A carne de cordeiro vem ganhando cada vez mais espaço na mesa do brasileiro e no norte paranaense, cooperativas do setor já sentem uma mudança positiva neste mercado. Quem falou sobre o assunto foi a zootecnista Janayna Navroski, gerente do Projeto Ovinos da Cooperaliança Carnes Nobres, de Guarapuava. As informações são do G1.

(Foto: Reprodução/G1)

Com o intuito de elevar os índices de consumo deste tipo de carne, produtores da região central do Paraná têm apostado em cortes com elevado padrão de qualidade, garantindo melhor rendimento, acabamento e sabor final.

“Os cordeiros, ou seja, animais com menos de um ano de idade, têm a precocidade que garante ao consumidor uma carne macia, suculenta e com sabor suave, além de ser uma excelente fonte de proteína”, observou a zootecnista.

Características como a seriedade dos produtores, a praticidade de preparo e a qualidade da carne são tidas como fundamentais para que o cordeiro atinja uma parcela cada vez maior de consumidores. Outro ponto a se levar em consideração é a rastreabilidade, ou seja, todo documento que acompanha o animal, contendo informações desde o nascimento até a mesa do consumidor.

“Dessa forma, podemos conhecer a origem do produto, quando e onde nasceu o animal, quais os manejos realizados, peso e rendimento de carcaça. Também é através da rastreabilidade que podemos elencar os pontos positivos do animal e da carcaça, e usá-los como ferramenta de pesquisa e melhorias”, explica Janayna.

PROCEDÊNCIA

Conhecer a procedência da carne se tornou ainda mais fundamental no caso do cordeiro, uma vez que o abate e comercialização informal da carne prejudicam não só a saúde humana como toda a cadeia produtiva da ovinocultura.

“A rastreabilidade representa a confiança de estar adquirindo um produto com certificação de qualidade, sanitária e nutricional. É saber que existem pessoas trabalhando para melhorar o produto que se põe na mesa, com segurança alimentar, sem perder a produtividade no campo”, frisou a zootecnista.

DIFERENCIAIS DO CORDEIRO

De fato, a carne de cordeiro é produzida para ser diferenciada. A fim de atingir um padrão de qualidade elevado, os cuidados começam no campo, com as avaliações dos animais, que são selecionados para reprodução e abate, considerando-se o desempenho zootécnico.

“Todo esse processo garante a segurança alimentar. Temos a preocupação de oferecer ao consumidor uma carne livre de qualquer problema sanitário, com a certeza de que houve bem-estar animal em todo o processo, garantindo a qualidade do produto”, enfatizou Janayna.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

©2024 Associação Brasileira de Zootecnistas

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?