A Força Área Brasileira (FAB) abriu nesta semana o Processo Seletivo 001/2021 para convocação, incorporação e cadastramento em banco de dados de profissionais de nível superior para prestação do Serviço Militar Voluntário, em caráter temporário, para 2021 e 2022. As vagas são para Estágio de Adaptação Técnico (EAT) e Estágio de Instrução Técnico (EIT). Graduados em Zootecnia podem concorrer.

O programa da FAB visa preparar mulheres e homens para o desempenho da profissão nas especialidades de interesse do Comando da Aeronáutica (COMAER). O processo seletivo é longo e com muitas especificidades (confira o edital ao final da matéria).

Ao serem incorporados, os convocados serão declarados Aspirantes a Oficial, incluídos no Quadro de Oficiais Convocados (QOCon), bem como no Corpo de Oficiais da Reserva da Aeronáutica. Ao final do período de incorporação, que é de 12 meses, os voluntários que forem chamados às fileiras da FAB poderão ser empregados em quaisquer atividades militares ou consideradas de natureza militar, nas Organizações Militares (OM) a que estiverem vinculados, bem como, em missões previstas no Estatuto dos Militares.

INSCRIÇÕES

As inscrições começaram ontem (28) e seguem até o dia 10 de julho. Interessados poderão se inscrever somente para uma única especialidade e localidade. No caso da Zootecnia, as vagas são em São Paulo, município de Pirassununga. A divulgação do resultado deve ocorrer até meados de setembro.

Segundo a FAB, o número de convocações para a incorporação dos voluntários aprovados em todas as etapas estará a critério do Comando. A administração poderá efetuar novas convocações, dentre os voluntários habilitados à incorporação, respeitando-se a sequência da classificação, por especialidade e localidade, até a validade do Processo Seletivo.

No um ano de incorporação, o EAT será dividido em três fases:

  • 1ª: Adaptar os incorporados à atividade militar por meio da instrução militar e treinamentos específicos concernentes ao uso de armamento militar e de emprego de tropa;
  • 2ª: Adaptar o incorporado à atividade funcional por intermédio do trabalho na respectiva área de atuação;
  • 3ª: Aprimoramento profissional.

Ainda de acordo com o edital, o voluntário, ao ser incorporado, fará jus à remuneração mensal e aos demais direitos remuneratórios correspondente ao posto de ingresso, de acordo com a Lei de Remuneração dos Militares (Medida Provisória no 2.215-10, de 31 de agosto de 2001, regulamentada pelo Decreto no 4.307, de 18 de julho de 2002; e Lei no 6.880, de 9 de dezembro de 1980 – Estatuto dos Militares).

Para conferir o edital na íntegra, clique aqui.

2 Comentários
  1. Jéssica Gomes Cardin 3 meses atrás

    Prezados, sou graduanda do último período do curso de Zootecnia em busca do estágio obrigatório, sendo de grande interesse fazer parte do processo seletivo para a vaga em questão.

  2. Andrei Rêgo Oliveira 3 meses atrás

    Seria uma honra poder dedicar minha formação de Zootecnista a FAB!.

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

©2021 Associação Brasileira de Zootecnistas

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?