A diretoria executiva da Associação Brasileira de Zootecnistas (ABZ) se posiciona publicamente sobre uma polêmica envolvendo a oferta à distância de uma graduação em Zootecnia pelo Centro Universitário Uningá, no Paraná. O caso ganhou repercussão nesta semana nas redes sociais.

Na visão da ABZ, para este tipo de oferta, é necessária a regulamentação do curso pelo Ministério da Educação (MEC), levando-se em consideração as garantias mínimas de ensino que viabilizariam a oferta de cursos de Zootecnia na modalidade EaD.

“A oferta da Zootecnia na modalidade EaD precisa ser regulamentada pelo MEC de forma a garantir formação adequada especialmente nos eixos de formação profissional previstos nas Diretrizes Curriculares Nacionais da Zootecnia”, explica Marinaldo Divino Ribeiro, presidente da ABZ.

Segundo o presidente, algumas das exigências mínimas de oferta, que garantiriam a formação adequada dos profissionais, especialmente nos eixos de formação específica, são:

1) projetos pedagógicos que atendam as diretrizes curriculares nacionais da Zootecnia;

2) Carga horária presencial para as práticas de formação profissional;

3) Estratégias de ensino e avaliação do processo de ensino aprendizagem do conhecimento em Zootecnia na modalidade em tela;

4) Disponibilidade de infraestrutura mínima, campos de estágios e de práticas necessários à adequada formação.

TENDÊNCIA

Na visão de Marinaldo, a criação de cursos EaD é uma tendência mundial, porém, nem todas as graduações se encaixam na modalidade. Por isso, é necessário que sejam realizados estudos específicos para que validem, ou não, quais cursos de graduação podem ser ofertados no Ensino à Distância.

“É uma a dinâmica de educação do tempo contemporâneo. É o uso da tecnologia a serviço da formação de pessoas e constitui oportunidade para transformação de vidas em lugares remotos ou a condição social da pessoa não permite o deslocamento para locais onde se tem o curso presencial”, disse o presidente da ABZ, relembrando que, no caso da Zootecnia, é necessário garantir as práticas de formação que são desenvolvidas nos laboratórios e setores de criação animal.

0 Comments

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

©2024 Associação Brasileira de Zootecnistas

Log in with your credentials

Forgot your details?