Pela primeira vez, CRMV-PR faz denúncia de exercício ilegal da zootecnia

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Paraná (CRMV-PR) encaminhou para investigação do Ministério Público do Paraná (MP-PR) uma denúncia referente ao exercício ilegal da zootecnia nas atividades de classificação e tipificação de carcaças. Esta é a primeira vez que a entidade envia às autoridades competentes uma denúncia de violação de atividades privativas da zootecnia.

De acordo com o despacho, remetido ao CRMV-PR pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), um profissional de tecnologia em alimentos vinha exercendo as funções de classificação e tipificação de carcaças em um frigorífico no Estado do Paraná.

O parecer da Assessoria Técnica do CRMV-PR é embasado no que rege a Lei Federal 5.550 de 1968, que regulamenta o exercício da zootecnia e elenca as atividades privativas da profissão. No caso da classificação e tipificação de carcaças, a atividade precisa ser executada por um profissional habilitado para, além de atender aos dispositivos legais, também fornecer garantia ao consumidor da correta classificação do produto e melhoria na cadeia produtiva.

“Uma das grandes áreas da zootecnia é o melhoramento genético, que tem como ferramentas de verificação do desempenho dos animais de corte a avaliação e a tipificação de carcaça, as quais dão suporte a todo um trabalho de criação, reprodução, seleção genética e alimentação dos animais”, explica Carlos Frederico Grubhofer, zootecnista e tesoureiro da autarquia.

Para o diretor, todo este trabalho permitiu à indústria brasileira de proteína animal elevados ganhos e rendimentos nos últimos anos.

“Não se pode simplesmente inserir um profissional na área sem que este tenha conhecimentos suficientes de todos os aspectos da produção animal, que culminam no abate e na realização dos cortes cárneos. Isto é extremamente prejudicial a todo o processo de produção animal”.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

©2017 Associação Brasileira de Zootecnistas
Desenvolvido por Agrobase
ou

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

ou

Create Account