A Associação Brasileira de Zootecnistas (ABZ) intensificou nesta semana as suas ações em defesa da categoria na reprodução animal, área de atuação garantida pela Lei 5.550/1968, que regulamenta o exercício da profissão. Mesmo com amparo legal, os zootecnistas do setor são alvo de intimidações constantes e tentativas de cerceamento de direitos profissionais por parte de órgãos regionais de controle. A assessoria jurídica da associação permanece disponível para avaliar denúncias de zootecnistas neste assunto para construção de benefícios coletivos.

“A ABZ sempre colocou a sua assessoria jurídica à disposição para atuar da melhor forma possível em apoio aos zootecnistas afetados por processos decorrentes da atividade na reprodução, tanto que ela atua, conforme acordos entre as partes, como amigus curie em tais processos a que ela foi demandada”, explica o presidente, Marinaldo Divino Ribeiro.

Ainda sobre o tema reprodução animal, a ABZ tem trabalhado fortemente junto ao Fórum de Coordenadores de Graduação, aos cursos de todo o país via coordenadores, e aos estudantes, através da ABZ Jovem, para intensificar nas bases as questões da formação em reprodução.

Além de estudos para impetrar ação jurídica coletiva, a entidade está organizando um Fórum de Especialistas em Reprodução para que, com conhecimento técnico, possa melhor orientar o que os zootecnistas brasileiros podem ou não podem fazer em reprodução, garantindo mais autonomia de defesa aos profissionais.

DENÚNCIAS

Zootecnistas da área de reprodução que sofrerem intimidações no exercício legal da profissão podem acionar o jurídico da ABZ através do e-mail abz@abz.org.br. No campo assunto, devem inserir o tema “Acionamento jurídico”. No corpo do e-mail, é importante descrever com o máximo de detalhes o ataque sofrido, anexando também documentos comprobatórios para embasar a denúncia.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

©2021 Associação Brasileira de Zootecnistas

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?