ZOOTECNIA PARA SUCESSORES RURAIS DA AGRICULTURA FAMILIAR

Patrícia de Oliveira Lima1, Allison Ferreira de Lima2, Priscila Hilário Fonseca3, Salenilda Soares Firmino4, Jéssica Taiomara Moura Costa Bezerra de Oliveira5, Eduardo Duarte de Almeida6, Thyarlon Bergson Chaves Lima7, Maria Vivianne Freitas Gomes de Miranda8
1 - Universidade Federal Rural do Semi-árido
2 - Universidade Federal Rural do Semi-árido
3 - Universidade Federal Rural do Semi-árido
4 - Universidade Federal Rural do Semi-árido
5 - Universidade Federal Rural do Semi-árido
6 - Universidade Federal do Ceará
7 - Universidade Estadual vale do Acaraú
8 - Universidade Federal Rural do Semi-árido

RESUMO -

Objetivou-se fornecer novos saberes sobre atividades pecuárias, para estudantes de escolas rurais, potenciais sucessores nos empreendimentos rurais, de forma a corrigir práticas errôneas e permitir a melhoria dos sistemas de produção. O projeto foi realizado em 55 escolas de 19 municípios do Rio Grande do Norte, totalizando 842 estudantes. Os segmentos teóricos tiveram as seguintes temáticas: manejo alimentar, sanitário e reprodutivo de bovinos, caprino-ovinos e galinhas caipiras. Percebeu-se expressiva compreensão dos conteúdos nos tópicos: cuidados com a cria (87,76%), castração (91,4%) e manejo de instalações (96,48%), para manejo de bovinos, de caprino-ovinos e de galinhas caipiras, respectivamente. O trabalho atingiu seu objetivo de transmitir conhecimento para os estudantes que, uma vez posto em prática possibilita um posterior aumento na produção, abrindo novas oportunidades de renda para pequenos produtores e melhorando o desenvolvimento econômico das famílias.

Palavras-chave: Agricultura familiar; Desenvolvimento rural; Difusão de tecnologias; pecuária.

ZOOTECNIA FOR RURAL SUCCESSORS OF FAMILY AGRICULTURE

ABSTRACT - This study aimed to provide new knowledge livestock activities prevalent in family units through the training of rural school students, potential successors in rural enterprises as a way to introduce new concepts and correct erroneous practices to improve production systems. This project was carried out with 842 students, in 55 schools in 19 municipalities of Rio Grande do Norte. Regarding the results, it was noticed significant absorption of mainly content taught in the following topics: care creates (87.76%), castration (91.4%) and handling facilities (96.48%), belonging respectively the handling of cattle, goats, sheep and hens. The work achieved its goal of imparting knowledge to students, such knowledge put into practice allows for a further increase in production, opening new income opportunities for small farmers and improving the economic development of families.
Keywords: Dissemination of technologies; Family farming; livestock activities; rural development.


Introdução

A transferência tecnológica, que outrora se concentrava na assistência técnica pública e nos programas de crédito subsidiado, é hoje conduzida, principalmente por empresas privadas, o que restringe o acesso ao conhecimento, sobretudo aos pequenos pecuaristas. Prova disso é que o desempenho médio da pecuária nacional, cujos índices zootécnicos estão aquém dos potenciais, apesar da crescente participação brasileira no mercado internacional (EUCLIDES FILHO et al., 2002). De acordo com Pereira (2010), o investimento no treinamento dos trabalhadores que lidam com os animais é o ponto chave para o início de uma mudança de mentalidade e atitude em um sistema de produção pecuária. Em consonância com o exposto, o presente estudo teve como objetivo fornecer novos saberes aos estudantes de escolas rurais, permitindo assim, o estabelecimento de estratégias para melhorar seus sistemas de produção.

