Ocorrerá no dia 13 de abril, quarta-feira, às 10h, com transmissão no canal oficial do Youtube da Universidade Federal de Goiás (UFG), o lançamento da plataforma Atlas das Pastagens.

Trata-se de uma iniciativa que tornará acessível, de forma online e gratuita, todos os dados das pastagens brasileiras. Além de toda a comunidade acadêmica, científica e sociedade em geral, a plataforma também se propõe em ser um suporte para a agropecuária nacional.

Mapas anuais realizados com sensoriamento remoto
As informações das pastagens são produzidas pelo Núcleo de Pastagem, coordenado pelo prof. Laerte Ferreira, que monitora, por meio de mapas anuais realizados com sensoriamento remoto, a qualidade e o nível de degradação dos pastos em todo o país.

Em 2015, o Lapig tornou-se responsável pelo mapeamento anual de pastagem no Brasil na iniciativa MapBiomas, com coordenação do professor Laerte Ferreia.
Atualmente o projeto possui aproximadamente 30 pesquisadores, entre docentes, bolsistas de pós-graduação e bolsistas de iniciação científica, dedicados ao tema pastagens e pecuária, sobretudo, ao desenvolvimento de algoritmos e protocolos para o mapeamento e monitoramento das áreas de pastagens no país.

“A ferramenta tem se mostrado muito promissora e tem um potencial muito grande para ser utilizada na qualidade das pastagens brasileiras. Será muito útil na tomada de decisão”, avalia o Professor Victor Moreira Couto, zootecnista e professor do DZO/UFG, que colabora com o projeto.

A plataforma Atlas das Pastagens foi criada para que possa ser uma ferramenta online, gratuita e acessível em que toda essa produção de dados seja desaguada e compilada. Assim, a plataforma disponibiliza seis bases de dados, são elas:

(1) Mapeamento das áreas ocupadas por pastagens no Brasil;
(2) Mapeamento da qualidade dessas áreas;
(3) Mapeamento dos estoques de carbono das pastagens no bioma Cerrado;
(4) Informações do rebanho bovino brasileiro analisadas a partir dos dados da pesquisa pecuária municipal (IBGE);
(5) Séries temporais de classificação de uso e cobertura da terra por inspeção visual de dados dos satélites Landsat;
(6) Avaliação da condição das pastagens em campanhas de campo realizadas por equipes do laboratório.

Evento de lançamento
O evento terá a mediação do professor Laerte Ferreira, coordenador da plataforma, e contará com as participações da Drª. Eleneide Sotta, coordenadora de Mudança de Clima da Coordenação-Geral de Mudanças Climáticas e Agropecuária Conservacionista (CGMC), do Departamento de Produção Sustentável e Irrigação (DEPROS), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e do Dr. Eduardo Assad, professor do mestrado em
agronegócios da FGV/GVagro e pesquisador do CEPAGRI/Unicamp .

Para saber mais informações do Atlas das Pastagens acesse: atlasdaspastagens.ufg.br

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

©2024 Associação Brasileira de Zootecnistas

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?