A segunda etapa de vacinação de bovinos e búfalos contra a febre aftosa, iniciada em julho deste ano, deve ser finalizada no dia 15 de dezembro. Algumas regiões do Amazonas, do Pará e de Tocantins já conseguiram concluir a vacinação dos animais.

De acordo com informações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), aproximadamente 147 milhões de bovinos e búfalos devem ser imunizados na segunda fase da vacinação. A previsão é que a segunda etapa da campanha seja concluída dia 15 de dezembro, no Pantanal

“Os produtores devem adquirir as vacinas em revendas autorizadas, providenciar a adequada vacinação de seus animais e comunicar ao serviço veterinário oficial de seu estado nos prazos estabelecidos em cada estado”, explica a Coordenação de Febre Aftosa do Mapa.

A maioria dos estados vacina todas as faixas etárias dos bovinos e bubalinos, exceto os estados da Bahia, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo, Tocantins e o Distrito Federal. Em Santa Catarina, a vacinação é proibida, pois o estado é reconhecido como livre de febre aftosa sem vacinação. No Pantanal todo rebanho é vacinado.

Na primeira etapa da campanha nacional de vacinação contra a doença, realizada no primeiro semestre deste ano, o índice de cobertura foi de 98,04%. Foram vacinados cerca de 164,7 milhões de bovinos e bubalinos, de um total previsto à época de 168 milhões de cabeças.

0 Comments

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

©2024 Associação Brasileira de Zootecnistas

Log in with your credentials

Forgot your details?