Após denunciar a falta de vagas para zootecnistas no concurso do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), a Associação Brasileira de Zootecnistas (ABZ) está convocando a categoria para que os profissionais realizem denúncias individuais junto ao Ministério Público do Trabalho (MPT) e ao Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (MTFC). O objetivo é mostrar a retirada de direitos dos zootecnistas, que possuem competência comprovada para trabalhar como Auditores Fiscais Agropecuários, cargo ofertado pelo concurso do MAPA e que, segundo edital (ESAF nº 59/2017), só prevê contratação de médicos veterinários.

Entenda: ABZ denuncia falta de vagas para zootecnistas em concurso do MAPA

De acordo com Marinaldo Divino Ribeiro, presidente da ABZ, denúncias conjuntas de profissionais de diversos Estados mostrará o incomodo trazido para a categoria, além de expor ao Governo Federal a força dos zootecnistas. Para facilitar o processo para os zootecnistas que se mobilizarem com a causa, a ABZ disponibiliza os links para efetivar as denúncias junto ao MPT e MTFC e também um modelo de contato para os ministérios (disponíveis no final desta matéria).

“É necessário mostrar a força da categoria para que as nossas demandas sejam efetivamente atendidas”.

O modelo de contato oferecido pela ABZ menciona a inconsistência do edital frente ao que prevê a lei 5.550/68, que dispõe sobre o exercício do zootecnista. Outro argumento apresentado diz respeito à Resolução CNE/CES nº: 04/2006, que dispõe sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de graduação em zootecnia.

As denúncias podem ser feitas online neste link (MPT) e neste link (MTFC). Já o modelo de contato pode ser baixado clicando aqui.

11 Comentários
  1. Cid 11 meses atrás

    Boa tarde a todos!
    Conversei com alguns colegas, assessores jurídicos e me disseram que seria melhor fazer essa denúncia, no MPF que seria o órgão de mesma esfera, e seria o correto para acatar esta denuncia e fiscalizar, não seria este o caso?

    • Autor
      Caio Budel 11 meses atrás

      Oi Cid! Nós pretendemos fazer a denúncia no MPF. Entretanto, pra isso, precisamos de uma peça bem preparada. Estamos tentando contratar um advogado, mas o custo tem sido limitante.

  2. Salvador Alves Maciel Neto 11 meses atrás

    Muito importante esta luta para a categoria, quando se contrata um Agronomo ou Veterinário para para um servico de Zootecnista o governo esta contratando mal. Devem abrir mais vagas para zootecnistas nao por bondade e sim por ele ser melhor preparado que estas outras duas profissoes

  3. Kátia Feltre 11 meses atrás

    Acredito que essa denuncia poderia ser mais bem orientada, já que no site no MPT existem vários passos e campos de preenchimento que causam confusão com o modelo de contato. Sugiro essa medida para facilitar para os profissionais e recrutar o máximo de denúncias possível.
    Obrigada

    • Autor
      Caio Budel 11 meses atrás

      Oi Kátia! Tem razão! Vamos produzir um passo a passo melhor elaborado e divulgaremos aqui no site em breve!

  4. Katiane Queiroz 11 meses atrás

    Acho que temos que fazer a denuncia também ao MPF e precisamos de orientação para isso.

    • Autor
      Caio Budel 11 meses atrás

      Oi Katiane! Nós pretendemos fazer a denúncia no MPF. Entretanto, pra isso, precisamos de uma peça bem preparada. Estamos tentando contratar um advogado, mas o custo tem sido limitante.

  5. Katiane 11 meses atrás

    Acho que temos como interpor uma ação coletiva ao MPF.

  6. Mucio 11 meses atrás

    Realizei a denúncia e enviei para o e-mail da abZ, para confirmar, porém, recebo e-mail informando que ocorreu um problema na entrega.

  7. Marco 10 meses atrás

    Art 14 do Decreto 9013 de 29 de Março de 2017:A inspeção e fiscalização previstas neste decreto são de atribuição do Auditor Fiscal Federal Agropecuário com formação em medicina veterinária

  8. Romario 10 meses atrás

    Essa denúncia poderá surtir efeitos até a data de realização das provas? Vamos mostrar nossa força.

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

©2018 Associação Brasileira de Zootecnistas
Desenvolvido por Agrobase
ou

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

ou

Create Account