A Academia Pernambucana de Ciências (APC), instituição que reúne personalidades de destaque das mais diversas áreas do conhecimento científico, passou a contar neste ano com uma zootecnista em sua composição. A professora Mércia Virginia Ferreira dos Santos, do Departamento de Zootecnia da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) foi empossada no último dia 31 de outubro. Ela é a primeira zootecnista a integrar a APC.

Atuais membros da APC (Foto/Reprodução: Ascom)

“Devo tudo que sou aos meus pais, pessoas de pouca instrução, que sempre me mostraram a importância dos estudos e da família em nossas vidas e que devemos sempre buscar fazer tudo com compromisso social”, relembrou a professora durante a cerimônia de posse.

Mércia ocupa a cadeira de número 74 e escolheu como patrono o Professor Mário de Andrade Lira. Para o presidente da Associação Brasileira de Zootecnistas (ABZ), Marinaldo Divino Ribeiro, a entrada da zootecnista Academia é uma conquista para a Zootecnia pernambucana.

“Ter zootecnistas em espaços de destaque, em um espaço de debate altamente científico, é super importante para a validação e disseminação dos conhecimentos zootécnicos, influenciando inclusive em um maior conhecimento da nossa profissão”.

(Foto: arquivo pessoal)

CAMINHADA

Mércia se formou em Zootecnia em 1984 pela UFRPE. Realizou mestrado na mesma instituição, concluindo em 1989, fez licenciatura em Ciência Agrárias pela UFRPE em 1990 e em 1997 concluiu o doutorado na Universidade Federal de Viçosa (UFV). Já trabalhou como pesquisadora no Instituto Tecnológico do Estado de Pernambuco (ITEP) e desde 1991 é professora do Departamento de Zootecnia da UFRPE, atuando na área de Forragicultura nas disciplinas de Pastagem I, II, Agrostologia e Tepa, ministrando aulas nos Cursos de Zootecnia, Agronomia e Medicina Veterinária.

Atua na formação de profissionais de graduação em Ciências Agrárias, notadamente zootecnistas, bem como na formação de pós-graduandos em Zootecnia. Orientou 66 alunos de iniciação científica, 32 de trabalho de conclusão de curso-TCC, 17 de mestrado, 15 de doutorado e 10 de pós-doutorado. Orienta 5 doutorandos, 2 mestres, 3 pós-doutores, 1 PIBIC e 1 TCC. Publicou 171 artigos em revistas cientificas nacionais e internacionais, 22 capítulos de livros, além de 349 resumos e diversos documentos técnicos.

7 Comentários
  1. Maria Norma Ribeiro 4 anos atrás

    Parabéns Profa. Mércia. A sociedade e a Zootecnia precisa de pessoas comprometida com o desenvolvimento sustentável. Nossa geração deixa um grande legado para as gerações futuras.

  2. Driane Ventura-Nascimento 4 anos atrás

    Orgulho!!

  3. Brilhante carreira com compromisso social. Parabéns

  4. Eliane Costa Siqueira dos Santos 4 anos atrás

    Parabéns minha linda🌻,que Deus continue te abençoando e iluminando nessa nova caminhada da sua Vida Profissional.

  5. Mercês Lima 4 anos atrás

    Parabéns Mércia pelo profissionalismo e responsabilidade social. Você nos orgulha!

  6. Maria Lira 4 anos atrás

    Mércia, vc e MT especial. Vibra com MT amor a zootecnia, alem de esposa
    e mãe sabe cuidar de seus alunos e amigos com cahrinho e dedi.caçao sabendo ser forte quando preciso.
    Merece td reconhecimento pprofficional, parabéns.

  7. Cristina Michaello..sua aluna.. 4 anos atrás

    Parabéns professora Mércia..Nessa nova caminhada que Deus abençoe sua vida!! A senhora merece ..muita competência!!!

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

©2024 Associação Brasileira de Zootecnistas

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?