Relação entre diarreia e infecção por protozoários em bezerras de leite

Patrícia Glombowsky1, Natan Marcos Soldá2, Andréia Volpato3, Gabriela Miotto Galli4, Gabriela Campigotto5, Gean Carlos Alberti6, Aleksandro Schafer da Silva7
1 - Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
2 - Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
3 - Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
4 - Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
5 - Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
6 - Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
7 - Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

RESUMO -

Diarreias causadas por protozoários em bezerras geram grandes perdas econômicas. Caracterizada por má absorção de nutrientes, podem levar à desnutrição, perda de peso e altas taxas de mortalidade. O objetivo deste estudo foi verificar se durante os primeiros 60 dias de vida há relação entre presença de Eimeria spp., Cryptosporidium spp. e Giardia spp. com a ocorrência de diarreia em bezerras associando a idade com presença dos protozoários. Neste estudo, foram utilizadas 26 bezerras, sendo 18 positivas para Giardia spp., 17 para Eimeria spp. e 21 para Cryptosporidium spp., As bezerras que apresentaram maior grau de infecção pelos protozoários foram mais suscetíveis a casos de diarreia durante os 60 dias. De acordo com este estudo é possível afirmar que a ocorrência de diarreia pode estar altamente correlacionada com a presença de Giardia spp., levando a perdas econômicas devido ao baixo desempenho e ganho de peso de bezerras infectadas.

Palavras-chave: Giardia spp., Eimeria spp., Cryptosporidium spp., perdas econômicas

Relation between diarrhea and infection by protozoans in dairy calves

ABSTRACT - Diarrhea caused by protozoa in calves to lead to heavy economic losses. Characterized by malabsorption of nutrients, it can lead to malnutrition, weight loss and high mortality rates. Therefore, the objective of this study was verified during 60 days of life the relationship between the presence of Eimeria spp., Cryptosporidium spp., Giardia spp. It is an occurrence of diarrhea in calves associating age with the presence of protozoa. In this study, 26 parasites were used, these 18 were positive for Giardia spp., 17 for Eimeria spp. and 21 for Cryptosporidium spp., The survival rate of heifers with the presence of diarrhea was significantly different for the group without diarrhea for the three protozoa. According to this study it is possible to indicate that an occurrence of diarrhea is highly correlated with the presence of Giardia spp., leading to economic losses due to poor performance and weight gain of infected calves.
Keywords: Giardia spp., Emeria spp. Cryptosporidium spp., economic losses


Introdução

A criação de bezerras deve estar entre os principais manejos desenvolvidos nas propriedades leiteiras, visto que são através dessas futuras vacas que são realizadas as melhorias nas fazendas (Radostits et al., 2007). No entanto, são encontrados diversos desafios nessa categoria para se obter objetivos. Durante esse período o sinal clínico de diarreia é o maior causador de morbidade, consequentemente levando a altas taxas de mortalidade (Botteon et al., 2008). Os parasitas Eimeria spp., Cryptosporidium spp., e Giardia spp. estão entre os mais comuns em bezerras leiteiras, infecções virais e bacterianas também são frequentes neste período (Gomes & Carneiro, 1977). Em virtude disso, o objetivo do presente trabalho foi verificar a relação entre a presença de Eimeria spp., Cryptosporidium spp. e Giardia spp. com a ocorrência de diarreia em bezerras recém – nascidas durante os primeiros 60 dias de vida através de análise de sobrevivência e também avaliar a associação da idade e a presença dos protozoários.

Revisão Bibliográfica

A diarreia é o principal sinal clínico identificado em bezerros que morrem, sendo descrita por alguns autores como a principal causa de morte, devido à desidratação e síndrome da má absorção (Botteon et al., 2008). A maioria dos casos de mortalidade por diarreias ocorre nas primeiras duas semanas de vida.  Com o avanço da idade a susceptibilidade às doenças infecciosas diminui, mas ainda pode ocorrer da 3 a 4 meses de idade (Wattiaux, 2002). A diarreia pode ocorrer devido a fatores ambientais, nutricionais e infecciosos. A diarreia infecciosa pode ser causada por bactérias como Escherichia coli, Salmonella spp. e Clostridium perfringens; vírus como Rotavírus, Coronavírus e Adenovírus; e por protozoários como Cryptosporidium spp., Giardia e Eimeria spp. (Oliveira Filho et al., 2007). Os protozoários do gênero Eimeria são a causa da coccídiose, em bovinos jovens, a qual provoca diarreia, relacionada a perdas econômicas significativas pela ocorrência de morbidade, mortalidade elevadas (GIARETTA et al., 2014). É um parasito intracelular obrigatório da mucosa intestinal e transmitida por oocistos. A susceptibilidade esta relacionada, principalmente a idade, a genética, imunidade, fatores climáticos e ambientais (MEIRELES et al., 2012). A cryptosporidiose bovina é provocada por protozoários do gênero Cryptosporidium, pode infectar todas as categorias de animais. Podem ou não demostrar sinais clínicos (COUTO & BOMFIM, 2012). Os hospedeiros eliminam a forma infectante, occistos esporulados, nas fezes contaminando o ambiente, os alimentos e/ou a água (MARTINS-VIEIRA et al., 2009). Animais jovens são mais suscetíveis à infecção e demostram sintomatologia clínica. A diarreia é o principal sinal clinico e quando intensa pode provocar morbidade e, até mesmo, morte de bezerros de até 3 meses de idade (COUTO & BOMFIM, 2012). Animais assintomáticos são potencialmente portadores de oocistos e considerados importantes fontes de transmissão para os bezerros (FEITOSA et al., 2008). A prevalência da infecção é considerada alta em bovinos de leite jovens (MARTINS-VIEIRA et al., 2009). A Giardia spp. é considerada um dos principais parasitos intestinais de humanos e  de animais, associada com a ocorrência de diarreia. Este protozoário em muitos casos apresenta envolvimento em diarreia neonatal, de forma dependente ou associada com outros endoparasitas (GUIMARÃES et al., 2001).  A transmissão ocorre geralmente através de água contaminada com cistos (MARQUI et al., 2011).

