A queima de fogos de artifício, comum em festas de fim de ano, é um costume que, apesar de agradar muita gente, pode causar grandes problemas aos animais. O barulho dos fogos pode desencadear medo e ansiedade nos pets, como gatos e cachorros.

Em entrevista ao jornal O Povo, o zootecnista e especialista em comportamento animal, Renato Zanetti, explicou que a explosão pode remeter a um sinal de perigo, e por isso, muitas vezes, a reação dos animais é fugir.

Pensando em evitar perdas ou acidentes com os pets, Zanetti listou algumas dicas para proteção dos pequenos, principalmente com cães. Confira abaixo:

1- Deixe o ambiente mais seguro, retirando objetos que possam cair sobre os animais ou que eles possam destruí-los e se machucar. Também deixe janelas e portões de acesso à rua fechados, para evitar eventuais fugas.

2- Aumente a identificação de seu bichinho, caso ele fuja por conta da fobia. As coleiras com o nome e o telefone para contato são recomendadas.

3-  Deixe seu pet em um ambiente que tenha cheiros familiares. Facilite também o acesso do cão aos locais onde ele já costuma dormir. Caso não seja possível para o acesso aos locais mais seguros e aconchegantes.

4- Abrace seu cachorro. O cachorro se sentirá mais seguro e acolhido. Assim como para os humanos, o abraço e o contato corporal relaxa e tira a tensão.

5- Em casos extremos de fobia, procure um veterinário comportamental, pois quanto maior o nível de estresse de seu cachorro, menor é seu nível de aprendizado, e somente o médico, nesses casos, pode avaliar qual a melhor solução para seu cão passar por essa fase estressante.

6- Treine seu cachorro de forma preventiva. A idade ideal para treinar o cachorro é até três meses de idade, quando o cão ainda está no período de socialização, no entanto, nem todas as pessoas possuem conhecimento da importância desse adestramento. Nesses casos, procure um adestrador profissional, que poderá contribuir positivamente com a situação.

7- Converse com sua comunidade sobre os malefícios que os fogos de artifício causam ao bem-estar dos cãezinhos e outros animais.

De acordo com Zanetti, há também uma técnica chamada “tellington touch”, que consiste em amarrar o cão com uma faixa. Porém ele alerta que a técnica, criada na década de 1970 para tranquilizar o animal em momentos de pânico, é uma prática que requer treino, pois simplesmente trançar uma faixa no cão não vai fazê-lo ficar mais calmo, e talvez só o deixe mais irritado ainda, principalmente estando amarrado.

Ele alerta que já existem algumas roupinhas no mercado que prometem o mesmo efeito da técnica, e são muito mais seguras.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

©2024 Associação Brasileira de Zootecnistas

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?