A alimentação natural (AN) para pets vem se tornando cada vez mais popular no mundo todo. No Brasil, grande parte das constatações sobre o tema são baseadas em observação de pacientes e em estudos, muitos deles feitos em animais, mas que têm como foco a alimentação humana. As informações são do jornal O Povo.

Para a zootecnista especialista em alimentação natural Adália Freitas de Oliveira, a alimentação natural ganha cada vez mais adeptos por proporcionar uma vida mais saudável aos animais. A médica veterinária Fabiana Vinhas complementa que, a longo prazo, as rações podem ser propulsoras de doenças.

“Em gatos, a ração seca pode gerar a longo prazo comprometimento renal, por falta de água. Em cães, a gente observa, cada vez mais, casos de câncer, problemas renais, dermatites e alergia alimentares” explicou Fabiana.

Para Adália, não é possível comprovar a ligação direta entre o uso contínuo da ração e as doenças porque não há testes direcionados.

“Mas o que existe é uma gama de experimentos — inclusive feitos com animais —, cujo foco é a alimentação humana, que dizem que soja é inflamatório e modula severas alterações hormonais que podem levar a cânceres E tem muita soja na ração. Não é feito para eles, mas é feito neles. Então, é só ligar os pontos”.

Sobre os benefícios da AN, a experiência e o acompanhamento de muitos animais são contundentes. Nos exames clínicos, Adália destaca que triglicérides e glicoses caem muito, porque diminui o excesso de carboidrato, e as plaquetas ficam em bom nível.

“A imunidade melhora, os bichinhos ficam mais resistentes; animais de pelo branco, que têm incidência de lágrima ácida, melhoram; coceiras e otites somem; a pelagem fica mais bonita; o descompasso do intestino se regulariza; o coco fica durinho e seco, porque a AN tem de 80% a 90% de digestibilidade (98% no caso da crua com ossos) — ou seja, o animal aproveita muito melhor o que come”.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

©2024 Associação Brasileira de Zootecnistas

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?