O último dia do 29º Congresso Brasileiro de Zootecnia (Zootec) foi marcado pelo revelação do resultado final da 1ª Olimpíada Brasileira de Zootecnia (OBZ), organizada pela Associação Brasileira de Zootecnistas (ABZ). Ao todo, 59 equipes e 280 acadêmicos participaram da competição.

Na categoria individual, os vencedores foram:

1º lugar – Renato de Marcondes Neves Rodrigues Bé

2º lugar – Juliana Schuch Pitirini

3º lugar – Kenia Leão dos Santos

Renato (1º lugar) e Kenia (2º) são da União Pioneira de Integração Social (UPIS) (Foto: Ascom)

Na categoria equipe, os vencedores foram:

1º lugar – Zootecnia no Sertão, constituída por: Deyziane Kelly Silva Barros, Celma Gomes de Lemos, Elias Leocadio dos Santos Neto, Gabriela Mayara Pereira Oliveira e Matheus Henrique de Andrade Silva.

2º lugar – Simbiose: Aldclêuson Pedro de Carvalho, Daniel de Jesus Silva, Gislane da Paixão, Larissa Stefany da Silva Oliveira e Marta Rodrigues de Macedo.

3º lugar – Pai D’égua: Andrey de Sousa Miranda, Eleanatan Syanne da Cruz Ribeiro, Gustavo Souza Carneiro, Juliana Schuch Pitirini e Weend Batista Grande.

Euquipe Zootecnia no Sertão (Foto: Ascom)

Equipe Simbiose (Foto: Ascom)

Equipe Pai D’égua (Foto: Ascom)

Para Rosemary Galati, presidente da comissão organizadora da OBZ, a primeira edição da competição foi extremamente satisfatória.

“Foi um projeto piloto e como toda fase inicial, tivemos algumas situações que precisaram de adequação e que vamos levar em consideração nas próximas edições. Toda a comissão está muito grata aos acadêmicos participantes e também aos professores que toparam entrar neste desafio”.

PREMIAÇÃO

O primeiro lugar da categoria individual foi premiado com um celular e isenção da anuidade da ABZ por um ano. Já o primeiro lugar da categoria coletivo ganhou um computador, além, também, da isenção da anuidade da associação por um ano.

Todos os participantes da etapa final da OBZ que estavam na premiação receberam certificados de participação. Já os acadêmicos que integraram as etapas anteriores serão certificados de maneira digital, por e-mail.

REPERCUSSÃO

Realizada em três etapas – local, regional e nacional -, a OBZ teve um alto nível de aceitação entre os participantes. Para Renato de Marcondes, vencedor do primeiro lugar individual, a oportunidade de participar da OBZ foi motivadora.

“Foi uma iniciativa inovadora, uma forma de divulgar o curso, as instituições e promover integração. Uma forma de você conhecer outros profissionais, estudantes, professores. Cria um estimulo do pessoal ter outro tipo de atividade que favoreça o ambiente de estudo, desenvolvimento, capacidades, raciocínio e de atividades relacionadas à Zootecnia”.

O professor Diogo Magnabosco, coordenador da equipe ‘Tche, bagual’, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS), disse que a OBZ foi uma atividade de incentivo.

“Trouxe aos alunos uma realidade que muitas vezes é o que vai surgir mais pra frente, na vida deles. Esta iniciativa tende a ganhar mais força daqui pra frente, com a presença de mais alunos a cada ano”.

Segundo Marinaldo Divino Ribeiro, presidente da ABZ, a OBZ se consolida agora como uma atividade que pode envolver todas as escolas de Zootecnia do país.

“Sem dúvidas essa primeira edição da OBZ cumpriu o seu papel, apresentando ao ambiente acadêmico algo que ainda não havia sido visto nas nossas graduações nesses mais de 50 anos de Zootecnia no Brasil, ajudando inclusive na popularização da marca da ABZ entre os acadêmicos”.

Confira, abaixo, os nomes dos integrantes da comissão responsável pela 1ª OBZ.

Rosemary Laís Galati (presidente); Kamila Andreatta Kling de Moraes; Elenice Andrade Moraes; Timotheo Souza Oliveira; Gabriela Hernandes Granzoto.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

©2024 Associação Brasileira de Zootecnistas

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?