Ouro Preto do Oeste (RO) recebeu no último final de semana o 1º Encontro de Criadores de Girolando. O evento, organizado pela Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, teve o objetivo de fomentar a criação do animal em Rondônia.

(Foto/Divulgação: Associação Brasileira dos Criadores de Girolando)

Na oportunidade, um dos organizadores do evento e zootecnista, Kleber Ribeiro, falou sobre as características principais da raça. Segundo Ribeiro, o grande diferencial é que se trata de um animal aliado a qualidade e alta produção, principalmente no clima do bioma amazônico. A raça também é conhecida por sua adaptação a diferentes manejos e produção por longo tempo, além de ser considerada uma raça fértil.

“Atualmente, mais de 80% da produção de leite do país é de Girolando”.

Segundo informações da associação, a criação de Girolando em Rondônia está em plena expansão. Em 2015, Rondônia foi o estado que mais teve crescimento dentro da entidade. Quando o assunto é leite, é o oitavo maior produtor no Brasil. Desta produção, a cada 100 litros de leite produzidos no estado, cerca de 80 vêm da raça.

Segundo Ribeiro, a raça é um patrimônio genético do Brasil e é um dos grandes nomes em produção leiteira.  Resultado de um cruzamento genético entre as raças Gir e Holandesa, é considerada pelo Ministério da Agricultura desde 1996.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

©2024 Associação Brasileira de Zootecnistas

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?