Revisão Bibliográfica

O Brasil tem como características a diversidade e a heterogeneidade, principalmente no tocante à infraestrutura de produção no seu meio rural, no qual cada região produz e reproduz disparidades, econômicas ou sociais, revelando desigualdades regionais (NUNES et al., 2015). A agricultura familiar é o sistema predominante no mundo inteiro, uma forma de produção em que o núcleo de decisões, gerência, trabalho e capital é controlado pela família (ZOCCAL et al., 2004). Assumindo papel socioeconômico de grande importância no agronegócio brasileiro e seu desenvolvimento é entendido como uma das pré-condições para uma sociedade economicamente mais eficiente e socialmente mais justa (LOURENZANI, 2006). O processo de transferência tecnológica, que outrora se concentrava na assistência técnica pública e nos programas de crédito subsidiado, é hoje conduzido principalmente por empresas privadas, o que restringe, significativamente, o acesso ao conhecimento. Os pequenos pecuaristas apresentam dificuldades nesse processo. Em parte, por questões culturais e também pelas limitações financeiras, restringindo o acesso à tecnologia e ao conhecimento. Prova disso é o desempenho médio da pecuária nacional, cujos índices zootécnicos estão aquém dos potenciais, apesar da crescente participação brasileira no mercado internacional (EUCLIDES FILHO et al., 2002). A adesão à ideia do desenvolvimento local sustentável é um imperativo para a consolidação da agricultura familiar no Semiárido. Na eventualidade do impulso participativo se dar em um grau menor, a educação formal e o acesso à informação podem vir a contrabalançar, podendo-se observar respostas melhores. Estudos de Khan et al (1998), informam que entre produtores familiares, variáveis socioeconômicas como: escolaridade, acesso aos meios de comunicação de massa, participação social e valor das máquinas e equipamentos, apresentaram-se positivamente relacionados com a adoção de práticas conservacionistas. Sendo assim, à introdução de conceitos básicos da produção agropecuária, sem esquecer a sustentabilidade dos sistemas, o conhecimento e a cultura local, de modo a permitir a passagem do conhecimento adquirido para as futuras gerações de produtores, criando a real possibilidade de mudança no cenário produtivo no qual estão inseridos é de suma importância para os núcleos de produção familiar.

Materiais e Métodos

  O projeto que teve como tema “Capacitação de jovens: Manutenção do homem no campo”, foi realizado em 55 escolas municipais e estaduais do Rio Grande do Norte, em 19 municípios do RN: Patu, Alto do Rodrigues, Pendências, Ipanguaçu, Apodi, Felipe Guerra, Severiano Melo, Rodolfo Fernandes, Itaú, Itajá, Lucrécia, Frutuoso Gomes, Almino Afonso, Rafael Godeiro, Afonso Bezerra, São Rafael, Angicos, Umarizal e Olho D’água dos Borges, tendo como público alvo os filhos e netos de produtores de base familiar, nas escolas rurais. As palestras foram ministradas para 842 alunos do ensino fundamental II, ensino médio e EJA (ensino de jovens e adultos).  Cada turma recebeu 3 visitas, com 3 palestras que abordaram as principais atividades pecuárias da região: manejo de bovinos, manejo de caprino/ovinos e manejo de galinhas caipiras. Os treinamentos eram realizados na forma de palestras realizadas a cada quinze dias durante o período de um ano, ministradas por estudantes de Zootecnia, com supervisão pós-graduandos. Foram elaboradas cartilhas com o conteúdo abordado e a avaliação foi feita por teste antes e depois de cada treinamento. Os dados foram tabulados em planilha eletrônica e expressos estatisticamente de forma descritiva em e porcentagem de acertos antes e depois das palestras.

