Nota de Repúdio dos Representantes Estudantis da Zootecnia

REPRESENTAÇÕES ESTUDANTIS DA ZOOTECNIA

Nota de Repúdio

Os estudantes de Zootecnia do Brasil – representados por seus Diretórios e Centros Acadêmicos (D.A/C.A), e demais representantes estudantis – repudia veemente as recentes declarações do Presidente do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), Benedito Fortes de Arruda, concedida ao Canal Rural. Em entrevista, o Sr. Arruda afirma que a Zootecnia não é considerada uma profissão, mas uma área do conhecimento que contempla tanto a Agronomia quanto à Medicina Veterinária. Entendemos que, futuramente, ao estarmos vinculados ao CFMV, esta autarquia é obrigada, por lei, a fiscalizar as atuações profissionais de Médicos Veterinários e do Zootecnistas, não cabendo nenhum ato calunioso e excludente à Zootecnia Nacional.

O Sr. Arruda há anos vem se mostrando fechado ao debate de ideias com os Zootecnistas e suas representações legais. Suas recentes declarações não contribuem em nada para o diálogo e o convívio harmoniosos e só servem para nos mostrar o quanto precisamos e devemos lutar pela valorização e fortalecimento da nossa profissão!

Diante do ocorrido, os discentes, representantes dos mais de dezessete mil estudantes de zootecnia e futuros profissionais, consideram gravíssimas as ações do nosso futuro conselho de classe e exigem retratação pelas atuais declarações proferidas pelo Sr. Arruda, pois estas nos dão a entender que visam tentar frustrar e desmerecer os estudantes de Zootecnia e Zootecnistas de todo Brasil.

 

As representações estudantis que assinam esta nota são: 

  1. Centro Acadêmico “13 de Maio” da Universidade Federal de Mato Grosso – Campus Sinop;
  2. Centro Acadêmico “Adrien Etiene Pierre Julião” do Instituto Federal do Ceará;
  3. Centro Acadêmico “Alexandre Câmera” do Instituto Federal Goiano – Campus Rio Verde;
  4. Centro Acadêmico “Cláudia Goulart” da Universidade Estadual Vale do Acaraú;
  5. Centro Acadêmico “Fernando Viana Nobre” da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – Campus Macaíba;
  6. Centro Acadêmico “Quatro de Dezembro” da Universidade Federal do Ceará;
  7. Centro Acadêmico “Vera Lucia Banys” da Universidade Federal de Goiás – Campus Jataí;
  8. Centro Acadêmico “Walter Motta Ferreira” da Universidade Estadual de Ponta Grossa;
  9. Centro Acadêmico de Zootecnia da Universidade Estadual de Montes Claros – Campus Janaúba;
  10. Centro Acadêmico de Zootecnia da Universidade Estadual do Mato Grosso – Campus Pontes e Lacerda;
  11. Centro Acadêmico de Zootecnia da Universidade Federal da Bahia;
  12. Centro Acadêmico de Zootecnia da Universidade Federal de Goiás – Campus Goiânia
  13. Centro Acadêmico de Zootecnia da Universidade Federal de Roraima;
  14. Centro Acadêmico de Zootecnia da Universidade Federal de Viçosa;
  15. Centro Acadêmico de Zootecnia da Universidade Federal do Mato Grosso – Campus Universitário de Cuiabá;
  16. Centro Acadêmico de Zootecnia da Universidade Federal do Mato Grosso – Campus Universitário de Rondonópolis;
  17. Centro Acadêmico de Zootecnia da Universidade Federal do Paraná;
  18. Centro Acadêmico de Zootecnia da Universidade Federal do Sergipe;
  19. Centro Acadêmico de Zootecnia da Universidade Federal Rural do Amazonas – Campus Parauapebas;
  20. Centro Acadêmico de Zootecnia da Universidade Federal Rural do Amazonas – Campus Belém
  21. Centro Acadêmico do Instituto Federal do Mato Grosso- Campus São Vicente;
  22. Centro Acadêmico Joselito Quirino Dias da Universidade Federal da Paraíba
  23. Diretório Acadêmico “Arlindo Botelho” da Universidade Federal Rural do Pernambuco/Sede;
  24. Diretório Acadêmico “Fred da Silva” do Instituto Federal Baiano – Campus Santa Inês;
  25. Diretório Acadêmico “Voz Ativa” da Universidade Federal do Vale do São Francisco;
  26. Diretório Acadêmico de Zootecnia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – Campus Itapetinga;
  27. Diretório Acadêmico de Zootecnia da Universidade Federal de Santa Maria – Campus Palmeira das Missões;
  28. Estudantes de Zootecnia da Universidade Federal da Grande Dourados;
  29. Federação de Estudantes de Zootecnia do Brasil;

