Cartilhas online ensinam sobre cuidados de suínos desde a granja até os frigoríficos

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) disponibilizou na internet três cartilhas sobre bem-estar na produção de suínos. As publicações abordam o tratamento dos animais nas granjas, o transporte e os processos que devem ser adotados nos frigoríficos. As instruções dadas no material podem ser associadas a uma das maiores preocupações do zootecnista, que é maximizar o bem-estar animal no processo produtivo.

De acordo com o Mapa, os textos dos materiais educativos foram desenvolvidos por especialistas em suinocultura e podem ajudar os profissionais que trabalham em toda a cadeia produtiva.

As cartilhas foram elaboradas pela Comissão de Bem-Estar Animal do Mapa em parceria com a Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), Embrapa Aves e Suínos e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Uma das publicações ensina os procedimentos que devem ser adotados nas granjas em relação a questões como nutrição, biossegurança e climatização do ambiente. Já o transporte dos animais é tema de outra cartilha. Na terceira cartilha, é mostrado como deve ser feito o desembarque dos animais quando chegam aos frigoríficos, que devem ter estruturas para recebê-los, com higienização das instalações para o abate humanitário.

Acesse o material abaixo:

cartilha1 cartilha2 cartilha3
                     Toda granja                                                  Transporte                                               Frigorífico

1 Comentário
  1. Jean Fabio Ferraz. 1 ano atrás

    Muito útil.

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

©2017 Associação Brasileira de Zootecnistas
Desenvolvido por Agrobase
ou

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

ou

Create Account