Materiais e Métodos

Este estudo foi realizado em três diferentes propriedades localizadas no Oeste de Santa Catarina/Brasil, sendo as fazendas são caracterizadas pela produção leiteira em sistema de Free-stall, porém com alta mortalidade de bezerras devido à diarreia causada por protozoários (Volpato et al., 2017). Para essa pesquisa foram utilizadas 26 bezerras recém-nascidas. As amostras de fezes foram coletadas semanalmente até atingir os 60 dias de vida, totalizando 8 amostras por bezerra. As amostras de fezes foram processadas pela técnica de centrífugo flutuação com solução saturada de zinco (Monteiro, 2011). A leitura das lâminas foi realizada em microscópico óptico no aumento de 100 e 400 vezes. A infecção parasitária foi classificada como leve (1 a 100 cistos/oocistos/g), moderada (101 a 300 cistos/oocistos/g) ou alta (mais de 301 cistos/oocistos/g) (Gressler et al., 2010). A análise de sobrevivência foi realizada utilizando métodos não paramétricos de sobrevivência de Kaplan-Meier, visando avaliar visualmente as curvas de sobrevivência para a presença e ausência de diarreia. As diferenças nas funções de sobrevivência através da diarreia foram avaliadas utilizando o teste log-rank.

Resultados e Discussão

Neste presente estudo 18 bezerras apresentaram infecção para Giardia spp., 17 para Eimeria spp., 21 para Cryptosporidium spp., infecções mistas por pelo menos dois protozoários foram 13 bezerras (Figura 1). A probabilidade de ocorrência de diarreia para os três protozoários estudados houve diferença significativa (p<0,001). Sendo infecções por Giardia spp. mostrou relação com a presença de diarreia nos primeiros dias de vida, no caso de infecções por Eimeria spp. no período final da fase de aleitamento, porém para infecções por Cryptosporidium spp. esteve presente durante todo os 60 dias. Além disso, quando analisamos a presença de diarreia em relação á idade da bezerra, verificamos que para Giardia spp. essa ocorrência aconteceu em um determinado tempo. Porém, para Eimeria spp., Cryptosporidium spp. e infecções mistas não mostrou resultados significativos (p=0,23, p=0,41 e p=0,18, respectivamente). Os eventos de diarreia foram associados à infecção causada por protozoários em bezerros recém-nascidos até 60 dias de vida e notável a presença de diarreia quando a infecção foi causada por Giardia spp., Mesmo nos estágios iniciais de vida (~ 10 Dias) até o dia 25. Diarreia associada à infecção Eimeria spp. foram observadas entre os dias 30 e 60, Diferentemente da infecção causada por Cryptosporidium spp., que ocorreu ao longo de todo o estudo. Outra informação importante é a ocorrência de infecções mistas por pelo menos dois parasitas, levando a mais casos de diarreia e menor chance de sobrevivência. Em alguns estudos realizados anteriormente, observaram 61% de bezerros positivos para Cryptosporidium e 86% para Giardia (Wolking et al., 2006), diferente do nosso estudo, uma vez que encontramos um número muito maior de animais positivos infectados por Cryptosporidium. Infecções causadas por Eimeria. Foram observadas em 30% dos bezerros com 30 dias de idade por Peter et al. (2015). Oocistos de Cryptosporidium foram encontrados ao longo do período experimental, com maior grau nos dias 8 a 9, conforme relatado por Guimarães et al. (2009), ao estudar dez bezerros observou que todos começaram a apresenta infecção pelo parasita no dia nove de suas vidas. Estes resultados estão de acordo com a literatura, uma vez que a eliminação de Cryptosporidium spp. Pode ocorrer entre o dia 1 e 12 da vida (Fayer et al., 1997). No entanto, de acordo com a análise estatística, infecções por Cryptosporidium spp. não foram responsáveis ​​por ocorrência da diarreia, nem associados a mortalidade. De acordo com a literatura, a diarreia ocorre durante um período crítico de vida caracterizado nos primeiros 15 dias de vida, o que corresponde a desafios ambientais para os animais, além do sistema imunológico em desenvolvimento, explicando os resultados encontrados 54% dos animais apresentaram diarreia (Wolking et al. Al., 2006). Esta informação está muito próxima do que encontramos, uma vez que aproximadamente 50% dos bezerros apresentaram diarreia.

