A diretoria da Associação Brasileira de Zootecnistas (ABZ) lançou uma petição online propondo sugestões para o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) frente à confecção do Manual de Responsabilidade Técnica para zootecnistas e médicos veterinários. Desde a sua primeira divulgação, na semana passada, a proposta inicial apresentada pelo conselho causou discussões na comunidade por deixar zootecnistas à margem de campos que, por lei, são de sua atuação.

“A Zootecnia brasileira não é contrária a existência de Manual de Responsabilidade Técnica por entender que ele é essencial para orientar os procedimentos técnicos nas diferentes áreas de atuação e por ser um instrumento de proteção da sociedade quanto à qualidade dos serviços prestados pelos profissionais da categoria, mas precisamos que este manual seja feito de maneira justa”, frisa Marinaldo Divino Ribeiro, presidente da ABZ.

Na petição apresentada pela ABZ, zootecnistas solicitam, em um primeiro momento, duas demandas em específico:

  1. Que a proposta de Manual de Responsabilidade Técnica seja construída por grupo de trabalho ou equivalente com quantitativos iguais de representantes das categorias profissionais albergas pelo Conselho de Classe indicados por seus pares;
  2. Que o Manual de Responsabilidade Técnica não seja elaborado como um instrumento de restrição ao livre exercício da competência profissional do Zootecnista ou mesmo ser uma porta para o Conselho de Classe ora constituído ou outro órgão ou instituição estabelecer instrumentos normativos que impactem negativamente sobre o ambiente de trabalho do Zootecnista de forma a impedi-lo em concorrer pelos postos de trabalho nas áreas de sua competência adquirida no processo de formação.

Para assinar a petição, clique aqui.

O CASO

A comunidade zootécnica brasileira tomou conhecimento da existência de uma minuta inicial do manual através da ABZ, que teve acesso ao documento através do portal do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Norte (CRMV-RN). Após a divulgação do documento prévio, manifestações contrárias de zootecnistas e acadêmicos forçaram o CFMV a se posicionar publicamente sobre o caso. Na semana passada, a assessoria da entidade informou que, antes da sua aprovação, o teor do manual será disponibilizado para consulta pública dos profissionais.

O presidente da ABZ relembra que, tão logo a associação tomou conhecimento do caso, já formou um grupo de estudo para apresentar propostas de alterações a minuta apresentada às regionais pelo CFMV. O documento produzido pela associação será encaminhado ao CFMV junto com as assinaturas da petição.

4 Comentários
  1. Carlos Eduardo vieira 5 anos atrás

    Sou a favor da petição para que o zootecnista tenha seus direitos preservados.

  2. Ana Maria Teixeira 5 anos atrás

    Muito injusto a Zootecnia ser uma profissão desvalorizada e pior, por colegas de profissões como a Veterinária. Um zootecnista estuda tanto quanto um veterinário e deveriam trabalhar no avanço a ciência. A Zootecnia deveria ser valorizada tal qual uma engenharia, pois faz jus a isso.

  3. Maria Paula Lobato 5 anos atrás

    A Zootécnia merece respeito e reconhecimento, minha futura profissão necessita de autonomia.

  4. Valmir Borrigueiro 5 anos atrás

    Nosso pavio eh longo demais, tratamos essa covardia do CFMV com cavalheirismo ha 50 anos

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

©2024 Associação Brasileira de Zootecnistas

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?