Preparo de peças anatômicas em Osteologia: Atividade prática da monitoria para Zootecnia

Thais Emanuely dos Santos Amaral1, Jessica de Carvalho Pantoja2, Adriana Caroprezo Morini3, José Humberto Fernandes da Rocha Sobrinho4, Jaíne Gabriela da Silva Rodrigues5, Angelo Abaal Lisboa Batista6
1 - Universidade Federal do Oeste do Para
2 - Universidade Federal do Oeste do Para
3 - Universidade Federal do Oeste do Para
4 - Universidade Federal do Oeste do Para
5 - Universidade Federal do Oeste do Para
6 - Universidade Federal do Oeste do Para

RESUMO -

Este trabalho abrange ferramentas para o conhecimento, através de experiências da junção de teoria com a prática. Nesse seguimento, uma das atividades realizadas na monitoria em Anatomia dos Animais domésticos I para o curso de Zootecnia da UFOPA, foi o preparo de esqueletos, a fim de que os alunos pudessem manipular seu próprio material, para entender o funcionamento da osteologia em prática. A produção dessa atividade contou com quatros animais, sendo Gato-mourisco (Puma yagouaroundi), Tamanduá-bandeira (Myrmecophaga tridactyla), Suino (Sus scrofa domesticus) e Ovino (Ovis aries), preparados por meio da técnica de maceração. As estruturas osteológicas são fundamentais para comparar e verificar as semelhanças entre os animais. A confecção dos esqueletos foi efetuada com o auxílio da professora orientadora, técnico do laboratório e da monitora, sendo um processo bastante delicado. Concluindo-se que com a prática os estudantes conseguiram um vinculo melhor com a disciplina.

Palavras-chave: ensino, anatomia dos animais, maceração

Preparation of anatomical pieces in Osteology: Practical activity of monitoring in Animal Science classes

ABSTRACT - This work encompasses tools for knowledge, through the experiences of joining theory and practice. In this sequence, one of the activities carried out in the monitoring of the anatomy of domestic animals I for the Animal Science course at UFOPA was the preparation of skeletons so that students could manipulate their own material to understand the functioning of osteology in practice. The production of this activity counted on four animals, being Moorish Cat (Puma yagouaroundi), Tamanduá-bandeira (Myrmecophaga tridactyla), Swine (Sus scrofa domesticus) and Ovino (Ovis Aries), prepared by means of maceration technique. The osteological structures are fundamental to compare and verify the similarities between the animals. The skeletons were made with the help of the guidance teacher, laboratory technician and monitor, being a very delicate process. Concluding that with the practice the students got a better bond with the discipline.
Keywords: teaching, anatomy of animals, maceration.


Introdução

A realização do trabalho foi para estudos anatômicos promovendo uma participação ativa e a colaboração dos integrantes da disciplina no processo de ensino-aprendizagem. De acordo com Penteado (2007) é imprescindível que os alunos atuem e trabalhem com informações de tal forma a entrarem num processo constante de construção/reconstrução de conhecimento. A peça anatômica trata-se de uma atividade para melhorar a didática e a aprendizagem da disciplina. Permitindo fazer a observação de cada estrutura que compõe o esqueleto, ou seja, no seu estado real. Após ser macerada, descarnada é feita a montagem do esqueleto. A abordagem inicial da Monitoria em Anatomia dos animais domésticos I é essencial para que o aluno adquira conhecimentos para ampliar as habilidades práticas em relação ao conteúdo, devido o assunto ser extenso. De acordo com a complexidade no processo de aprendizagem o objetivo do trabalho é colocar em prática esqueletos de animais através da elaboração das estruturas para auxiliar nas técnicas anatômicas e aprimorar os estudos acadêmicos e melhorar a absorção em aulas práticas, onde abrange um dos principais temas da área de formação do curso de Zootecnia.  Foi notório que a atividade utilizada contribuiu para o desenvolvimento acadêmico dos alunos, facilitando na assimilação do conteúdo e diminuindo o índice de reprovações.

