O Sudeste está entre as regiões brasileiras que mais vem divulgando oportunidades através de canais online para zootecnistas no país. Segundo um levantamento gerado a partir de vagas veiculadas na Agrobase, empresa responsável por divulgar oportunidades de emprego para o ramo do agronegócio, meio ambiente e ciências veterinárias, o Sudeste se destaca com 765 vagas que foram divulgadas para zootecnistas pela empresa desde o início de 2015 até o fim de agosto.

De acordo com Lorena Iantas, responsável pela Seção Oportunidades da Agrobase, apesar de tratarem-se de mais de 2.300 vagas publicadas para zootecnistas de janeiro até agosto de 2015, elas não representam todas as oportunidades que são abertas para zootecnistas no Brasil.

“Não podemos afirmar que tal região é a que mais absorve zootecnistas, embora seja possível que o número realmente se sobressaia em relação as demais regiões. A contratação de zootecnistas ocorre em todos os estados brasileiros, sem exceção. No entanto, nota-se que existem regiões que se destacam quanto ao comportamento das empresas contratante e recrutadoras em relação a haver o hábito em divulgar as vagas online”.

Ainda de acordo com Lorena, atualmente, depois da região Sudeste, o volume de divulgações de vagas de emprego é seguido pelo Centro-Oeste, com 20,5% (472 vagas). O Sul aparece logo após, com 19,28% (444 vagas), seguido do Norte com 14,94% (344 vagas) e do Nordeste, que corresponde a 12,07% (278 vagas) das veiculações. 

“Possivelmente, a justificativa da elevada quantidade de veiculações na região Sudeste está relacionada com os fatores como a região englobar o estado de São Paulo, território bastante aquecido economicamente devido a concentração de indústrias e empresas de produtos e serviços”, pontua Lorena.

Para Renan Franqueto, também responsável pelo cadastro de vagas na seção oportunidades, outro fator que consolida o Sudeste como uma das regiões com mais divulgações online de vagas para zootecnista está o fato de as grandes corporações possuírem, normalmente, sede no estado de São Paulo.

“As plantas produtivas destas organizações estão distribuídas em todo o território nacional, instaladas conforme a necessidade e opção de cada empresa. Desse modo, ao divulgar uma nova oportunidade, a escolha por São Paulo acaba sendo prioritária, onde, após isso, a empresa encaixa o profissional na melhor área e local em relação ao seu perfil”.

ÁREAS OFERTADAS
Entre as áreas mais ofertadas em quase todas as regiões do Brasil estão as de atuação no ramo comercial (contratação CLT, autônomo ou PJ). Para Lorena, essa costuma ser a porta de entrada para crescimento profissional dentro das empresas.

“Isso acontece porque, quando se refere a seleção para cargo interno de confiança em alto nível hierárquico, além das exigências básicas solicitadas (experiência/ conhecimento/ habilidade/perfil), normalmente a seleção é realizada levando em consideração os profissionais de confiança (com afinidade com cultura e valores da empresa, quem vestem a camisa) e por indicação”.

Além disso, nas vagas comerciais, a solicitação por zootecnistas no mercado de nutrição animal e farmacêutico veterinário no setor pet aumentou. Segundo Lorena, consequentemente, a demanda de profissionais em grandes centros acompanhou esta estatística.

“Outras áreas oferecidas para zootecnistas são a produção e qualidade em agroindústria (principalmente laticínio e frigorífico), meio ambiente, Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), desenvolvimento rural,  comercial (corporativo e varejo), nutrição animal, ramo farmacêutico veterinário, sementes e agroquímicos”.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

©2024 Associação Brasileira de Zootecnistas

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?