Resultados e Discussão

Sobre os bovinos: os resultados sobre o manejo sanitário demonstraram que já havia um conhecimento sobre sanidade e após as palestras se evidenciou um aumento no percentual. Este dado é interessante, pois a preservação da saúde, tanto do homem quanto dos rebanhos, está intimamente ligada à identificação rápida e segura, tratamento e, principalmente, prevenção de doenças nos rebanhos (Tabela 1). Com relação aos cuidados com os bezerros, os dados revelaram pouco conhecimento sobre a importância do colostro para sobrevivência do bezerro. Entretanto, após a palestra ficou demonstrado um expressivo nível de compreensão a respeito do tema. No que se diz respeito ao manejo alimentar do rebanho observou-se melhora nos resultados obtidos. Foi também destacada a relação direta entre a nutrição e a manutenção da saúde dos animais e, consequentemente, melhoria da produção. Com relação ao manejo de caprinos e ovinos, após as palestras sobre doenças que acometem o rebanho, foi possível observar que cerca de 92,0% dos alunos obtiveram êxito na compreensão da importância de encontrar as formas de prevenção e a orientação de que a qualidade dos produtos estão diretamente relacionados ao controle sanitário. Outro fator importante para que possam desempenhar suas funções e expressar seu potencial produtivo, é a existência de um ambiente adequado que lhes forneça conforto, proteção e bem-estar. Observa-se, que houve um aumento de 8,4%, na compreensão da importância das instalações para o sucesso na criação de caprinos e ovinos. Dentre os itens discutidos, a castração foi o que apresentou melhor assimilação, passando de 76,6% para 91,4% o número de acertos. O propósito neste item foi destacar os motivos pelos quais se castram os animais, além de sugerir melhorias à sua produção.  Interferindo inclusive, positivamente no uso dos espaços (como apriscos, pastos, etc) por melhorar o manejo geral do rebanho. Quando questionados sobre questões relevantes para o correto manejo de galinhas caipiras, os estudantes demonstraram um excelente percentual de acertos já na abordagem antes dos treinamentos. Isto possivelmente, porque é comum nas pequenas propriedades a criação de galinhas para abastecimento da família com carne e ovos. No entanto, o baixo desempenho produtivo destas aves geralmente está relacionado a pouca importância dada à alimentação e a saúde destes animais. A alimentação é feita pelo pastoreio diurno e complementação com restos de comida, oriundos da alimentação humana e, em algumas propriedades se faz uso de grãos (milho) e/ou ração.  Além disso, a qualidade dos ovos, frequentemente, é comprometida pelo seu inadequado armazenamento, uma vez que a construção de galinheiros (como forma de abrigo noturno contra os predadores, para propiciar local de postura e proteção contra roubos) se dá em instalações anexadas à residência dos produtores e não permitem a correta higienização do local.

Conclusões

O Projeto alcançou os objetivos propostos e proporcionou, aos estudantes da zona rural, um incremento de conhecimento prático a ser prontamente adotado em seus sistemas produtivos com ganhos reais em sanidade e manejo de bovinos, caprinos, ovinos e galinhas caipiras.


Referências

EUCLIDES FILHO, K.; FIGUEIREDO, G.R.; EUCLIDES, V.P.B. et al. Eficiência bionutricional de animais nelore e seus mestiços com Simental e Aberdeen Angus, em duas dietas. Rev. Bras. Zootec., v.31. supl.1, p.331-334. 2002. LOURENZANI, W. L. Capacitação gerencial de agricultores familiares: uma proposta metodológica de extensão rural. Organizações Rurais & Agroindustriais, Lavras, v. 8, n. 3, p. 313-322, set./out. 2006. NUNES, E. M. et al. Dinamização Econômica e Agricultura Familiar: limites e desafios do apoio a Projetos de Infraestrutura (Proinf) em territórios rurais do Nordeste. Revista de Economia e Sociologia Rural,v. 53, n. 3, p.529-554, set. 2015. PEREIRA, F.B. Diagnóstico de situação das práticas de manejo sanitário em sistemas de produção de bovinos de corte. 2010. 35f. Dissertação (Mestrado em Ciência Animal) - Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho”, Araçatuba, 2010. ZOCCAL, R.; SOUZA, A. D.; GOMES A. T.; LEITE J. L. B. Produção de Leite na Agricultura Familiar. In: Congresso Brasileiro de Economia e Sociologia Rural, 12, 2004, Cuiabá. Anais... Cuiabá: SOBER, 2004.