O plenário do Senado Federal aprovou, em última instância, o projeto de lei 619/2015, da deputada federal Júlia Marinho (PSC), que institui oficialmente o Dia Nacional do Zootecnista em 13 de maio. Antes da oficialização, a data já era comemorada anualmente no mesmo dia e mês, porém, até então, não era reconhecida pelo Congresso Nacional, Senado Federal e Governo Federal. A aprovação aconteceu no dia 12 deste mês e agora segue para sanção do presidente do Senado Federal e, posteriormente, para a sanção do presidente Michel Temer.

Para Marinaldo Divino Ribeiro, presidente da Associação Brasileira de Zootecnistas (ABZ), esta é uma importante conquista para a zootecnia brasileira. Na visão dele, esta conquista está relacionada ao reconhecimento da identidade institucional da zootecnia como profissão. O presidente da ABZ atribui a conquista à articulação da associação junto ao senador Waldir Raupp (PMDB), de Rondônia.

“Com o reconhecimento de uma data tão importante para nós, nosso poder de argumentação aumenta frente a lutas importantes da categoria, como a criação do sistema de conselhos”.

A escolha do dia 13 de maio como data de comemoração faz menção ao dia da aula inaugural do primeiro curso superior de zootecnia instalado no Brasil, realizado em 1966, na cidade de Uruguaiana, Rio Grande do Sul.

Para Marinaldo, a oficialização da data ajuda a mostrar o reconhecimento e apoio a todos os zootecnistas, que apresentam relevantes contribuições ao avanço social e econômico do país através do fomento à pecuária e ao desenvolvimento produtivo dos rebanhos, bem como estudando alternativas de produção racional de diferentes espécies animais nas mais variadas condições.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

©2024 Associação Brasileira de Zootecnistas

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?