A diretoria da Associação Brasileira de Zootecnistas (ABZ) realizou recentemente o encaminhamento de contribuições para a consulta pública do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Rural (MAPA) sobre o texto da Instrução Normativa que visa regulamentar a realização de torneios leiteiros. O documento foi encaminhando a José Rodrigues Pinheiro Dória, secretário de mobilidade social, do produtor rural e do cooperativismo do MAPA. O objetivo da associação é, principalmente, a inclusão, por direito, do zootecnista neste cenário.

De acordo com Marinaldo Divino Ribeiro, presidente da ABZ, o coletivo de 35 mil zootecnistas no país necessitam, cada vez mais, que o governo volte o olhar para categoria e a inclua em processo como o que tramita no MAPA com relação aos torneios leiteiros.

No documento encaminhado pela ABZ ao secretário, todas as sugestões da associação possuem respaldo técnico e legal destacados no texto, reforçando, mais uma vez, a necessidade de abertura de espaço para os zootecnistas.

Em um dos trechos da minuta, por exemplo, o Ministério explica que o torneio leiteiro deverá estar sob responsabilidade de um técnico médico veterinário. Na versão da ABZ, esta posição é de um responsável técnico zootecnista.

“Nosso objetivo aqui é o de mostrar que somos mais que capacitados para este tipo de função. É nosso direito, por lei”.

Para conferir todas as sugestões da ABZ para a instrução normativa, clique aqui e leia na íntegra.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

©2024 Associação Brasileira de Zootecnistas

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?