A cada dia, grupos de estudo e de pesquisas científicas ganham mais espaço dentro dos cursos de Zootecnia ao redor do Brasil. E não é para menos. A importância técnico-cientifica na formação de zootecnistas é primordial para todos os possíveis campos de atuação que os profissionais venham a escolher para as suas carreiras. Exemplo da importância do trabalho deste grupos pode ser observado no Núcleo de Estudos em Pecuária Intensiva (NEPI), da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT). O grupo foi criado em 2016, através da “nucleação” do Grupo de Estudos em Bovinocultura de Corte (GEBOV/UFMT), instalado no campus de Sinop-MT.

O NEPI, como é mais conhecido, é coordenado pelos professores Eduardo Henrique Bevitori Kling de Moraes e Kamila Andreatta, ambos do curso de Zootecnia da UFMT/Sinop. O objetivo do grupo foi de realização de encontros entre acadêmicos, docentes, técnicos, produtores e demais interessados visando à apresentação e a discussão de temas atuais e emergentes relacionados à produção intensiva de bovinos de corte. A equipe científica do NEPI é atualmente constituída por quatro doutorandos, sete mestrandos e 10 discentes de graduação de Iniciação Científica.

“Nosso objetivo foi de coligar docentes/pesquisadores, técnicos e discentes regularmente matriculados na UFMT aos empresários rurais e às associações de criadores que tenham atividades relacionadas à pecuária de corte, tendo por finalidade promover estudos, pesquisas, cursos, palestras, debates e demais eventos que possam contribuir para a elevação dos conhecimentos para intensificar de forma sustentável a pecuária de corte”, explica Eduardo.

Eduardo e Kamila, coordenador do NEPI

Uma das pesquisas desenvolvidas atualmente dentro do NEPI é a “Combinação de Aditivos (Monensina, Virginiamicia e Óleo funcional à base de Caju e Mamona) em Dietas para Bovinos de Corte em Confinamento”. Neste estudo, serão obtidas informações dos parâmetros nutricionais e produtivos, tais como o consumo voluntário; digestibilidade aparente; eficiência alimentar; ganho de peso corporal e de carcaça; e rendimento de carcaça. O projeto está sendo desenvolvido no Confinamento da Fazenda Recreio, localizado no município de Cláudia, pertencente ao zootecnista Cássio Gaudencio Martins, diretor de operações da NUTRALI – Nutrição Animal.

Uma das pesquisas científicas desenvolvidas no NEPI (Foto: arquivo)

“Destaca-se o grande número de animais em avaliação (1.500 bovinos) para obtenção das respostas. Resultados parciais serão divulgados em agosto, no Zootecnia Brasil, em Goiânia”.

MAIS ESTUDOS

Além desta pesquisa, oito outros estudos estão em curso dentro do NEPI (confira todos ao final do conteúdo). Para o professor Eduardo, estas pesquisas, de uma forma geral, permitirão aos zootecnistas, em muitas situações, alinhar as atividades de campo com os resultados gerados pela pesquisa científica.

“A interação Ensino-Pesquisa-Extensão incrementa o desenvolvimento dos discentes, estabelecendo um ciclo virtuoso de crescimento e desenvolvimento ajudando que os mesmos identifiquem problemas, oportunidades e soluções que encontrarão em suas áreas de atuação”.

Atualmente, o núcleo utiliza o Instagram para compartilhar informes/resultados e fotos das pesquisas. Confira, abaixo, a lista de estudos desenvolvidos atualmente no NEPI e, também, os nomes dos integrantes da equipe científica do Núcleo.

PESQUISAS

– Desempenho nutricional de bovinos de corte em pastejo suplementados com fontes de proteína não degradável no rúmen e melaço de soja (Financiamento: FAPEMAT)

– Eficiência produtiva e nutricional de novilhas Nelore e suas cruzas com Braford e Brangus terminadas em confinamento no Estado de Mato Grosso (Financiamento: La Aurora Genética)

– Fontes de proteína e percentual de exigência de proteína atendida via suplementos concentrados para bovinos em pastejo (Finaceamento: CNPq)

– Suplementação de alto consumo para bovinos de corte a pasto (Financiamento: FAPEMAT)

– Monensina sódica e percentual de exigência proteica atendida via suplementos concentrados para bovinos em pastejo

– Grão inteiro de milho e níveis de proteína bruta em suplementos de alto consumo para bovinos de corte a pasto

– Predição do consumo de matéria seca de pastos tropicais por bovinos de corte

– Estudos meta-analíticos aplicados à pecuária de corte

– Combinação de Aditivos (Monensina, Virginiamicia e Óleo funcional à base de Caju e Mamona) em Dietas para Bovinos de Corte em Confinamento

EQUIPE

Parte da equipe científica do NEPI (Foto: arquivo)

Doutorandos:

  • Thayse Romualdo Gomes
  • Geferson Antonio Fernandes
  • Juliana Marques Freire
  • Leonardo Antônio Botini

 

Mestrandos:

  • Anderson Lamag
  • Hozane Alves de Souza
  • Josiani Marques de Jesus
  • Pedro Ribeiro Rocha
  • Juliana Candeias Ortelan
  • Gabriel Luan Tschope
  • Milene Rodrigues Dias

 

Iniciação Científica

  • Átila Pereira Filho
  • Lorraine Oliveira da Cunha
  • Jarliane do Nascimento Sousa
  • Maycon Barbosa da Cruz
  • José Assis Junior
  • Elton Jhon da Silva Rocha
  • Gessica Eduarda Gelinski
  • Elias Giacomel
1 Comentário
  1. Mucio Ramos 6 anos atrás

    Orgulho dos colegas zootecnistas e de ser zootecnista! Parabéns pela iniciativa!

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

©2024 Associação Brasileira de Zootecnistas

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?