A diretoria eleita do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) assinou o termo de posse para o triênio 2017/2020. A gestão terá início em 17 de dezembro deste ano e termina em 16 de dezembro de 2020. Os conselheiros eleitos serão empossados posteriormente pelo novo presidente, o médico veterinário Francisco Cavalcanti de Almeida. Mais tarde, após a assinatura, o presidente da Associação Brasileira de Zootecnistas (ABZ), Marinaldo Divino Ribeiro, e o vice-presidente, Cássio José da Silva, estiveram com a diretoria que assumirá o CFMV para debaterem assuntos pertinentes à zootecnia.

Em votação realizada em 1º de setembro, foram eleitos, além de Francisco, os veterinários Luiz Carlos Barboza Tavares, como vice-presidente, Nivaldo da Silva, como secretário-geral e Hélio Blume como tesoureiro. No conselho, que tomará posse em breve pelas mãos do novo presidente, três zootecnistas representam a categoria: Wendell Lima assume o cargo de conselheiro efetivo e os zootecnistas Fábio Holder e Paula Gomes Rodrigues entram no CFMV como conselheiros suplentes.

Para Marinaldo, a posse de Francisco e da nova diretoria foi um momento histórico e decisivo para a zootecnia.

“Plantou-se em definitivo a esperança de mudança no curso da relação institucional entre o CFMV e a ABZ. Francisco já tinha afirmado compromisso com a categoria dos zootecnistas e agora, com a sua eleição, esperamos que nossa inserção dentro do CFMV seja maior”.

Diretoria que assumirá o CFMV junto ao presidente e vice-presidente da ABZ (Foto: Ascom/ABZ)

Francisco assume a autarquia após o Conselho ter ficado 18 anos sob a liderança do médico veterinário Benedito Fortes de Arruda, que por diversas vezes atacou o direito de zootecnistas. Durante a sua campanha, a chapa de Francisco divulgou propostas exclusivas para a zootecnia, entre elas, a de criar uma câmara técnica de zootecnia com o objetivo de analisar projetos e propor ações, visando o desenvolvimento da profissão. Para ler todas as propostas de campanha da Chapa 20, clique aqui.

“Formalizamos a construção de uma nova era de relacionamento institucional baseada no diálogo construtivo, respeitoso e proativo em benefício das categorias profissionais e da sociedade a qual serve. Dentre os temas abordados no encontro, destaco o estabelecimento e manutenção de encontros e diálogos permanentes e periódicos, abertura para acompanhamento de plenárias, constituição da Câmara Técnica de Zootecnia, recomposição da Comissão Nacional de Ensino em Zootecnia, Constituição e Composição das Comissões Permanentes do Conselho, participação dos Zootecnistas nos conselhos regionais, realidades do mundo do trabalho, além do desenvolvimento de estratégias de superação das divergências e tensionamentos existentes entre as categorias profissionais”, ressalva Marinaldo.

O presidente da ABZ explica ainda que este é um momento para a zootecnia brasileira dar um voto de confiança a nova diretoria do Conselho.

“É momento da zootecnia brasileira, suas lideranças e de seus profissionais darem voto de confiança à nova gestão do CFMV para que os caminhos a serem construídos de forma colaborativa com a ABZ possam ser efetivos e de valor para nossa realidade de trabalho, legislação, amizade e autonomia de direitos e deveres legais previstos na legislação. Todavia, não basta queremos, é preciso mudar o paradigma da importância da inscrição no conselho”.

2 Comentários
  1. GUILHERME MINSSEN 6 anos atrás

    Um novo tempo.
    Feito por uma gente nova.
    Ganham a Zootecnia e a Veterinária.

  2. AMIR DAL BOSCO 6 anos atrás

    Parabéns as partes. O diálogo franco e compromissado com as causas das profissões é o caminho á nortear as decisões para que a sociedade, receba dos Zootecnistas e Médicos Veterinários, prestação de serviços de excelência,pautadas na legislação que norteiam as atividades de ambas profissões.

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

©2024 Associação Brasileira de Zootecnistas

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?