Revisão Bibliográfica

Schwarze, Schröder (1970) destacaram que o conhecimento é o ponto inicial das ciências naturais, onde o entendimento dos corpos dos seres vivos é de grande importância. O termo anatomia tem origem grega, o que significa cortar em partes (KÖNIG; LIEBICH, 2002; DYCE, SACK, WENSING, 2004). Equivale-se à morfologia (do gregomorphe, forma +logos, razão, estudo) (HILDEBRAND, 1995). De acordo com König; Liebich (2002), a anatomia é a ciência que se relaciona com a “arquitetura”, ou seja, a forma, posição e atuação funcional do corpo do animal. A anatomia animal subdivide-se em ramos e um deles é o tecido ósseo, formado por substâncias inorgânicas e orgânicas, tendo alta resistência à tração e à compressão (ZAMITH, 1946). Os ossos são órgãos duros, esbranquiçados, que constituem o esqueleto juntamente com as articulações. É um tecido conjuntivo especializado e mineralizado e com fibras colágenas e proteoglicanas (TORTORA, 2007). De acordo com Hildebrand (1995), o estudo de esqueletos é de grande importância, pois subsidia informações sobre adaptações específicas dos vertebrados tais como postura, locomoção e sustentação.

Materiais e Métodos

O trabalho foi conduzido no Laboratório de Morfofisiologia Animal da disciplina de Anatomia do curso de Zootecnia na Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). Para o preparo das peças, inicialmente foram utilizados os seguintes animais: Gato-mourisco (Puma yagouaroundi), Tamanduá-bandeira (Myrmecophaga tridactyla), Suino (Sus scrofa domesticus) e Ovino (Ovis ries). Foram utilizados os seguintes materiais: panelas, fogão, Peróxido de hidrogênio (H2O2) e kit cirúrgico. Segundo Hildergado Rodrigues (2010, p. 60) a preparação dos esqueletos foi realizada com a prática de maceração rápida.  A limpeza dos ossos foi realizada retirando as partes moles (músculo, tecido conjuntivo, tendões, ligamentos, vasos) com bisturi ou instrumentos adaptados, com o auxílio de uma escova retirou-se as porções mais aderidas aos ossos. Este método foi realizado com cuidado redobrado a fim de não deteriorar o material para realizar o clareamento dos ossos usando H2O2 em seguida a secagem e a montagem da estrutura. Por fim foi feita a média de aprovações e reprovações das turmas de 2012 a 2015, sendo que os dados foram disponibilizados para obter-se a quantidade de alunos e os índices avaliados. Mostrando o quão é relevante a atividade prática utilizada no ensino-aprendizagem, trazendo rendimento no desenvolvimento acadêmico dos alunos.  

