Iniciou nesta quarta feira (15) o período de inscrição para a primeira edição da Olimpíada Brasileira de Zootecnia (OBZ), idealizada pela Associação Brasileira de Zootecnistas (ABZ). A competição, voltada para a comunidade acadêmica, visa incentivar o crescimento de estudos zootécnicos, permitindo aos participantes aplicarem seus conhecimentos e habilidades em meio a um espírito olímpico.

As inscrições ficarão disponíveis até o dia 31 de maio. A OBZ será realizada em três etapas: local, estadual e nacional. As etapas local e estadual ocorrerão simultaneamente, em cada instituição de ensino participante.

PROVAS

Na OBZ, os participantes serão avaliados através de provas. Cada equipe (com até cinco membros) ou aluno participante terá, obrigatoriamente, a orientação de um professor responsável, que fará, entre outras funções, estudos preparatórios dos acadêmicos para competição.

As provas de todas as fases versarão sobre os conteúdos previstos nas Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Zootecnia e sobre questões de atuação profissional em Zootecnia.

Nas etapas locais e estaduais, os acadêmicos participantes realizarão prova teórica, com duas horas de duração. Já na etapa nacional, a ser realizada anualmente no Congresso Brasileiro de Zootecnia (Zootec), também haverá prova teórica, com o mesmo período de tempo para realização, porém, haverá um diferencial: o desafio de ideias. O tema deste desafio será divulgado apenas na hora da sua realização.

  • ETAPA LOCAL

Em 6 e 7 de junho será realizada a etapa local. A prova será aplicada na escola inscrita e terá duração máxima de duas horas.

No dia 6 será a modalidade individual e no dia 7, a modalidade em grupo.

  • ETAPA ESTADUAL

Em 9 e 10 de julho será a etapa estadual. Nesta fase, só participam as escolas que passarem na etapa local. O tempo de duração também será de duas horas.

  • ETAPA NACIONAL

Nos dias 14 e 15 de agosto, ocorrerá a etapa nacional, em Uberaba, Minas Gerais. A fase ocorrerá durante o 29º Congresso Brasileiro de Zootecnia (Zootec), que está com inscrições abertas.

Nesta última fase, será aplicada uma prova individual com duração de duas horas. Já a etapa em grupo terá 24 horas de duração, contadas a partir da divulgação do tema do desafio aos grupos.

PREMIAÇÃO

As premiações ocorrerão no dia 16 de agosto, no período da tarde. Todos os participantes das fases da OBZ receberão certificados de participação.

O primeiro lugar da categoria individual será premiado com um celular e isenção da anuidade da ABZ por um ano. Já o primeiro lugar da categoria coletivo ganhará um computador, além, também, da isenção da anuidade da associação por um ano.

INSCRIÇÕES

Os interessados deverão seguir três passos para efetivar a inscrição na OBZ. O primeiro, é sinalizar o interesse de participação através deste link, no Google Forms.

O segundo e terceiro passo será preencher dois formulários de participação presentes neste arquivo (um é o termo de adesão da coordenação de curso à OBZ e o outro é de inscrição da equipe). Neste mesmo arquivo, também constam as regras gerais de participação.

NOTA: no formulário de inscrição no Google Forms, na categoria ‘etapa’, os interessados deverão marcar as três opções disponíveis.

2 Comentários
  1. […] elas, a 1ª Olimpíada Brasileira do Conhecimento em Zootecnia e o Prêmio Outro Olhar Zootécnico de Fotografia que busca reconhecer o dom artístico de […]

  2. Ricardo Pedro Rodrigues 3 meses atrás

    Espero aproveitar o máximo os conteúdos propostos na olimpíada

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

©2019 Associação Brasileira de Zootecnistas

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?