Garantia da sanidade, redução do impacto ambiental e aumento da segurança dos alimentos e do bem-estar animal. Estas são apenas algumas das melhorias que a suinocultura vem registrando nos últimos anos com a modernização do setor ao redor do mundo. Com os avanços constantes do setor, o zootecnista e professor da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Héliton Pandorfi, realizou um estudo minucioso intitulado “Zootecnia de precisão: princípios básicos e atualidades na suinocultura” onde constatou a efetiva contribuição de novas tecnologias para o desenvolvimento da cadeia suinícola. As informações são do portal Suinocultura Industrial.

Para o professor, oferecer meios ao produtor de monitorar seus empreendimentos de forma prática e alcançar índices produtivos com base em informações geradas por sistemas especializados é fundamental para o suinocultor moderno e sua competitividade dentro do mercado consumidor.

No entanto, para que isso ocorra, é necessário o investimento em ferramentas tecnológicas que diminuam as perdas e possibilitem o controle mais rígido do sistema produtivo, de maneira a tornar a suinocultura industrial brasileira mais competitiva e empreendedora.

“É necessário lembrar que qualquer proposta relativa ao aprimoramento da suinocultura deve basear-se em resultados de estudos científicos, realizados com animais de produção e que evitem possíveis distorções do mercado externo frente às exportações da carne suína nacional ou a venda de produtos internamente”.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

©2024 Associação Brasileira de Zootecnistas

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?