Resultados e Discussão

A elaboração das peças em espécies de diferentes animais teve uma excelente acedência por parte dos alunos da Zootecnia, que conseguiram relacionar o conteúdo da aula teórica através desta atividade prática proporcionada com ajuda da monitoria. Segundo Silva (2012), os alunos que participam da monitoria obtêm apoio para a aprendizagem e fixação de seus conhecimentos, e assim conseguem assimilar de forma significativa todos os conteúdos que antes não entendiam. Os animais foram submetidos ao processo de maceração simples, consistindo na eliminação da maioria dos tegumentos, com auxílio dos instrumentos e com ajuda do cozimento para facilitar a descarna (Figura 1A e 1B), a água também pode ser utilizada para amolecer as peças ósseas, obtendo excelentes resultados, porém contém dois inconvenientes: a demora e o mau cheiro, devido à decomposição dos tecidos (SILVEIRA et al., 2008). O segundo tratamento foi o clareamento com a utilização do Peróxido de hidrogênio dissolvida em água e agindo conforme o esbranquiçamento dos ossos que em media durou aproximadamente 5 minutos. Antes de se prosseguir com as demais etapas, é necessário que o material esteja absolutamente seco, pois o manuseio com ossos úmidos promove sua fragmentação e impede a aderência causando dificuldades na montagem. A secagem ocorreu em local ventilado com os ossos distribuídos e espalhados (Figura 1C). Figura 1: Peça das espécies osteológicas confeccionados pelos alunos em processo de maceração, descarna e montagem. (A) Suino (Sus scrofa domesticus);  (B) Gato-mourisco (Puma yagouaroundi); (C) Tamanduá-bandeira (Myrmecophaga tridactyla). Figura 2: Estruturas anatômicas em fase final do processo. (A) Suino (Sus scrofa domesticus); (B) Gato-mourisco (Puma yagouaroundi),(C) Tamanduá-bandeira (Myrmecophaga tridactyla), (D) Ovino (Ovis Áries). Os alunos confeccionaram as peças com a finalidade de caracterizar os ossos e ter contato com cada particularidade que compõem o esqueleto de um animal (Figura 2). Desta forma, conseguiram ampliar o entendimento dos conteúdos abordados em sala de aula, onde os mesmos participaram de todo o processo de elaboração das peças, entendendo com maior clareza todo o contexto da Anatomia dos Animais Domésticos I. O número de alunos matriculados na disciplina foi significativo para avaliar o rendimento com a presença e ausência da atividade de acordo com a turma (Tabela1). A tabela 2 demonstra os índices de aprovação e reprovação dos alunos, onde as médias de reprovações sem a atividades práticas foram maiores. Comparando a turma de 2013 (sem a atividade prática) e 2014 (com a atividade prática) houve uma maior significância nas médias, já que a quantidade de alunos matriculados foi semelhante. Sendo que a turma de 2013 obteve média de aprovação de 59,26 %, enquanto a turma de 2014 teve média de 75%. Com isto, é notório o desenvolvimento acadêmico dos alunos, onde aproxima os estudantes e auxilia no conteúdo proposto. Silva (2012) reforça que a monitoria é utilizada como forma de motivar e incentivar o estudo e ter como consequência sucesso no rendimento escolar.
  TURMA (ano)     NÚMERO DE ALUNOS
  2012   24  
  2013   27  
  2014   28  
  2015   32  
Tabela 1: Número de alunos matriculados por ano.
    MÉDIAS SEM A PRÁTICA (%)     MÉDIAS COM A PRÁTICA (%)
  2012 2013 2014 2015
  APROVAÇÃO     70,84   59,26   75   84,37
  REPROVAÇÃO     29,16   40,74   25   15,63
Tabela 2: Média de aprovações e reprovações sem a atividade prática e com atividade prática.

Conclusões

Perante os resultados alcançados pode-se verificar que a prática contribui de forma significativa na assimilação de conteúdo, tornando-se de total importância e eficácia que deve estar presente no ambiente de graduação. Entre as atividades realizadas, a preparação das peças foi fundamental para a participação dos alunos, diminuindo os níveis de dificuldades e de reprovações, incluindo a teoria com a prática e proporcionando maior abrangência do tema abordado.

Gráficos e Tabelas




Referências

SILVA, M. G., LOPES, A.C., SANTOS, L.M. Monitoria como processo de ensino-aprendizagem e Formação de futuros professores de química. SINECT- III Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia. Ponta Grossa, PR, 2012. PENTEADO, H.D. Meio ambiente e Formação de professores. 6a ed. Ed. Cortez. São Paulo. RODRIGUES, HILDERGADO. Técnicas Anatômicas. 4a Ed.Vitória,Es, 2010. SILVEIRA, M.J et al. Análise de processos alternativos na preparação de esqueletos para uso didático. Acta Sci Biol Sci. v.30, n.4, p. 465-472, 2008. SCHWARZE, E.; SCHRÖDER, L. 1970. Compendio de anatomia veterinária. Zaragoza: Acribia, v.4. 208 p DYCE, K. M.; SACK, M. O.; WENSING, C. J. G. Tratado de anatomia veterinária. 3 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004. KÖNIG, H. E.; LIEBICH, H. G. Anatomia dos animais domésticos: texto e atlas colorido. Porto Alegre: Artmed, 2002. v. 1. HILDEBRAND, M. Análise da Estrutura dos vertebrados. São Paulo: Atheneu, 1995. p.263 ZAMITH, A. P. L. Lições de osteologia dos animais domésticos. An. Esc. Super. Agric. Luiz de Queiroz [online]. 1946, vol.3, pp. 173-270. ISSN 0071-1276. TORTORA, G. J. Princípios de Anatomia Humana. 10 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007.