Estão abertas  as inscrições para a segunda edição da Olimpíada Brasileira de Zootecnia (OBZ).

Lançada em 2019, a OBZ é voltada para acadêmicos de Zootecnia de todos os períodos e de todas as partes do país, com o objetivo de testar conhecimentos adquiridos durante a graduação. A iniciativa é da Associação Brasileira de Zootecnistas (ABZ).

A segunda edição da OBZ seria realizada em 2020 e até chegou a ser anunciada, porém, pelo avanço da pandemia, a associação e o comitê organizador prezaram pelo adiamento.

A OBZ é regida por um comitê organizador, responsável, inclusive, pela produção das provas, que são embasadas nos conteúdo das Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de graduação em Zootecnia. Questões de atuação profissional em Zootecnia também permeiam a competição.

Funcionamento e novidades

Assim como na fase piloto, a OBZ terá etapas locais, estaduais e nacional.

CRONOGRAMA

Inscrições 14 de dezembro a 25 de fevereiro
Divulgação das inscrições homologadas 28 de fevereiro
Provas da etapa local 8 e 9 de março
Divulgação dos resultados 28 de março
Provas da etapa estadual 05 e 06 de abril
Divulgação dos resultados 19 de abril
Etapa nacional 03 e 04 de maio
Premiação 24 a 27 de maio, no Zootec Manaus

Nesta edição, a Rede do Programa de Olimpíadas de Conhecimento (Rede POC) será parceira da OBZ.

Por meio desta parceria, os vencedores das modalidades individual e equipes receberão, além das tradicionais medalhas, uma credencial para participar do London International Youth Science Forum, programada para ocorrer em julho de 2023, na Inglaterra.

O evento é um dos mais antigos fóruns residenciais de ciência do mundo e, anualmente, reúne cerca de 500 alunos de aproximadamente 70 países.

Modelo de inscrição

O modelo de inscrição também passou por mudança e agora será feito via formulários do Google. Confira links e instruções abaixo.

Outra mudança foi quanto às modalidades. Antes disponível apenas em modo grupal, agora a OBZ também aceitará competidores na modalidade individual.

“Isso significa que a equipe pode não ser classificada para a próxima fase, mas o competidor individual poderá seguir para as etapas seguintes e ser o vencedor na etapa nacional. Esta será uma opção a mais para o competidor que poderá participar nas duas modalidades ao mesmo tempo, e sua pontuação dependerá apenas de seu desempenho. Na competição em equipe, a pontuação da prova individual e em equipe compõem a nota final e esta é uma forma interessante de colaboração em grupo”, explicou Rose Galati, presidente do comitê.

Independentemente da modalidade escolhida para a participação, os inscritos precisarão indicar pelo menos um professor orientador.

Mesmo com o avanço do calendário de vacinação contra a Covid-19, as provas da OBZ estão previstas para serem realizadas virtualmente, uma vez que muitas universidades têm previsão de retorno às aulas presenciais somente a partir de abril.

Passo a passo e orientações

Antes de se inscrever, cada participante precisa ler atentamente o regulamento de inscrição.

Para as inscrições de equipes, que podem ter no máximo 5 membros, o processo se inicia no formulário do Google. Após o preenchimento de todos os campos, ao final do formulário, será solicitado um termo de adesão assinado por todos os participantes, que deverá ser enviado em PDF.

Para as inscrições individuais, o processo também se inicia no formulário do Google. Após o preenchimento de todos os campos, será solicitado ao participante um termo de adesão assinado, que deverá ser enviado em PDF.

A adesão a Escola de Zootecnia participante à OBZ também precisa ser feita via Google Forms, através do coordenador de curso. Neste formulário, além das informações solicitadas, o coordenador deverá anexar, em PDF, a sua portaria de nomeação e o termo de adesão da escola preenchido e assinado.

O comitê organizador reforça que coordenadores de curso não podem ser orientadores de equipe.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

©2024 Associação Brasileira de Zootecnistas

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?