A Semana do Zootecnista se encerra com a finalização do 30º Congresso Brasileiro de Zootecnia (Zootec), edição especial online, que entra para a história com a maior quantidade de participantes inscritos desde que o congresso começou a ser realizado. Ao todo, foram 3768 inscritos nas cinco modalidades do congresso, com participantes de todos os Estados brasileiros e participações de sete países. A participação na parte científica também foi alta: no total, 954 resumos foram submetidos, superando as expectativas da organização. O congresso contou com o patrocínio das empresas Meter e Perfecta Cursos e Reprodução.

(Foto: Ascom)

Na cerimônia de encerramento, o presidente da Comissão Organizadora do Zootec Online, Fernando Petroni, falou da satisfação em estar à frente de um evento como este, que além da programação técnica, contou com outros seis eventos paralelos (26º Reunião Nacional de Ensino de Zootecnia, três Assembleias Gerais da ABZ, Reunião do Conselho Consultivo e Reunião Nacional dos Diretores da ABZ).

“Meu sentimento e todos os membros da comissão é de gratidão. Nós somos parte de um evento que é uma identidade. Que é uma ideia. Uma inspiração. Nosso Zootec, que teve como título ‘Os novos caminhos da Zootecnia’, veio em um momento ímpar, que se refletem nos caminhos políticos, nos caminhos técnicos, de ensino… São novos caminhos não de reinventar a roda, mas de explorar novos métodos de fazer. De sermos mais eficientes. E eficiência é um sinônimo de Zootecnia”, disse Petroni, fazendo um agradecimento especial aos membros da comissão Alessandro Soares, Daniela Cotrim e Gabriel Estivallet.

A solenidade contou com a participação do presidente reeleito da ABZ, Marinaldo Divino Ribeiro; o presidente do Fórum de Coordenadores de Graduação em Zootecnia, Leandro Castilha; o presidente da Federação dos Estudantes de Zootecnia, Raphael Colombo Gaspar; e o presidente da Comissão Organizadora do Zootec 2022, Fábio Jacobs Dias.

“Nós buscamos fazer um evento que tentasse suprir a falta do presencial. A impressão que fica é de que agente foi vanguardista, que enfrentamos o momento, e que de certa forma fizemos história. A gente pode daqui 10 anos olhar para trás e dizer ‘olha, tudo isso aqui começou em 2021, quando tivemos a audácia de criar um evento remoto’. Mas mais que um momento histórico, nós tivemos um momento de demandas, com discussão de pontos mais latentes, que seguirão presentes nos nossos próximos debates”, disse Castilha, fazendo menção à 26º Reunião Nacional de Ensino de Zootecnia.

Para Marinaldo, o Zootec Online foi um marco na história da ABZ, do Congresso e da própria Zootecnia.

“Este grande evento da Zootecnia brasileira nos permitiu socializar conhecimento, construir interatividade, ainda que de forma remota, e celebrar a nossa Zootecnia, não somente enquanto ciência, mas também enquanto oportunidade e estabelecimento de reflexões para novas ações da profissão a partir da educação, do movimento estudantil e política de categoria, além de trazer avanços na construção de conhecimento, modificação do ser zootecnista, com solidificação do sentimento de pertencimento e da identidade do profissional”.

O Zootec Online contou com a colaboração de quase 40 palestrantes, todos zootecnistas, que se distribuíram entre 16 palestras e cinco mesas redondas que abordaram todas as grandes áreas da Zootecnia.

RECONHECIMENTO

Tradicionalmente, o Zootec faz menção honrosa a um trabalho destaque de cada área das categorias disponíveis. Neste ano, entretanto, a Comissão Organizadora optou por não fazer menção a nenhum trabalho em específico, mas sim, reconhecer o mérito dos 954 resumos submetidos, seus autores e orientadores, pelo esforço e incentivo à pesquisa mesmo em um momento delicado como o que vivemos hoje.

NOVIDADES NOS CERTIFICADOS

Nesta edição, os certificados são exclusivos para acessos premium (inscrições pagas). Os documentos estarão disponíveis a partir de amanhã (15) na aba “minhas inscrições”, dentro do sistema do Zootec. O download será liberado quando o participante tiver assistido a pelo menos 75% da programação.

No caso dos certificados de resumos aprovados e para apresentações orais, os documentos serão enviados por e-mail até o dia 16 de junho.

E de maneira excepcional, foram liberados certificados para inscritos gratuitos que acompanham mais de 70% das palestras. Para este grupo, eles poderão ter acesso a certificação pagando uma pequena taxa. O pagamento para liberação do certificado não liberará o acesso às palestras gravadas, que continuarão restritas aos usuários premium.

EM MANAUS

Com a expectativa da vacina para a maior parte da população em 2022, a 31ª edição do Zootec está programada para retornar às atividades presenciais em Manaus. O congresso teria ocorrido em 2020, mas frente à pandemia, foi reagendado. O Zootec será realizado em formato híbrido, de 24 a 27 de maio. O tema do encontro será “Produtividade e Conservação: o futuro da Zootecnia”.

“Serão cinco painéis, 22 palestras, presencialmente e parte virtualmente, além dos minicursos. Estamos trabalhando com todo o carinho para que vocês tenham uma grande festa. Surpresas aguardam vocês na abertura, durante e no encerramento. Esperamos todos em Manaus”, disse Fábio Jacobs, presidente da comissão.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

©2024 Associação Brasileira de Zootecnistas

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?