O Produto Interno Bruto (PIB) da agropecuária brasileira deve apresentar dados crescentes até o fim de 2015, comprovando que o setor continuou investindo no aumento de produção e produtividade no país.

De acordo com informações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), do PIB agropecuário do 3º trimestre de 2015 teve queda de apenas -2% em relação a igual período de 2014, mas deve fechar em margem positiva até o fim deste ano. Os números são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados na última terça feira (01).

Para André Nassar, secretário de Política Agrícola do Mapa, a variação anual (quatro trimestres) do PIB da agropecuária é sempre positiva.

“A variação em 2015 está em patamares semelhantes a 2014, demonstrando que o setor agropecuário manteve em 2015 seu ritmo de investimento em comparação com 2014”.

Segundo o Mapa, o PIB agropecuário apresentou queda de -2% no 3º trimestre de 2015 em relação ao 3º trimestre de 2014 devido a menores produções em lavouras colhidas no terceiro trimestre, sobretudo café, cana-de-açúcar e trigo. Na taxa acumulada, em 4 trimestres a agropecuária apresentou crescimento de 2,1%.

O mesmo resultado foi observado na taxa acumulada nos 3 trimestres de 2015 (2,1%). Já o PIB total caiu em ambos os casos. Os dados do terceiro trimestre são bom indicativo do que deverá ocorrer no ano de 2015. Logo, o PIB agropecuário em 2015 deverá crescer ao redor de 2%.

“A mensagem positiva está no fato de que a agropecuária apresentará PIB crescente em 2015, comprovando que o setor continua investindo em aumento de produção e produtividade”, ressalva Nassar.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

©2024 Associação Brasileira de Zootecnistas

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?