Dados revelados pelo Scimago Journal & Country Rank revelaram que o Brasil está em segundo lugar na lista de países que mais produzem artigos científicos na área da Zootecnia. De 1996 a 2017, foram publicados mais de 40.300 artigos apenas nas áreas de produção animal e zoologia no país.

“Este dado reflete, principalmente, a importância de se investir nas nossas universidades, que hoje sem dúvida são as instituições que mais produzem conhecimento científico no país”, alerta Marinaldo Divino Ribeiro, presidente da Associação Brasileira de Zootecnistas (ABZ).

Em primeiro lugar no ranking estão os Estados Unidos, com mais de 110 mil publicações científicas. A lista é composta por 224 países, com indicadores que apontam, também, quantidade de documentos citáveis, quantidade de citações com periódicos e média de citações por documentos.

(Imagem: Divulgação)

SOBRE O SCI

O SCImago Journal & Country Rank calcula a influência da revista, analisando tanto o número de citações recebidas por uma revista quanto a importância da revista onde a citação foi publicada. O indicador SJR é semelhante ao algoritmo PageRank do Google Analytic. Este algoritmo pondera citações de periódicos de acordo com o quão citado é o próprio periódico, o que difere do Journal Citation Reports (JCR), que pondera todos os artigos de forma idêntica, independentemente de sua origem.

O SCImago usa dados do SCOPUS, um produto similar ao Web of Science, mas que cobre mais de 14.000 títulos de periódicos.

1 Comentário
  1. Marcia Regina Silva 5 anos atrás

    Acreditando na competência de meu filho que é muito inteligente ,permiti que ele fizesse zootecnia , o curso que ele amou já com 17 anos e fez na Universidade Federal de Viçosa ,há 600 km de minha casa !
    Fui alertada q ele ficaria disponível no mercado ,já que é difícil ocupação remunerada nesta profissão.
    Apostei e hoje perdi . Tenho um filho que vai precisar no dia 13 de maio invocar a intercessão De Nossa Senhora para ter seu primeiro emprego !

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

©2024 Associação Brasileira de Zootecnistas

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?