O Zoológico Municipal de Bauru, um dos principais símbolos da cidade, completou aniversário nesta semana, o que rendeu uma reportagem especial sobre o local no G1. Na matéria, um dos destaques foi o trabalho da zootecnista Cláudia Ladeira, que é responsável pela alimentação de todos os animais do zoo.

De acordo com a zootecnista, são diversas espécies, com requerimentos diferentes, e cada uma necessita de atenção especial. Como é o caso de alguns primatas.

Lá, por exemplo, a banana dos grandes macacos é descascada, enquanto a dos saguis não. A explicação está no comportamento.

“Eles não gostam de coisas meladas, que sujam a mão”, conta a zootecnista.

As frutas e as verduras são fresquinhas e o carregamento chega a cada dois dias. Já as carnes são mantidas em um freezer.

“Essa câmara fica a menos 18 graus. Aqui a gente tem carne bovina, suína, carne de frango e peixes. A gente tem um manejo alimentar diferenciado para os grandes felinos. Não é todo dia que eles se alimentam porque na natureza eles não conseguem predar todos os dias, então geralmente eles se alimentam bastante no dia da caça e ficam digerindo”.

Outro caso citado pela zootecnista foi o dos felinos. Como eles têm hábitos noturnos, comem com o cair do sol. As carnes são deixadas no local onde eles são recolhidos para dormir. Cada um tem o seu quartinho e, quando os tratadores saem, as portas são abertas para os bichos.

Para conhecer mais sobre o trabalho de alimentação desenvolvido no Zoo Bauru, você pode acessar o site da instituição.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

©2024 Associação Brasileira de Zootecnistas

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?