O Produto Interno Bruto (PIB) da agropecuária brasileira fechou 2015 com balanço positivo. A informação, divulgada na semana passada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revelou que enquanto o PIB total nacional retraiu 3,8% em 2015, o do agronegócio cresceu 1,8% em relação a 2014.

Para o coordenador-geral de Estudos e Análises do Ministério da Agricultura, José Gasques, a média anual de crescimento do PIB agro, nos últimos 19 anos, tem sido de 3,6%. Para um ano de dificuldade econômica como o de 2015, o percentual de 1,8%, é comemorado pelo setor.

“Temos que louvar o agronegócio, que cada vez mais dá resultado diferenciado e se destaca na economia brasileira. Agradecemos os investimentos do contribuinte no agronegócio”, disse a ministra Kátia Abreu.

Ainda segundo o IBGE, o PIB agropecuário somou mais de R$ 263 bilhões em 2015. O levantamento aponta que o crescimento do setor se deve principalmente ao desempenho da agricultura. Alguns produtos registraram aumento na produção, com destaque para as lavouras de soja, (11,9%) e milho (7,3%). A cana-de-açúcar cresceu 2,4%. Na pecuária, estão o abate de suínos (5,3%) e frango (3,8%).

“A cada real investido em nós, o agronegócio dá retorno na forma de emprego, PIB e balança comercial”, destacou a ministra Kátia Abreu.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

©2024 Associação Brasileira de Zootecnistas

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?