(Imagem Divulgação/Inep)

O segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 trouxe uma questão que mostra um pouco do trabalho de zootecnistas do Brasil.

A pergunta 146 apresenta uma situação hipotética em que um zootecnista estaria testando uma nova ração na alimentação de coelhos. O trabalho com estes animais é conhecido como cunicultura.

Confira a questão completa ao final da matéria.

Segundo Marinaldo Divino Ribeiro, presidente da Associação Brasileira de Zootecnistas (ABZ), além do teste de conhecimento, a questão traz uma visibilidade importante para a profissão.

“Somos uma profissão cinquentenária, mas muitas pessoas, incluindo os jovens, ainda não conhecem o trabalho de zootecnistas. Termos a nossa profissão representada em uma questão do Enem, onde o público é majoritariamente mais novo, é ajudar a criar um ambiente em que, na hora das escolhas de curso de ensino superior, a Zootecnia não passe desapercebida aos olhos entre as milhares de opções”.

Em pelo menos outras duas questões, o Enem deu luz para áreas de atuação de zootecnistas, mesmo sem citar os profissionais diretamente. Uma na prova química, com questão sobre suínos e biogás, e outra na prova de biologia, com pergunta sobre mapeamento genético de búfalos.

A questão sobre o trabalho de um zootecnista com nutrição de coelhos compôs a prova de matemática e suas tecnologias. Confira na íntegra:

 

Questão 146

Um zootecnista pretende testar se uma nova ração para coelhos é mais eficiente do que a que ele vem utilizando atualmente.

A ração atual proporciona uma massa média de 10 kg por coelho, com um desvio padrão de 1kg, alimentado com essa ração durante um período de três meses.

O zootecnista selecionou uma amostra de coelhos e os alimentou com a nova ração pelo mesmo período. Ao final, anotou a massa de cada coelho, obtendo um desvio padrão de 1,5 kg para a distribuição das massas dos coelhos dessa amostra.

Para avaliar a eficiência dessa ração, ele utilizará o coeficiente de variação (CV), que é uma medida de dispersão definida por CV = s/x, em que S representa o desvio padrão e X, a média das massas dos coelhos que foram alimentados com determinada ração.

O zootecnista substituirá a ração que vinha utilizando pela nova, caso o coeficiente de variação da distribuição das massas dos coelhos que foram alimentados com a nova ração for menor do que o coeficiente de variação da distribuição das massas dos coelhos que foram alimentados com a ração atual.

A substituição da ração ocorrerá se a média da distribuição das massas dos coelhos da amostra, em quilograma, for superior a:

a) 5,0.
b) 9,5.
c) 10,0.
d) 10,5.
e) 15,0.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

©2024 Associação Brasileira de Zootecnistas

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?