A exportação de bovinos e bubalinos passará a ser mais ágil a partir de agora no Brasil com a criação novos modelos de Certificados Zoossanitários Internacionais Padrão (CZI’s). Os documentos foram elaborados pelo Departamento de Saúde Animal (DSA) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) em parceria com as entidades representativas dos exportadores de gado e búfalos e a Confederação Nacional de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

Com os novos modelos, segundo o Mapa, os fiscais federais agropecuários, com formação em medicina veterinária, estão prontamente autorizados a emitir o CZI´s padrão para exportação de bovinos e bubalinos.

“Para tanto, é necessário que estejam de posse da declaração do serviço veterinário do país importador, assegurando que o ingresso desses animais está autorizado mediante a certificação veterinária firmada por meio desses modelos padrão”, informou a comunicação do ministério.

De acordo com diretor do DSA, Guilherme Marques, o próximo passo será a elaboração de modelo genérico de CZI para exportação de suínos e material genético dessa espécie.

“Depois, vamos atuar com a cadeia produtiva de ovinos e caprinos na tentativa de alavancar as exportações de animais e de material genético”.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

©2024 Associação Brasileira de Zootecnistas

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?