O setor agropecuário de Alagoas conta, desde 2018, com o conhecimento de um zootecnista para condução da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura. Formado há 15 anos pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Henrique Soares está à frente da pasta pela segunda vez.

Secretário atuando junto a formalização das balanças de pescado para trabalhos na produção aquícola e pesca em um novo projeto de desenvolvimento da cadeia produtiva do pescado (Foto: arquivo pessoal)

De acordo com Henrique, a formação em Zootecnia o auxilia, diariamente, a desenvolver trabalhos que ampliam o diálogo com os setores produtivos. Tendo a inovação e eficiência como bandeira, transversalizando o tema em todas as ações de apoio às cadeias produtivas, Henrique trabalha para a construção de uma agenda específica para os setores, desde a cadeia do leite à pesca artesanal.

“Com os conhecimentos sistêmicos e do dia a dia do produtor, vemos com mais clareza os gargalos e dificuldades técnicas, podendo assim desenvolver ações do poder público que possam apoiar no fortalecimento dos produtores e torná-los mais competitivos, assim como criar um ambiente que possa ampliar e segurar as novas gerações no campo”.

Entre os trabalhos desenvolvidos atualmente, Henrique e sua equipe articulam a criação de um centro de referência em pecuária de leite e um centro de convivência com o Semiárido.

“Para estes trabalhos, buscamos parceria com instituições nacionais e internacionais”, explica o zootecnista.

Antes de atuar como secretário, Henrique passou pela estrutiocultura, como técnico e produtor, RT de fábrica de ração, ovinocultura e piscicultura, atividade que desenvolve até hoje como produtor e técnico.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

©2024 Associação Brasileira de Zootecnistas

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?