 

Nota de Repúdio dos Representantes Estudantis da Zootecnia

12 Comentários
  1. Vanderlei dos Santos Pinheiro 2 anos atrás

    Ótima iniciativa dos Estudantes de Zootecnia! E aí Zootecnia do IFMG-Campus Bambuí?

    • vania fernandes 2 anos atrás

      Caros colegas Zootecnistas, realmente ele foi muito infeliz em sua fala e nos coloca em uma situação desmerecedora de nosso título.Unamos força para garantir e instituir o nosso conselho!

  2. Eunice Queiroz 2 anos atrás

    A nossa posição , como profissional da ZOOTECNIA, parabenizo os estudantes e colegas pela grande disposição em repudiarem as afirmações do Sr. presidente do conselho federal de medicina Veterinária e Zootecnia. Não consigo entender a posição do presidente que desconhece que os Zootecnistas pagam a anuidade dos conselhos regionais . Como também devemos lembrar que os zootecnistas sempre fizeram parte como membros de diretorias e conselheiros em todo País.

  3. Joely Silv 2 anos atrás

    Como sempre. colocaram a UFRA como Universidade Federal Rural do AMAZONAS!! É da AMAZÔNIA, fica no Pará.

  4. Camila 2 anos atrás

    Tão ridículo quanto a declaração do Sr. Benedito, são as piadinhas infames e ofensivas feitas por estudantes de Medicina Veterinária, querendo nos rebaixar.

  5. Pedro Campos Guerreiro Júnior 2 anos atrás

    Sou presidente do Centro Acadêmico de Zootecnia, Universidade Federal do Amazonas, Campus Parintins.
    Repúdio também a fala desse infeliz profissional, nós, futuros zootenistas não podemos já mais compactuar com uma atitude dessa, respeite cada profissional e futuros profissionais da Zootecnia.
    Lamentável e vergonhosa atitude!

  6. Carlos R R Leal 2 anos atrás

    O Benedito só vai respeitar o zootecnista como um profissional e dar a devida importância ao nosso trabalho, quando deixarmos de ser dependentes de seu CFMV, onde não somos bem tratados, e criarmos o nosso próprio conselho. Enquanto isso não acontece continuamos sendo, pra ele, profissionais sem profissão.

  7. Elton Pereira da Silva 2 anos atrás

    FORA BENEDITO! Ele não nos representa.

