(Foto: Maria Helena Ferrari/Arquivo pessoal)

Com o objetivo de contribuir com a democratização do conhecimento científico, foi lançado recentemente o glossário bilíngue de termos técnicos na área da produção animal. O material, disponível inicialmente em formato de livro, foi idealizado pela letróloga Maria Helena Ferrari, docente do Instituto Federal de Rondônia (IFRO), Campus Colorado do Oeste. A peça foi lançada durante a III Semana Acadêmica de Zootecnia da instituição. Maria Helena é professora da disciplina de comunicação oral e escrita do curso de Zootecnia do IFRO.

De acordo com Maria Helena, o material foi produzido com o apoio de zootecnistas, veterinários, agrônomos e técnicos em agropecuária. Segundo a professora, que tem ampla experiência em ensino de língua inglesa, a ideia surgiu quando ela trabalhou a leitura instrumental com alunos do curso de Zootecnia.

“Percebi a dificuldade de encontrar instrumentos de tradução específicos para área, assim nasceu a ideia e foi lapidada durante o curso de Mestrado em Produção Animal da Universidade Brasil”.

(Foto: Maria Helena Ferrari/Arquivo pessoal)

O trabalho foi orientado pela professora Dra. Cynthia Pieri Zeferino e coorientado pelo professor Dr. Luiz Arthur Malta Pereira. O glossário foi baseado na análise de artigos científicos publicados na revista Journal of Animal Science, em 2017, especificamente com foco em nutrição de ruminantes, área da bovinocultura de corte e leite que possui representatividade na economia rondoniense.

Como docente de língua inglesa e pesquisadora sobre ensino de língua estrangeira, Maria Helena destaca a importância dos acadêmicos aprenderem inglês, pois países que possuem maiores níveis de proficiência na língua investem mais em ciência e inovação tecnológica.

“Segundo a English First 2017, em pesquisa realizada com 88 países, o Brasil ocupa a posição 41º, sendo classificado como país com baixa proficiência”, pondera Maria Helena.

Outro aspecto relevante é o título que a língua inglesa tem como língua franca, por ter maior número de falantes não nativos.

“Nessa perspectiva, a divulgação do resultado das pesquisas brasileiras é feita através de periódicos e revistas científicas às quais passam a exigir seus manuscritos em inglês”, explica.

(Foto: Maria Helena Ferrari/Arquivo pessoal)

VENDA

O glossário bilíngue está disponível, por enquanto, apenas em sua versão impressa e está disponível para venda para interessados de todo o Brasil. O preço do material é R$ 25,00, mais custas de envio via Correios. Mais detalhes podem ser obtidos diretamente com Maria Helena através do e-mail: maria.helena@ifro.edu.br

2 Comentários
  1. Janiele Santos 5 anos atrás

    Boa noite! Como faço para adquirir esse glossário?

  2. José Roberto de Sá 5 anos atrás

    Parabéns. Como é maravilhoso produzir um material dessa qualidade.

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

©2024 Associação Brasileira de Zootecnistas

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?