O Instituto de Zootecnia (IZ-APTA) e o Instituto de Pesca (IP-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, estão com editais abertos para bolsas de pesquisa em diferentes modalidades. No IZ, são oferecidas bolsas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) para as modalidades Jovem Pesquisador e Pós-doutorado. Já no IP, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) oferece quatro bolsas na modalidade Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti/CNPq). O levantamento é do Portal DBO.

JOVEM PESQUISADOR

Há três oportunidades para Jovem Pesquisador, sendo que a primeira se destina à atuação na área de nutrição de ruminantes em sistemas in vitro. Para participar, é necessário doutorado em Zootecnia ou áreas afins e pós-doutorado em Nutrição de Ruminantes, além de experiência internacional na área. Os detalhes do processo de seleção para a vaga podem ser lidos neste link.

Já a segunda vaga é para a área de Genômica Estrutural, Funcional e Comparativa de Bovinos, e tem como requisitos necessários doutorado em Genética e Melhoramento Animal ou áreas afins, pós-doutorado em Genômica Animal e experiência internacional (veja aqui).

A última oportunidade se refere à área de Nutrição e Produção de Ruminantes. É necessário ter doutorado em Zootecnia ou áreas afins e pós-doutorado em Nutrição e Produção de Ruminantes, além da experiência internacional comprovada (veja aqui).

Em todos os casos, além de desenvolver projeto na área proposta, o bolsista Jovem Pesquisador deverá auxiliar na orientação de alunos, colaborar com outras pesquisas em andamento no instituto e participar da redação e revisão de artigos científicos, entre outras responsabilidades. O prazo para inscrição vai até dia 02 de agosto para as duas primeiras vagas e 04 de agosto para a terceira.

PÓS-DOUTORADO

Há duas bolsas de pós-doutorado no IZ. Uma é voltada à área de Produção Animal e para concorrer é preciso ter título de doutor obtido há, no máximo, quatro anos, além de experiência comprovada em metodologias de mensuração de emissão de metano em ruminantes, ensaios de digestibilidade e análise de gases por cromatografia gasosa. As inscrições vão até 2 de agosto de 2018 (veja aqui).

A outra bolsa é na área de Nutrição e Produção de Ruminantes e, além de ter doutorado em Zootecnia ou áreas afins, o candidato deve possuir experiência na área de bovinos de corte e ter desenvolvido projeto de pesquisa no exterior. Para esta vaga, o prazo de inscrição termina no dia 4 de agosto de 2018 (veja aqui).

PIBITI/CNPQ

O IP oferece, junto ao CNPq, quatro bolsas Pibiti. O programa é direcionado aos estudantes de graduação e tem o objetivo de inserir os jovens no contexto científico, suas metodologias e conhecimentos próprios, e estimulá-los a participar do desenvolvimento tecnológico e processos de inovação. A escolha dos bolsistas será feita pelos orientadores que tiverem seus projetos contemplados. Os pesquisadores do instituto interessados em participar do programa devem se inscrever até o dia 9 de julho de 2018 (veja aqui).

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

©2024 Associação Brasileira de Zootecnistas

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?