A fala do ex presidente da Associação Brasileira de Zootecnistas (ABZ) e atual conselheiro, Walter Motta Ferreira, sobre o conceito de ração medicamentosa ganhou destaque na imprensa. A declaração foi divulgada pelo portal Suinocultura Industrial, site que trata sobre diversos assuntos relacionados ao meio agropecuário.

A declaração de Walter dividiu, ainda mais, a visão de veterinários e zootecnistas sobre o tema. Enquanto zootecnista, Walter explicou que os alimentos não são veículos seguros de medicamentos.

Leia também: Falta de informação ainda exclui zootecnistas na indicação de rações

“O que sim é possível admitir, com ressalvas, é a indicação de um medicamento em uma formulação/dieta/ração. Assim mesmo, com altíssima restrição na sua concepção já que dieta/alimento/ração não é veículo seguro de medicamentos, pois, as condições de consumo podem ser tão diversas que incluir um princípio ativo medicamentoso na alimentação pode resultar em um problema maior do que se espera resolver com o produto”.

Sobre o mesmo tema, Ferreira ressaltou que a formação atual do médico veterinário não é compatível para que estes profissionais façam indicação de rações.

“Defendo veementemente esta posição como nutricionista e entendo que a formação atual do médico veterinário não é compatível, logo após a sua graduação, à competência necessária para garantir qualidade ou segurança de um produto alimentício para animais com ou sem medicamentos. Este papel é exclusivamente do zootecnista”.

 

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

©2024 Associação Brasileira de Zootecnistas

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?