A diretoria estadual da Associação Brasileira de Zootecnistas (ABZ) em Pernambuco vem realizando trabalhos importantes de articulação e estreitamento de contato com a comunidade zootécnica do Estado, principalmente com acadêmicos. Hoje a diretoria é chefiada pela zootecnista Simone Pereira.

Zootecnista Simone Pereira (Foto: arquivo pessoal/Reprodução)

Para que os trabalhos da ABZ Pernambuco pudessem ser realizados de maneira mais abrangente, foram instaladas duas coordenações para o auxílio nos trabalhos de articulação: uma é a Representação Estudantil, que hoje é desempenhada pelo acadêmico Emmanuel Tavares, e a Secretaria-Executiva, sob responsabilidade da zootecnista Vaneide Thrope. Ambos os cargos são voluntários.

“Esta foi a nossa primeira ação enquanto diretoria estadual. Com este trabalho em conjunto, fica mais fácil realizarmos ações coordenadas envolvendo a ABZ, a comunidade acadêmica e os próprios profissionais”, explica Simone.

Reunião da ABZ Pernambuco com a coordenação e diretoria da UFRPE (Foto: Ascom)

Além dos novos cargos, a ABZ Pernambuco conta, ainda, com os chamados ‘Elos Top de Linha’, posição criada pela diretoria para reunir acadêmicos das três instituições do Estado com cursos de Zootecnia: Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UAST) e Unidade Acadêmica de Garanhuns (UAG).

Elos da UAG-UFRPE (Foto: Ascom)

“Estes elos são formados por acadêmicos que estão responsáveis por fazer a ligação entre a ABZ Pernambuco, diretórios acadêmicos das três unidades e, consequentemente, demais estudantes. É uma forma de nos fazermos ainda mais presentes, podendo atuar em loco quando demandas específicas surgem”.

Segundo Simone, a necessidade de criar os ‘Elos Top de Linha’ veio de uma demanda dos próprios acadêmicos, que possuíam muitas dúvidas sobre o papel e trabalhos desempenhados pela ABZ.

“Os estudantes quando entram no curso, ou até mesmo os que estão concluindo, ficam perdidos com as atividades que estão sendo realizadas pela associação. Por isso essa interação é importante, para que essa aproximação passe a ser um processo cada vez mais natural”.

Visita da ABZ-PE na UAG. Ao centro, Safira Valença, ex-diretora da ABZ e coordenadora da unidade. À esquerda, professor Danilo (Foto: Ascom)

Antes de assumir a diretoria estadual da ABZ, Simone já realizava um trabalho de aproximação com os acadêmicos, principalmente pelas suas redes sociais, no Instagram e YouTube. Hoje, este trabalho está presente também nas diretrizes da diretoria, que se preocupa, entre outros temas, em evitar a evasão da comunidade acadêmica.

“Nós realizamos diversas reuniões para entender as necessidades destes estudantes, que muitas vezes acabam abandonando o curso por não entenderem bem todas as áreas e lugares que a Zootecnia pode nos levar, tanto no Brasil quanto em outros países. Destas reuniões, percebemos a necessidade de realizarmos, principalmente, eventos para os acadêmicos, abordando temas que vão influenciar diretamente na formação destes futuros profissionais”.

Reunião com a coordenadora do curso de Zootecnia da UAST-UFPRE, Rossana Herculano, presidente do diretório acadêmico e Elo da Unidade (Foto: Ascom)

CAPACITAÇÕES

Agora, um cronograma de atividades foi planejado pela diretoria e será realizado em parceria com as coordenações dos cursos de Zootecnia do Estado. As primeiras atividades a serem desenvolvidas pela diretoria integram o 1º Ciclo de Palestras ABZ Pernambuco pela Zootecnia (CPAZ). As atividades são gratuitas e estão divididas entre ações presenciais e online. Para conferir toda a programação, acesse o Instagram da diretoria através deste link.

ELOS

Confira, abaixo, os acadêmicos que integram os Elos Top de Linha da ABZ-PE.

UAG
Representante Estudantil da ABZ-PE e Presidente do DA – Emmanuel Tavares

Elos: Breno Sales
Cleisivan Lima
Brendson Padilha
Daíza Ellen
Márcio Wanderley

UAST
Presidente do DA – Matheus Andrade

Elos: Breno Queiroz
Willyane Souza
Dennys Oliveira

Sede-UFRPE
Roberta de Andrade – Presidente do DA

Elos: Emily Travasso
Nataly Arruda
Tamires Santos

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

©2019 Associação Brasileira de Zootecnistas

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?