Conclusões

Com base em nossos resultados, concluímos que Giardia spp., Eimeria spp., Cryptosporidium spp., podem infectar bezerras nas primeiras semanas de vida. Nos momentos que foram observados infecções graves por Giardia spp. foi notado diarreia nas primeiras semanas de vida. Entretanto, diarreias causadas por infecções por Eimeria spp. foram mais prováveis no período final de aleitamento e a presença de Cryptosporidium spp. foi observada durante todo o período, sendo que teve menor relação com diarreia. Portanto, as infecções causadas pelos protozoários estudados interferiram saúde intestinal, o que representa um grave problema para muitas fazendas, uma vez que retarda o crescimento animal e interfere no ganho de peso.

Gráficos e Tabelas




Referências

BOTTEON, R.C.C.M.; BOTTEON, P.T.L.; SANTOS, J.C.B.J.; PINNA, M.H.; LÓSS, Z.G. (2008). Frequência de diarreia em bezerros mestiços sob diferentes condições de manejo na região da média Paraíba – Rio de Janeiro e Minas Gerais. Braz J Vet Res Anim Sci 45, 153-160. FAYER, R.; SPEER, C.A.; DUBEY, J.P. (1997). Cryptosporidium and cryptosporidisis CRC Press, Inc 1-239. GOMES, E.F.C.; CARNEIRO, J.M. (1977). Subsídios para a programação do desenvolvimento da pecuária bovina mineira. Belo Horizonte: Imprensa da escola de Veterinária da UFMG, 167 p. GRESSLER, L.T.; DA SILVA, A.S.; SILVA, M.K.; TONIN, A.A;, MONTEIRO, S.G. (2010). Gastrointestinal parasites of cavy (Cavia aperea aperea) in southern Brazil. Res Vet Sci 89, 206-208. GUIMARÃES, L.B.; FILHO, E.J.F.; CARVALHO, A.U.; FERREIRA, P.M.; RIBEIRO, M.F.B.; FERREIRA M.G.; FREITAS, M.D. (2009). Comportamento da excreção de oocistos de Cryptosporidium spp. e de cistos de Giardia spp. em bezerros infectados naturalmente. Ciênc Anim Bras 1, 660 – 665. MONTEIRO SC (2011). Parasitologia na medicina veterinária. São Paulo: Roca. OLIVEIRA FILHO, J. P.; SILVA, D.P.G.; PACHECO, M.D.; MASCARINI, L.M.; RIBEIRO, M.G.; ALFIERI, A.A.; ALFIERI, A.F.; STIPP, D.T.; BARROS, B.J.P.; BORGES, A.S. (2007) Diarreia em bezerros da raça Nelore criados extensivamente: estudo clínico e etiológico.  Pesq. Vet. Bras., v.27, p.419-424. PETER, G.S.; GITAU, G.K.; MULEI, C.M.; VANLEEUWEN, J.; RICHARDS, S.; WICHTEL, J.; RADOSTITS, O.M, GAY, C.C.; BLOOD, D.C.; HINCHCLIFF, K.W. (2007). A textbook of the diseases of cattle, sheep, goats, pigs and horses. Edinburgh: Sauders. 10, 127 – 160. RADOSTITS, O.M.; PETER, G.S.; GITAU, G.K.; MULEI, C.M.; VANLEEUWEN, J.; RICHARDS, S.; WICHTEL, J.; GAY, C.C.; BLOOD, D.C.; HINCHCLIFF, K.W. 2007.  A textbook of the diseases of cattle, sheep, goats, pigs and horses. Edinburgh: Sauders. 10, 127 – 160. VOLPATO, A.; CAMPIGOTTO, G.; GLOMBOWSKY, P.; GALLI, G.M.; MACHADO, G.; DA SILVA, A.S. (2017). Gastrointestinal protozoa in dairy calves: identification of risk factors for infection. Rev MZV Cordobá. In press. WATTIAUX, M. A. Essenciais em Gado de Leite—Criação de Novilhas. The Babcock Institute: University of Wisconsin-Madison. p. 121-124, 2002. Wolking, D.J.; Clifford, D.L.; Kelli, T.R.; Kamani, E.; Smith, W.A.; Kazwala, R.R.; Mazet, J.A.K. (2016). Bomba to banda – A disease sentinel concept for reduction of diarrhea. Pastoralism: Research, Policy and Practice. 6, 13.