  8. Antonio Leite de Caldas 2 anos atrás

    PREZADOS COLEGAS ZOOTECNISTAS E ESTUDANTES DE ZOOTECNIA DO BRASIL: Como Zootecnista de formação pela UFPB e Mestre em Produção Animal pela UFPel, a mais de trinta anos atuando no campo da Piscicultura de Água Doce, venho veementemente, por este intermédio, pedir um minuto de atenção e reflexão aos nobres colegas e companheiros estudantes para, diante das declarações de completo DISTRATO da nossa classe proferidas pelo Sr. BENEDITO FORTES DE ARRUDA, presidente do Conselho Federal de Medicina Veterinária, ao Canal Rural, iniciarmos um debate acerca do episódio e tomarmos algumas decisões que julgo importantes neste momento de tamanho constrangimento e incomodação para todos nós.
    A verdade é que, com mais de trinta anos militando no exercício legal dos mais diversos segmentos da profissão de Zootecnista, inclusive atuando, quando ainda estudante, como presidente do DA de Zootecnia do CCA UFPB CAMPUS III, Areia-PB e fundador e Presidente da Associação dos Estudantes de Pós-graduação em Produção Animal da UFPel, Pelotas-RS, inclusive já tendo funcionado como Conselheiro do CRMV-PB, valho-me dessa grande experiência para abrir o debate fazendo algumas perguntas que precisão ser esclarecidas: 1- Que mau os mais de trinta mil Zootecnistas Brasileiros fizeram ao CFMV do Benedito, se sobretudo pagaram, só neste ano de 2015, uma gorda quantia de 30.000 X R$ 420,00 = R$ 12.260.000,00(Doze Milhões e Duzentos e Sessenta Mil Reais) ?; 2- Que mau os mais de trinta mil Zootecnistas Brasileiros fizeram ao CFMV e os CRMVs dos Beneditos, se a produção e a qualidade da Pecuária Brasileira por muitas décadas é Excelência no senário Mundial ?; 3 – Porquê eles estão incomodados exatamente no momento em que estão prestes a perder esta grandeza imensurável com a aprovação e sancionamento do PL 1016/15?; 4 – Porquê que em mais de quatro décadas de atuação dos Zootecnistas no mercado Nacional, em que estivemos vinculados a este conselho, não se ouviu falar em eleição de um colega Zootecnista para a presidência do CFMV e os CRMVs?, só servimos então para pagar anuidades e votar nesses canalhas?. E ainda nos vem um simples VAQUEIRO DIPLOMADO, investido de um cargo que certamente, com esta urrada dele, será questionado judicialmente, querendo se apropriar da nossa competência Profissional para dar nome a Medicina Veterinária que nada tem a ver com Produção Animal. Muito bem colegas, acho que o momento é muito oportuno para darmos o grito de liberdade e iniciarmos uma bandeira de luta que, no meu entender, deverá começar com posições mais radicais com as seguintes providências imediatas: a) Que todos os Zootecnistas filiados aos CRMVs do País formulem já seus pedidos de descredenciamento. b) Que todos os descredenciados, coletivo ou não, constituam um advogado e requeiram o ressarcimento de todas as anuidades pagas com juros e correção monetária, alem de danos morais; c) Que todas as instituições da nossa classe, em todos os Estados da Federação, formem uma comissão representativa com poderes para representar a classe junto à Comissão de Agricultura e Pecuária do Congresso, ao Ministério Público e qualquer outro órgão que se fizer necessário; Ademais, necessário se faz que façamos o uso das redes sociais disponíveis para auxiliar nos processos de mobilização do movimento, através das mais diversas instituições da classe existentes no Pais. Avante Colegas e Companheiros, vamos nos unir para um futuro mais digno para nossa classe, com o triunfo da criação e o sancionamento do CFZ e seus CRZs.
    Contato: 83 99995 0880
    83 98769 0141
    E-mail: atendimento.unesp@bol.com.br

    • Elton Feitoza Centurion 2 anos atrás

      Concordo com o colega Antônio Leite de Caldas. Se para o conselho não constituímos uma profissão então por que temos que pagar anuidades a eles? Parabéns à ABZ e aos C.A. dos cursos de zootecnia pelo manifesto de repúdio. É absurdo e inaceitável essa postura do Sr. Benedito Fortes Daltro. Acredito que o momento é realmente para descredenciamento em massa e manifestações públicas.

    • Maria do Carmo Silveira 2 anos atrás

      Concordo com meu colega Antônio Leite de Caldas e acho que o CFMV ao invés de está se preocupando em determinar se Zootecnia é ou deixa de ser profissão devia está lutando por benefício para a própria classe , pois existe promocionais veterinários ganhando salários vergonhoso , e a nós ZOOTECNISTAS cabe irmos à luta por nossa desvinculação desse conselho que não é digno de sermos filiados. Vamos a LUTA …..

  9. Thais Cristina Gardim Vaz 1 ano atrás

    Olá,
    Gostaria de saber que dia será a próximo inscrição nessa área Zootecnia.
    Obg

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

©2017 Associação Brasileira de Zootecnistas
Desenvolvido por Agrobase
ou

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

ou

Create Account