Diretores estaduais da ABZ (Foto: Caio Budel/ABZ)

Os diretores estaduais da Associação Brasileira de Zootecnistas (ABZ) estiveram reunidos no Zootecnia Brasil, em Goiânia, participando da sua terceira reunião. Entre os assuntos debatidos, esteve a peritagem por zootecnistas, principalmente, dentro da Polícia Federal e da Polícia Civil. A demanda, assumida como luta pela diretoria da ABZ, é uma solicitação antiga da categoria.

A última articulação da ABZ frente ao caso envolveu a entrega de um pedido ao deputado federal André Amaral para a produção de um Projeto de Lei que inclua os zootecnistas no rol de carreiras que estão aptas a trabalharem como peritos, no caso da PF.

“Essa foi a solução encontrada no caso da PF, indicada pela própria Polícia Federal à ABZ. A gente recebeu a orientação deles após solicitarmos a participação de zootecnistas no último concurso disponibilizado por eles. Eles alegaram que nós não poderíamos participar justamente pela profissão não estar incluída em uma determinação federal específica”, explicou o presidente da ABZ, Marinaldo Divino Ribeiro.

No caso da Polícia Civil, os diretores ficaram incumbidos de pesquisar se há, em cada Estado, determinações específicas que não permitam a participação de zootecnistas em concursos da Polícia Civil para a posição de peritos. Os resultados desta busca serão apresentados numa próxima reunião.

SISTEMA DE CONSELHO

Outro assunto bastante debatido durante a reunião de diretores envolveu os passos para a criação do Conselho Federal de Zootecnia e Conselhos Regionais. O presidente da ABZ explanou sobre o momento político atual ser propício para fazer a demanda chegar ao Congresso Nacional.

“É na época de política que podemos fazer os candidatos se comprometerem. É necessário estarmos alinhados, em discurso, para que a demanda seja feita de uma única maneira. A articulação política é a única forma de conseguirmos fazer que o projeto seja enviado para o Congresso”.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

©2024 Associação Brasileira de Zootecnistas

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?