Não é de hoje que os criadores vêm investindo cada vez mais em métodos que possam aumentar a rentabilidade de suas produções. No caso dos criadores de galinhas, a alimentação específica por idade e o controle do ambiente em que vivem podem influenciar muito no desenvolvimento destes animais. As informações são do G1 Nordeste.

O processo de criação de galinhas começa com as pintainhas, que são aves de primeira semana de vida. Segundo a zootecnista Gisele Carolina, nas primeiras semanas de existência, as aves não conseguem regular adequadamente a temperatura corporal, por isso são mantidas em um ambiente controlado, com aquecimento adequado. Além da temperatura, a ração das pintainhas deve ser pré-inicial, atendendo as exigências que os filhotes precisam para um bom crescimento. Segundo a zootecnista, assim que as aves vão se desenvolvendo, os tipos de rações acompanham seu crescimento, sendo modificadas a cada fase de vida.

“Além da influência no ganho de peso e na produção de ovos, a alimentação influencia também na imunidade e em toda a vida produtiva do animal. Se for inadequada, a ave terá uma vida produtiva menor. Existe uma preocupação cada vez maior na forma como o animal é tratado e criado”, complementa o zootecnista Ricardo Abreu.

Abreu ainda destaca que o uso de hormônio é proibido pela legislação brasileira.

“É uma coisa que até médico pergunta para a gente. Esqueçam isso, não existe a menor possibilidade de ser usado hormônio na alimentação de aves, seja ave de corte ou ave de postura”.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

©2024 Associação Brasileira de Zootecnistas

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?