Desde maio de 2008, a Federação dos Estudantes de Zootecnia do Brasil (FEZB) atua em todo o país com a congregação e coordenação dos estudantes de graduação e pós-graduação. A federação foi criada durante o Congresso Brasileiro de Zootecnia (Zootec), em João Pessoa, na Paraíba.

Membros da FEZB no Zootec Fortaleza, em 2015 (Foto: Arquivo pessoal)

De acordo com Célia Carrer, presidente da Associação Brasileira de Zootecnistas (ABZ), a importância da FEZB está relacionada, principalmente, na visibilidade da classe estudantil. Em Fóruns Nacionais de Entidades de Zootecnistas, a FEZB é apoiada pela ABZ para garantir a sua efetiva e fundamental participação.

“A FEZB dá voz as reivindicações de estudantes no âmbito nacional. É ela que ajuda nas reflexões na perspectiva dos estudantes e colabora nos encaminhamentos que contemplem também os anseios desta classe. Novos líderes surgem, a partir desta organização, o que só fortalece a representatividade dos jovens zootecnistas na configuração das entidades”.

Segundo Álisson Verbenes, membro da FEZB, entre os atuais objetivos da federação está a busca de parcerias e o fortalecimento da entidade dentro da Zootecnia.

“Esse objetivo está embasado na grande dificuldade na administração da entidade, por sermos poucas pessoas comprometidos com a federação”.

A participação mais recente da FEZB em um evento aconteceu durante no último Fórum de Estudantes, em maio deste ano, durante o Zootec de Santa Maria. Lá, membros da federação debateram sobre a juventude rural e a atuação do zootecnista neste contexto.

“O zootecnista tem grande participação nesse contexto por ser um grande auxiliador nas decisões das famílias rurais. Além disso, o zootecnista tem ferramentas e capacidade para promover ações que permitam esses jovens a crescerem e continuarem no campo. O zootecnista tem como função mostrar a esses jovens sua importância, de valor nobre, no campo e as qualidades de morar na zona rural”.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

©2024 Associação Brasileira de Zootecnistas

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?