves e em sua genética.

Materiais e Métodos

O estudo foi realizado no município de Paragominas, Sudeste do estado do Pará (IBGE, 2010). Está situado a 2º 59’ S e 47º 21’ W. O estudo foi conduzido utilizando questionário estruturado em dois blocos, sendo que o primeiro referiu-se ao perfil socioeconômico dos entrevistados e o segundo, a demanda e preferência de consumo de ovos no município de Paragominas. Foram aplicados 256 questionários em estabelecimentos comerciais e espaços públicos durante os meses de janeiro e fevereiro de 2017, foi adotada margem de erro de 5% e intervalo de 99% de confiança. Utilizou-se o método survey (GIL, 2008), com perguntas quantitativas e qualitativas para o levantamento de dados, com a finalidade de obter informação sobre o consumo de ovos no município, para a tabulação dos dados e elaboração dos gráficos utilizou-se o programa Microsoft Excel®. O cálculo da amostra utilizado foi o de populações infinitas, dado o fato onde foi realizado o estudo ultrapassa 100.000 mil habitantes (IBGE, 2010).

Resultados e Discussão

Dos entrevistados (n=256) 57,25% eram do sexo masculino e 42,25% do sexo feminino, com idade média de 36 anos, sendo a idade máxima de 76 anos e o mínimo de 18 anos. O que indica que a maioria dos participantes possui opinião formada sobre o consumo de ovos de galinha, o que pode ser associado a conhecimentos empíricos adquiridos durante a vida dos entrevistados. A escolaridade dos entrevistados demonstrou que 50% possuíam ensino médio completo, 12,11% ensino médio incompleto, 12,5% ensino fundamental completo, 8,59% ensino superior incompleto, 8,2% ensino fundamental incompleto, 8,2% ensino superior completo e 0,39% pós-graduação. Dessa forma percebe-se que a maioria dos consumidores possui ensino médio completo, demonstrando elevado grau de conhecimento, influenciando no momento das respostas. Em relação ao consumo de ovos, constatou-se que 93% dos participantes consomem ovos de galinha, sendo que destes, 94% consideram o ovo um alimento saudável, e 6% não consideram, essa resposta foi baseada frente ao conhecimento empírico dos entrevistados. Do total de consumidores 57% consomem ovos semanalmente, 22% diariamente, 10% ocasionalmente, 9% quinzenalmente, 3% mensalmente. Dados semelhantes foram encontrados por Silva et al., (2015) no município de Teresina-PI onde, 59,5% dos entrevistados consomem ovos semanalmente, 19,5% diariamente, 14,5% quinzenalmente, 4% mensalmente, 2% anualmente e 0,5% bimestralmente. Deste modo, pode-se observar que há uma ótima aceitação de ovos no município de Paragominas-PA. Constatou-se que 70% dos consumidores não possuem preferência pelo tamanho dos ovos, 23% preferem ovos grandes, 4% médios e 3% pequenos. Em relação à coloração dos ovos 46% dos entrevistados não possuem preferência, 33% preferem ovos vermelhos e 20% ovos brancos. Resultados diferentes foram encontrados por Mendes et al., (2016) no município de Janaúba-MG onde a preferência por ovos brancos foi mais elevada 46,45% comparada aos ovos vermelhos 34,19%, seguidas por 17,42% nenhum dos dois e 1,94% sem preferência, constatando que a preferência por um tipo de ovo em relação ao outro ocorre com maior frequência em virtude da aparência. Desse modo, nota-se que o maior percentual de entrevistados do município de Paragominas-PA não possui preferência pela cor dos ovos, ou seja, não acreditam que ovos brancos possuem melhor aparência que os de coloração vermelha ou vice-versa. Observou-se que 39% dos consumidores preferem ovos de galinha da granja, 33% preferem os ovos de galinhas caipiras, pois afirmam que estes possuem uma pigmentação mais amarelada e um sabor diferenciado ao de galinhas da granja, contudo encontram dificuldades em adquirir este produto no mercado, 28% não possuem preferência quanto a isto (Figura 1). Notou-se que a maioria dos entrevistados preferem ovos de galinha da granja por considerarem um alimento de ótimo sabor, preço baixo e acessibilidade de mercado.

Conclusões

O ovo possui ótima aceitação pela população do município de Paragominas, devido ao conhecimento das pessoas à importância nutricional do ovo. Notou-se que a maioria da população no momento da compra não escolhe o tamanho nem a cor dos ovos, 33% dos entrevistados que preferem ovos de galinha caipira, afirmaram encontrar dificuldades em adquiri-lo, em vista ao considerável número de consumidores que preferem ovos de galinha caipira, faz-se necessário uma maior expansão do mercado ofertante para atender a demanda local.

Gráficos e Tabelas




Referências

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